Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior |
apoio:intro [2023/01/30 00:44] – [Críticas ao funcionamento da ciência] paulo | apoio:intro [2024/11/06 02:25] (atual) – paulo |
---|
====Introdutórias==== | ====Introdutórias==== |
| |
* Robert Root-Bernstein, 2008. //I don't know//. //In:// de Vitek, W., & Jackson, W. eds. The virtues of ignorance: complexity, sustainability, and the limits of knowledge. | * Dalmiya, V. 2008. Unraveling leadership - `Relational humility`and the search for ignorance. Chapt 12 in Hershock et al. Changing Education, Comparative Education Centre. |
| |
| |
* [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]]. | * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]]. |
* [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria. | * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria. |
| * [[https://ncase.me/fireflies/|Fireflies]], uma simulação computacional de padrão num nível de organização superior que depende da reação de cada parte do sistema ao estado do sistema, num nível de organização inferior. |
| |
====Ignorância, Criatividade e aprendizado==== | ====Ignorância, Criatividade e aprendizado==== |
| |
| * Robert Root-Bernstein, 2008. //I don't know//. //In:// de Vitek, W., & Jackson, W. eds. The virtues of ignorance: complexity, sustainability, and the limits of knowledge. |
* [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]]. | * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]]. |
* [[http://www.ted.com/playlists/124/ken_robinson_10_talks_on_educ.html|Top 10 talks on education at TED]], uma seleção de Ken Robinson. | * [[http://www.ted.com/playlists/124/ken_robinson_10_talks_on_educ.html|Top 10 talks on education at TED]], uma seleção de Ken Robinson. |
* [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas. | * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas. |
* [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem. | * [[https://youtu.be/OTerSwwxR9Y|A educação proibida]], documentário sobre modelos tradicionais e alternativos de ensino e aprendizagem. |
* Dalmiya, V. 2008. Unraveling leadership - `Relational humility`and the search for ignorance. Chapt 12 in Hershock et al. Changing Education, Comparative Education Centre. | |
| |
=== Criatividade na ciência === | === Criatividade na ciência === |
* [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon. | * [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon. |
| |
====Críticas ao funcionamento da ciência==== | ====Ciência e sociedade==== |
| |
* [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento. | * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento. |
* [[https://www.thenewatlantis.com/publications/saving-science|Saving Science]], ensaio provocador de Dan Sarewitz, que levou a [[https://www.thenewatlantis.com/publications/must-science-be-useful|um debate intenso no mesmo fórum]]. | * [[https://www.thenewatlantis.com/publications/saving-science|Saving Science]], ensaio provocador de Dan Sarewitz, que levou a [[https://www.thenewatlantis.com/publications/must-science-be-useful|um debate intenso no mesmo fórum]]. |
* [[https://darwinianas.com/2019/01/29/2881/|Num mundo sem fatos corremos riscos]], texto que distingue verdades de fatos, argumenta porque precisamos de fatos e usa isto para analisar os riscos das tendências negacionistas contemporâneas. Do blog [[https://darwinianas.com|Darwinianas]]. | * [[https://darwinianas.com/2019/01/29/2881/|Num mundo sem fatos corremos riscos]], texto que distingue verdades de fatos, argumenta porque precisamos de fatos e usa isto para analisar os riscos das tendências negacionistas contemporâneas. Do blog [[https://darwinianas.com|Darwinianas]]. |
| * Pardini, R., Bertuol-Garcia, D., Araújo, B. D., Mesquita, J. P., Murer, B. M., do Carmo Pônzio, M., Ribeiro, F., Rossi, M. & Prado, P. I. (2021). COVID-19 pandemic as a learning path for grounding conservation policies in science. Perspectives in Ecology and Conservation, 19(2), 109-114. (veja também este [[https://darwinianas.com/2020/06/06/o-que-a-pandemia-nos-ensina-sobre-o-papel-da-ciencia-em-sociedades-democraticas/|post]] sobre negacionismo na pandemia, do [[https://darwinianas.com/|Blog Darwinianas]]) |
* Leng, G. and Leng, R.I., 2020. The Matter of Facts: Skepticism, Persuasion, and Evidence in Science. Mit Press. | * Leng, G. and Leng, R.I., 2020. The Matter of Facts: Skepticism, Persuasion, and Evidence in Science. Mit Press. |
* Boyce, P., Bhattacharyya, J., & Linklater, W. 2021. The need for formal reflexivity in conservation science. Conservation Biology. | * Boyce, P., Bhattacharyya, J., & Linklater, W. 2021. The need for formal reflexivity in conservation science. Conservation Biology. |