spacer

Biologia de Desenvolvimento (1/2)

Estudando o desenvolvimento embrionário dos seres vivos, fornece pistas sobre a evolução dos organismos atuais.Estudar o desenvolvimento embrionário dos seres vivos fornece dicas para a evolução dos organismos atuais. Durantes alguns estágios de desenvolvimento, organismos apresentam características ancestrais de forma completa ou parcial.

As cobras têm pernas antepassados As cobras têm ancestrais com pernas
Algumas espécies de cobras vivas têm membros pélvicos, gemas como embriões, mas rapidamente perdem as gemas e tornar-se adultos sem pernas.Algumas espécies de cobras vivas têm esboços dos membros posteriores nas primeiras fases embrionárias, mas os perde rapidamente e tornam-se adultos sem pernas. O estudo dos estágios de desenvolvimento das cobras, combinado com as evidências fósseis de cobras com membros posteriores, suporta a hipótese de que as cobras evoluíram a partir de um ancestral com pernas.

 Acima à esquerda, a cobra do Cretáceo Pachyrhachis problematicus claramente possuía pequenas patas traseiras. O desenho à direita mostra a reconstrução da pélvis e da pata traseira da Pachyrhachis..

spacer
 

 

• Foto de Pachyrhachis © Michael Caldwell.
• Reconstrução dos ossos da Pachyrhachi, uma ilustração de Michael Caldwell, 1997.

próxima página


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.