Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anteriorPróxima revisãoAmbos lados da revisão seguinte |
start [2019/02/01 03:21] – [Inscrições] paulo | start [2024/01/09 14:30] – [Inscrições] paulo |
---|
| |
====== Bem-vindo(a) ====== | ====== Bem-vindo(a) ====== |
| |
* Seleção | * Seleção |
| |
Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, que propõem como diferentes combinações desses mecanismos criam e mantém as comunidades biológicas ([[http://pages.usherbrooke.ca/mvellend/Vellend_CommunityEcology_QRB2010.pdfVellend 2010|Vellend 2010]]). | Nesta disciplina discutimos as principais teorias em Ecologia de Comunidades, que propõem como diferentes combinações desses mecanismos criam e mantém as comunidades biológicas ([[http://pages.usherbrooke.ca/mvellend/Vellend_CommunityEcology_QRB2010.pdfVellend 2010|Vellend 2010]], [[https://press.princeton.edu/titles/10914.html|2016]]). |
| |
| |
| |
==Renata Pardini== | ==Renata Pardini== |
IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[http://ib.usp.br/dicom]] | IB - USP, Depto. de Zoologia \\ [[https://cienciadaconservacao.weebly.com/]] |
| |
''renatapardini[at]usp[ponto]br'' | ''renatapardini[at]usp[ponto]br'' |
* [[http://www.iflscience.com/technology/how-read-and-understand-scientific-paper-guide-non-scientists|How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists]]: um ótimo guia feito por Jenifer Raff, uma estudante de pós-graduação. | * [[http://www.iflscience.com/technology/how-read-and-understand-scientific-paper-guide-non-scientists|How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists]]: um ótimo guia feito por Jenifer Raff, uma estudante de pós-graduação. |
* [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico. | * [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico. |
* [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre o que prestar atenção ao ler um artigo. | * [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre ao que prestar atenção ao ler um artigo. |
* [[https://www.york.ac.uk/media/biology/documents/careers/critical_reading_handout.pdf|Critical reading]]:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico. | * {{:bibliografia:critical_reading_handout.pdf|critical reading}}:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico. |
| |
Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis): | Links com dicas sobre como moderar discussões em sala de aula (escrito para professores, mas com dicas que podem ser úteis): |
* [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]] | * [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering Effective Classroom Discussions]] |
* [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]] | * [[http://beetlesproject.org/cms/wp-content/uploads/2016/02/Tips-for-Promoting-Discussion.pdf|Tips for promoting discussion]] |
* [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]] | * [[http://tltc.umd.edu/classroom-discussions|Classroom Discussions]] |
É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais. | É essencial que todos entendam que, na avaliação da participação, estamos mais preocupados com o engajamento de cada um, do que com acertos ou erros. Também estamos mais preocupados com a qualidade das intervenções, do que com a sua quantidade. Nos parece claro que uma ou poucas boas intervenções são muito mais frutíferas para uma discussão do que uma série de comentários superficiais. |
| |
Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as idéias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. | Certamente, engajar na discussão em aula depende de leitura prévia detalhada e aprofundada do artigo, durante a qual se procure identificar a lógica interna do artigo, avaliar a qualidade técnica e traçar paralelos com outros artigos, conceitos ou sistemas, anotando as ideias, perguntas e críticas que surjam durante a leitura. Alguns de nós entendem ser útil traçar diagramas ou desenhos que ajudem a compreender o delineamento experimental ou amostral, e/ou a ligação entre métodos, resultados e conclusões. Ao final da leitura, é recomendável rever suas anotações, checar sua coerência e revisá-las ou reorganizá-las se necessário. A partir delas, sugerimos que prepararem um comentário ou pergunta para trazer por escrito como forma de contribuição para a discussão em classe. Também sugerimos que leiam o artigo “I don´t know!” e o material dos links sobre leitura crítica de artigos (acima), como forma de inspiração para leituras críticas dos textos. |
