Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


roteiros:distance

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
roteiros:distance [2013/10/27 21:39] leoroteiros:distance [2024/01/12 10:40] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 28: Linha 28:
 $A$ = tamanho da área de estudo\\ $A$ = tamanho da área de estudo\\
  
-Neste tipo de estudo, que pode ser denominado de "transecções em faixa", assume-se que a densidade é perfeita ao longo das faixas. Entretanto, esta premissa raramente é atingida em amostragem de populações animais. Alguma forma de correção da detectabilidade é necessária para que as estimativas não sejam enviesadas.+Neste tipo de estudo, que pode ser denominado de "transecções em faixa", assume-se que a detecção é perfeita ao longo das faixas. Entretanto, esta premissa raramente é atingida em amostragem de populações animais. Alguma forma de correção da detectabilidade é necessária para que as estimativas não sejam enviesadas.
  
 Os métodos de amostragem de distâncias corrigem o fato de que quanto maior a distância do ponto de amostragem ou da linha de transecção, menor é a habilidade do observador em detectar um animal ou grupo. Para isto, amostra-se a distância de cada detecção e esta informação pode ser utilizada para ajustar uma função de detecção aos dados. Esta função de detecção descreve como a probabilidade de detecção diminui com o aumento da distância. Os métodos de amostragem de distâncias corrigem o fato de que quanto maior a distância do ponto de amostragem ou da linha de transecção, menor é a habilidade do observador em detectar um animal ou grupo. Para isto, amostra-se a distância de cada detecção e esta informação pode ser utilizada para ajustar uma função de detecção aos dados. Esta função de detecção descreve como a probabilidade de detecção diminui com o aumento da distância.
Linha 48: Linha 48:
  
 Se tivermos uma probabilidade de detecção igual a 0,5 e contarmos 20 animais ao longo das faixas, nossa contagem corrigida pela probabilidade de detecção resultará em 40 animais na área de estudo.  Se tivermos uma probabilidade de detecção igual a 0,5 e contarmos 20 animais ao longo das faixas, nossa contagem corrigida pela probabilidade de detecção resultará em 40 animais na área de estudo. 
 +
 +
 +===== Bibliografia =====
 +
 +  * Buckland, S.T., Anderson, D.R., Burnham, K.P., Laake, J.L., Borchers, D.L. & Thomas, L. 2001. //Introduction to Distance Sampling//. Oxford University Press, Oxford.
 +  * Buckland, S.T., Anderson, D.R., Burnham, K.P., Laake, J.L., Borchers, D.L. & Thomas, L. 2004. //Advanced Distance Sampling//. Oxford University Press, Oxford.
 +
 +
 +
 +----
 +===== Exercício: Estimando a abundância de uma população de baleias =====
 +
 +  * {{:roteiros:exercicio_6_abundancia_baleias.pdf|Exercício baleias}}
 +  * {{:roteiros:baleias.txt|Arquivo de dados}}
 +  * {{:roteiros:roteiro_distance.pdf|Roteiro do programa Distance}}
 +
 +-------
 +
 +  * {{:roteiros:script_baleias.r|Script de análise com unmarked}}
 +  * [[http://cran.r-project.org/web/packages/unmarked/vignettes/distsamp.pdf| Vignette de análise no unmarked]]
roteiros/distance.1382909998.txt.gz · Última modificação: 2024/01/12 10:39 (edição externa)