Distância Euclidiana

A distância euclidiana.é baseada em uma medida entre os objetos em um sistema de coordenadas cartesianas, facilmente visulizada em um gráfico bidimensional. Nesse caso a distância euclidiana pode ser descrita como a distância entre as parcelas medidas por unidades de indivíduos diferentes. Para calcular a distância, pensando em apenas duas espécies, utilizamos o teorema de Pitágoras e calculamos a hipotenusa como representado na figura. Para um maior número de espécies fica difícil fazer uma representação gráfica, mas a lógica é a mesma e a formula é dada como:

$$d_(eucl)=sqrt(sum_(i=1)^S(x_(i)-y_(i))^2)

onde x é número de indivíduo da espécie i na parcela 1 e y o valor na amostra 2. Vamos calcular então para nossas parcelas hipotéticas:

eucl=sum(sqrt((plot1-plot2)^2))
eucl

Nesse caso, a distância entre as parcelas é de 52 indivíduos. Para colocar esse valor em um escala de 0 a 1, podemos imaginar que a maior distância possível é o total de indivíduos somados de ambas as parcelas, no caso de nenhuma espécie ser compartilhada pelas parcelas.

eucl/(sum(plot1) + sum(plot2))

Isso significa uma distância de quase 75% e portanto um similaridade de um pouco mais do que 25%

mod1/mat_apoio/euclid.txt · Última modificação: 2024/01/11 15:21 por 127.0.0.1
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0