| |
==Participação efetiva em discussões== | ==Participação efetiva em discussões== |
| |
Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: | Abaixo seguem algumas dicas que consideramos importantes para participação efetiva nas discussões de artigos: |
| |
==Dicas para uma moderação efetiva== | ==Dicas para uma moderação efetiva== |
| |
* Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualuqer interção humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente. | * Prepare-se antes, mas seja bondoso(a) consigo mesmo(a), pois não é possível liderar uma discussão perfeita! Discussões são complexas como qualquer interação humana e não dependem só do moderador. Moderar exige prática e se aprende tentando e se auto-avaliando, conversando com outros, e tentando novamente. |
* Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links do site [[http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] (especialmente sessão 6). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor. Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto. | * Prepare as perguntas para estimular a discussão antes – várias dicas sobre formulação de perguntas que funcionam e não funcionam nos links acima (um bom resumo está na sessão 6 de [[https://web.archive.org/web/20170917141328/http://www.mhhe.com/socscience/english/tc/pt/discussion/discussion.htm|Fostering effective classroom discussions]] ). Quanto mais as perguntas estimularem o pensamento e a integração de ideias melhor. Evite perguntas que exijam só uma descrição do texto. |
* Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem. | * Calma e paciência; não se assuste com os silêncios. Não conteste respostas ou responda perguntas imediatamente, dê tempo para seus colegas pensarem. |
* A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não. | * A discussão não é com você, é entre todos. Há várias dicas nos links para tirar o foco de você e fazer as pessoas discutirem entre si. No geral, não se apegue ferrenhamente ao seu plano, aproveite as boas oportunidades que apareçam na discussão, esperadas ou não. |
^ 2016| 12| 6| 0| 1| | ^ 2016| 12| 6| 0| 1| |
^ 2017| 3| 2| 2| 0| | ^ 2017| 3| 2| 2| 0| |
^ Total % ^ 54%^ 31%^ 14%^ 1%^ | ^ 2019| 6| 7| 2| 0| |
| ^ 2020| 6| 6| 0| 0| |
| ^ 2021| 12| 2| 0| 0| |
| ^ 2022| 10| 2| 1| 0| |
| ^ 2023| 7| 2| 0| 0| |
| ^ Total % ^ 58,0%^ 30,8%^ 10,7%^ 0,6%^ |
| |
===== Bibliografia ===== | ===== Bibliografia ===== |
| |
A [[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela. | A bibliografia recomendada para cada tema está na seção "Temas e leituras", que você acessa pelo menu lateral. |
| |
Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. | Se você é aluno(a), use o link do google drive enviado por email para ter acesso às cópias dos artigos usados nas aulas. A [[http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-5213-de-02-de-junho-de-2005|Resolução 5213]] da Reitoria da USP permite que professores disponibilizem artigos e partes de livros adotados para uso estrito nas atividades de sua disciplina, apenas pelos alunos regularmente inscritos nela. |
| |
| |
| |
| |
| |
| |
===== Inscrições ===== | ===== Inscrições ===== |
| |
* Próximo oferecimento: [[http://www.ib.usp.br/cpg/matricula/disciplinas-oferecidas-no-semestre.html|fevereiro de 2019]]. | * Próximo oferecimento: 29 de janeiro a 08 março de 2024. |
* **Matrícula de 5 a 30 de novembro de 2018**, através de formulário específico, na [[http://www.ib.usp.br/cpg/|secretaria de pós graduação do IBUSP]] (ou da unidade USP de origem do aluno). | * Aulas presenciais, de **29/01/24 a 08/02/24** e de **19/02 a 01/03/24**. Última semana (03 a 08/03/24) reservada para redação do ensaio |
* Por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de inscrever-se. | * Devido ao carnaval, haverá uma aula 08/02, quinta-feira. As demais aulas serão às 2as, 4as e 6as. |
* Caso tenha alguma dificuladade em inscrever-se entre em contato com os professores. | * Recesso de carnaval de 09/02 a 16/02 de 2024. |
| * **Inscrições abertas até o preenchimento das vagas ou início da disciplina**: |
| * **Matrícula através de formulário de matrícula semestral, disponível em [[https://pos.ib.usp.br/arquivos/formularios.html]]. |
| * Em caso de dúvida, entre em contato com a [[https://pos.ib.usp.br|Secretaria de Pós-Graduação do IB-USP]], ou da sua unidade USP de origem. |
| * Por favor verifique as exigências da disciplina na [[:avisos|seção de avisos]] antes de solicitar inscrição. |
| |
| |
| |
| |