Projeto Interface
  • Home
  • Equipe
  • Sub-Projetos
  • Parcerias
  • Onde
  • Produtos

aves e a regulação de pragas agrícolas

A influência da composição da paisagem e diversidade funcional e filogenética das  aves na provisão do serviço de regulação de pragas agrícolas.


Aves e artrópodes desempenham um importante papel como reguladores de insetos-praga em áreas agrícolas. Esse controle de pragas é um dos serviços ecossistêmicos prestados pela biota menos investigados do ponto de vista experimental. Entre os insetos-praga de interesse econômico no estado de São Paulo estão algumas espécies da subordem Homoptera (Cercopidae), conhecidas como cigarrinhas-das-pastagens, as quais podem causar danos que variam de 10-100% nas pastagens. Estimar o potencial destes inimigos naturais no controle de pragas pode trazer informações valiosas sobre os processos ecológicos subjacentes envolvidos neste controle, além de permitir um melhor planejamento das paisagens para propiciar a provisão de serviços ecossistêmicos de importância agrícola.

O objetivo geral deste sub-projeto é avaliar a relação entre a estrutura da paisagem, a biodiversidade de aves, e os serviços de regulação de cigarrinhas-das-pastagens promovidos por elas em paisagens de Floresta Atlântica.

Especificamente, pretendemos:

1)   Investigar como as comunidades de aves estão estruturadas em diferentes contextos de cobertura florestal da paisagem e tipos de matriz (pastagem e café) na Mata Atlântica.

2)   Entender como se dá a atuação das comunidades de aves e artrópodes na provisão do controle da cigarrinhas-das-pastagens em matrizes de pastagem seguindo a perda de habitat e o distanciamento dos fragmentos florestais.

3)   Identificar a preferência alimentar das aves predadoras em relação às principais espécies de cigarrinhas-das-pastagens ocorrentes no Estado de São Paulo.

4)   Determinar o efeito da presença de aves e artrópodes predadores na qualidade de uma das cultivares de pasto mais comum (o capim braquiária, ou Urochloa decumbens) sob diferentes níveis de infestação com cigarrinhas-das-pastagens (Deois flavopicta).

Espera-se que nas paisagens com matriz de café e com maior cobertura florestal os fluxos biológicos sejam mais intensos devido à maior permeabilidade da paisagem, o que deve resultar em comunidades de aves mais diversificadas ecologicamente. O controle da cigarrinha-das-pastagens por aves e artrópodes deverá ser mais intenso nas paisagens com maior cobertura florestal e mais próximo à borda florestal, uma vez que ambientes florestais provêm recursos não só alimentares, como de pousio e nidificação requeridos até mesmo por espécies forrageadoras da matriz, além da provisão de um maior número de inimigos naturais por estes ambientes.

​* As fotos contém um link para uma descrição mais detalhada de cada subprojeto.
Picture
Camila Hohlenwerger
Picture
Larissa Boesing
Picture
Liz Nichols
Picture
Jean Paul Metzger
Create a free web site with Weebly