Conservação para Ensino Médio
Derretimento das geleiras Efeito estufa
Autor:
Roberto Langanke
Jonny Ken Itaya
Indicado para:
Texto indicado para alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental II
Talvez um dos termos mais utilizados na mídia hoje em dia para relacionar o aumento de temperatura no planeta Terra é o efeito estufa. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o efeito estufa não é um fenômeno recente. Ele vem acontecendo desde a formação da atmosfera terrestre, e é muito importante para a manutenção de uma temperatura ideal que permita a vida na Terra. Só para se ter uma idéia, na Lua (que não possui atmosfera), as temperaturas variam de 100ºC de dia até -150ºC de noite. Todo mundo já entrou num carro que ficou estacionado algum tempo exposto ao sol. Ao abrir a porta, nota-se que a temperatura interior está maior do que a temperatura

exterior. Isso acontece porque os raios solares (energia luminosa) passam pelos vidros do carro e acabam esquentando a parte interna do carro (bancos, carpete, painel, etc). Esse calor (energia térmica) não passa pelo vidro, aumentando a temperatura interna do carro.
Pode-se dizer que isso é mais ou menos o que acontece com o planeta Terra.
A atmosfera terrestre é composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono, vapor d'água e outros gases raros. Somente parte da luz solar passa pela atmosfera – graças à ação de nuvens, partículas liberadas pelo vulcanismo ou à camada de ozônio - e acaba se transformando em calor quando atinge a superfície terrestre. Esse calor irradiado pela superfície da Terra agora voltaria para o espaço, mas boa parte dele fica retido na Terra graças aos gases do efeito estufa. No desenvolvimento da vida no Planeta, esse processo foi fundamental, pois manteve a temperatura da superfície do Planeta com uma certa estabilidade.

Clique aqui para um desenho explicativo do efeito estufa (Adaptado de Raven, P.H ; Berg, L.R ; Johnson, George B. 1998. Envinroment - 2nd edition . Pg464

Porém, o acúmulo de certos gases na atmosfera, fruto da ação do homem nos últimos séculos (especialmente desde a Revolução Industrial, onde o consumo de combustíveis fósseis aumentou drasticamente, elevando em muito a emissão de dióxido de carbono), tem maximizado o efeito estufa. Os principais gases são:

Gás
Efeitos
Dióxido de carbono( CO2 )
Principal responsável pelo aumento do efeito estufa, é advindo especialmente da queima de combustíveis fósseis, nas indústrias e nos automóveis, e sua concentração na atmosfera tem aumentado muito nas últimas décadas.
Metano (CH4 )
Produto da fermentação bacteriana, o metano é emitido também em minas de carvão, gasodutos e oleodutos. É um gás bastante eliminado também pelos ruminantes, devido ao processo digestivo desses animais.
Clorofluorcarbonos (CFCs) e relacionados
São gases industrialmente adicionados a produtos aerossóis, como inseticidas, perfumes, etc, além de serem o fluido de aparelhos de ar condicionado e refrigeradores, entre outros. São liberados para a atmosfera com o uso dos aerossóis e com o funcionamento dos aparelhos. Apesar de hoje esses gases terem sua utilização diminuída, tiveram grande uso especialmente nas décadas de 70 e 80, e por serem muito estáveis, ainda se encontram na atmosfera. Eles potencializam o efeito estufa e, além disso, destroem a camada de ozônio , uma espécie de “protetor solar” natural que o Planeta tem.

Essa maximização do efeito estufa vem promovendo um aumento da temperatura que não é benéfico a nós. Esse processo é chamado de aquecimento global. Suas principais possíveis conseqüências hoje são:

- Mudanças climáticas: já começaram a ocorrer mudanças nas correntes de ar e marinhas, ocasionando mudanças climáticas locais drásticas que afetam o ciclo de chuvas, secas e temperaturas, prejudicando especialmente a agricultura. Essas mudanças trazem também instabilidade ao já precário equilíbrio presente nos ecossistemas terrestres.
- Aumento do nível dos oceanos: a maior temperatura registrada hoje na Terra vem provocando o derretimento das geleiras, que pode acarretar o aumento do nível dos oceanos. Em longo prazo, esse aumento pode ser trágico especialmente às cidades litorâneas do Planeta, que podem ser simplesmente inundadas.


Conservação para Ensino Médio -- Seja bem vindo