Utilizando a Parcimônia (2/2)

página anterior

O que é parcimônia?
O processo de construção de árvores explicitado acima é baseado no princípio de parcimônia. Esse princípio é básico para toda ciência e nos diz para escolher a explicação cientifica mais simples que convir com as evidências. Para construção de árvores, isso significa que a melhor hipótese é aquela que requer o menor número de alterações evolutivas.

Por exemplo, nós podemos comparar as seguintes hipóteses sobre relações de vertebrados utilizando o princípio da parcimônia:
 
Hipótese que requer seis mudanças evolutivas Hipótese exigindo sete mudanças evolutivas

A hipótese 1 requer seis alterações evolutivas enquanto a hipótese 2 precisa de sete alterações, com o esqueleto ósseo evoluindo independentemente duas vezes. Apesar de ambas servirem aos dados disponíveis, o princípio da parcimônia diz que a hipótese 1 é melhor – visto que ela não cria mudanças complicadas e desnecessárias.

Esse processo estava implícito no processo de construção de árvores que vimos anteriormente. Entretanto, na maioria dos casos, os dados são mais complexos que os utilizados no nosso exemplo e pode apontar para várias hipóteses filogenéticas diferentes. Nesses casos, o princípio da parcimônia pode nos ajudar a escolher entre eles.

Explore mais
Reconhecendo homologias

próximo
Classificação


Busca · Índice · Navegação · Direitos Autorais · Créditos · Contato
Entendendo a Evolução para Professores Início · Entendendo a Evolução Início

Veja outras opiniões do site Entendendo a Evolução

Tradução em espanhol do site Entendendo a Evolução para Professores da Sociedade Espanhola de Evolução Biológica.