Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ensaios:vania_luisa_spressola_prado [2009/11/18 22:32] pauloensaios:vania_luisa_spressola_prado [2011/07/20 14:40] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 16: Linha 16:
 Para abrir, uma demonstração empírica de que história importa. Estudando a organização de comunidades, Drake (1991) mostrou que a sequencia de invasão de espécies, bem como o intervalo entre as invasões resultam em comunidades com estruturas diferentes. “Historical explanations emphasize the way particular events accumulating over time have given rise to certain patterns, for instance patterns of species distribution and abundance. These explanations, often framed as narratives, tend to be cautious in offering predictions, focusing instead on how unusual events can change the course of history.”(Kingsland, 1995, 218). Para abrir, uma demonstração empírica de que história importa. Estudando a organização de comunidades, Drake (1991) mostrou que a sequencia de invasão de espécies, bem como o intervalo entre as invasões resultam em comunidades com estruturas diferentes. “Historical explanations emphasize the way particular events accumulating over time have given rise to certain patterns, for instance patterns of species distribution and abundance. These explanations, often framed as narratives, tend to be cautious in offering predictions, focusing instead on how unusual events can change the course of history.”(Kingsland, 1995, 218).
  
-O segundo passo é responder o que define, então, história. Para Prigogine (1977 apud Prado, 2009), além de irreversibilidade, história pressupõe acontecimento (realização de um entre muitos estados possíveis), contexto (conjunto de condições que definem os acontecimentos possíveis, suas probabilidades, e seus efeitos no sistema) e coerência (relações que definem o contexto como consequência de acontecimentos prévios).+O segundo passo é responder o que define, então, história. Para Prigogine (1977 apud Prado, 2009((como são notas de aula, vale uma observação, esclarecendo, para que nãos e confunda com algo que escrevi)) ), além de irreversibilidade, história pressupõe acontecimento (realização de um entre muitos estados possíveis), contexto (conjunto de condições que definem os acontecimentos possíveis, suas probabilidades, e seus efeitos no sistema) e coerência (relações que definem o contexto como consequência de acontecimentos prévios).
  
 Acontece que a noção de sistemas ecológicos (ecossistemas, comunidades) em equilibrio já faz tropeçar a história ao nível do acontecimento. A desconsideração da influencia de fatores de maior escala, o contexto. O determinismo, a coerencia. Proponho constatarem isso, partindo do momento em que idéias assim ocultaram a história, feito Terra e lua num eclipse. Nas palavras de Kingsland (1995), o “eclipse da história”.  Acontece que a noção de sistemas ecológicos (ecossistemas, comunidades) em equilibrio já faz tropeçar a história ao nível do acontecimento. A desconsideração da influencia de fatores de maior escala, o contexto. O determinismo, a coerencia. Proponho constatarem isso, partindo do momento em que idéias assim ocultaram a história, feito Terra e lua num eclipse. Nas palavras de Kingsland (1995), o “eclipse da história”. 
ensaios/vania_luisa_spressola_prado.1258583524.txt.gz · Última modificação: 2011/07/20 14:39 (edição externa)
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0