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paulo
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paulo [Criatividade e aprendizado]
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 ===== Leituras ===== ===== Leituras =====
  
-===Introdutórias=== +====Introdutórias====
  
   * Robert Root-Bernstein, 2008. //I don't know//. //In:// de Vitek, W., & Jackson, W. eds. The virtues of ignorance: complexity, sustainability, and the limits of knowledge.    * Robert Root-Bernstein, 2008. //I don't know//. //In:// de Vitek, W., & Jackson, W. eds. The virtues of ignorance: complexity, sustainability, and the limits of knowledge. 
  
  
-=== Para discussão ===+==== Para discussão ====
   *  Werner, E.E. 1998. Ecological experiments and a research program in community ecology. pp 3-27 //In:// Resetarits B. & J. Bernardo. //Experimental ecology: issues and perspectives.// Oxford University Press.    *  Werner, E.E. 1998. Ecological experiments and a research program in community ecology. pp 3-27 //In:// Resetarits B. & J. Bernardo. //Experimental ecology: issues and perspectives.// Oxford University Press. 
  
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      * Austin, M.P. 1999. A silent clash of paradigms: some inconsistencies in community ecology. //Oikos 86//: 170-179.       * Austin, M.P. 1999. A silent clash of paradigms: some inconsistencies in community ecology. //Oikos 86//: 170-179. 
  
-===Modelos mecanísticos e fenomenológicos===+====Modelos mecanísticos e fenomenológicos====
   * [[https://dynamicecology.wordpress.com/2013/02/21/ecologists-need-to-do-a-better-job-of-prediction-part-iii-the-need-for-data|Mechanistic of phenomelogical?]] boa dicussão por Brian McGill, no blog [[https://dynamicecology.wordpress.com|Dynamic Ecology]].   * [[https://dynamicecology.wordpress.com/2013/02/21/ecologists-need-to-do-a-better-job-of-prediction-part-iii-the-need-for-data|Mechanistic of phenomelogical?]] boa dicussão por Brian McGill, no blog [[https://dynamicecology.wordpress.com|Dynamic Ecology]].
   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].   * [[https://theartofmodelling.wordpress.com/2012/02/19/mechanistic-models-what-is-the-value-of-understanding|The value of mechanistic models]]: outro //post// claro e provocativo sobre modelos mecanísticos, do  blog [[https://theartofmodelling.wordpress.com/|The art of modelling]].
   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.   * [[https://www.quantamagazine.org/20151216-physicists-and-philosophers-debate-the-boundaries-of-science/|A fight for the soul of science]]:de como uma teoria mecanicista na física está provocando um debate sobre a relação entre empiria e teoria.
            
-===Criatividade e aprendizado===+====Criatividade e aprendizado====
   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].   * [[http://www.ted.com/talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html|How school kills creativity]], uma palestra do educador Ken Robinson no [[http://www.ted.com/|TED]].
   * [[http://www.ted.com/playlists/124/ken_robinson_10_talks_on_educ.html|Top 10 talks on education at TED]], uma seleção de Ken Robinson.   * [[http://www.ted.com/playlists/124/ken_robinson_10_talks_on_educ.html|Top 10 talks on education at TED]], uma seleção de Ken Robinson.
   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.   * [[http://www.ted.com/talks/alison_gopnik_what_do_babies_think.html| What do babies think?]], uma das 10 palestras do link anterior que apresenta a ideia de que bebês e crianças pensam como cientistas.
-  * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento. 
  
-===Críticas ao funcionamento da ciência===+=== Criatividade na ciência ===
  
 +==Criatividadade e combinação de ideias==
 +  * Uzzi, B., Mukherjee, S., Stringer, M. and Jones, B., 2013. Atypical combinations and scientific impact. Science, 342(6157), pp.468-472.
 +  * Mukherjee, S., Romero, D.M., Jones, B. and Uzzi, B., 2017. The nearly universal link between the age of past knowledge and tomorrow’s breakthroughs in science and technology: The hotspot. Science advances, 3(4), p.e1601315.
 +==Uri Alon e a nuvem ==
 +  * Alon, U., 2009. How to choose a good scientific problem. Molecular cell, 35(6), pp.726-728.
 +  * [[https://www.ted.com/talks/uri_alon_why_truly_innovative_science_demands_a_leap_into_the_unknown?language=en|Why science demands a leap into the unknown]]. TED Tlak by Uri Alon.
 +
 +====Críticas ao funcionamento da ciência====
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 +  * [[http://undsci.berkeley.edu/|How science really works]]: grupo da Universidade de Berkeley propõe uma concepção menos linear da criação de conhecimento.
   * [[https://www.youtube.com/watch?v=2HM8EjPM1vY|The end of the cartesian dream]], palestra de Dan Sarewitz com crítica ao funcionamento da ciência no mundo atual.   * [[https://www.youtube.com/watch?v=2HM8EjPM1vY|The end of the cartesian dream]], palestra de Dan Sarewitz com crítica ao funcionamento da ciência no mundo atual.
   * [[https://www.youtube.com/watch?v=XH7fhdSph4c|Science & Democracy Dialogues - Dan Sarewitz]], conversa com Dan Sarewitz sobre a relação entre incerteza científica e política.   * [[https://www.youtube.com/watch?v=XH7fhdSph4c|Science & Democracy Dialogues - Dan Sarewitz]], conversa com Dan Sarewitz sobre a relação entre incerteza científica e política.
  
-=== Joan Roughgarden ===+=== Produtivismo === 
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 +  * [[http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/dec/09/how-journals-nature-science-cell-damage-science|How journals like Nature and Science are damaging science]]: uma crítica de Randy Schekman, pêmio Nobel de medicina. 
 +  * Smaldino, P.E. and McElreath, R., 2016. The natural selection of bad science. Royal Society Open Science, 3(9), p.160384. 
 +  * Fischer, J., Ritchie, E.G. and Hanspach, J., 2012. Academia's obsession with quantity. Trends in ecology & evolution, 27(9): 473-474. 
 +  * Loyola, R.D., Diniz-Filho, J.A.F. and Bini, L.M., 2012. Obsession with quantity: a view from the south. Trends in Ecology & Evolution, 27(11): 585. 
 +  * [[http://slow-science.org/|Slow Science Academy]] 
 +  * Hicks, D., Wouters, P., Waltman, L., Rijcke, S.D. and Rafols, I., 2015. [[http://www.leidenmanifesto.org/|Bibliometrics: the Leiden Manifesto for research metrics]]. 
 + 
 +==== Joan Roughgarden ====
  
   * [[http://www.stanford.edu/group/roughlab/|Site do grupo de pesquisa]]   * [[http://www.stanford.edu/group/roughlab/|Site do grupo de pesquisa]]
   * [[http://www.nimbios.org/videos/vid_roughgarden|Vídeo de entrevista]] sobre matemática na biologia. Da ótima [[http://www.nimbios.org/videos|série de vídeos]] do [[http://www.nimbios.org|National Institute for Mathematical and Biological Syntesis]].   * [[http://www.nimbios.org/videos/vid_roughgarden|Vídeo de entrevista]] sobre matemática na biologia. Da ótima [[http://www.nimbios.org/videos|série de vídeos]] do [[http://www.nimbios.org|National Institute for Mathematical and Biological Syntesis]].
  
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