planeco:roteiro:07-class
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planeco:roteiro:07-class [2017/03/22 18:20] – [Checando as premissas] amzmartini | planeco:roteiro:07-class [2024/01/09 18:38] (Atual) – edição externa 127.0.0.1 | ||
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====== Testes Clássicos ====== | ====== Testes Clássicos ====== | ||
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- | 4) Ajuste um modelo de regressão linear simples usando a função //lm()// e inspecione o resumo do modelo usando a função // | + | 4) Ajuste um modelo de regressão linear simples usando a função //lm()// e inspecione o resumo do modelo usando a função // |
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lm.xy< | lm.xy< | ||
Linha 112: | Linha 114: | ||
====Checando as premissas==== | ====Checando as premissas==== | ||
- | Ok, agora que você entendeu como são calculados os resíduos/erros, vamos trabalhar com conjuntos de dados maiores para podermos entender como checar as premissas da análise de regressão linear de uma maneira um pouco mais realista: | + | Ok, agora que você entendeu como são calculados os erros/resíduos, vamos trabalhar com conjuntos de dados maiores para podermos entender como checar as premissas da análise de regressão linear de uma maneira um pouco mais realista: |
Baixe os arquivos de dados para o seu diretório: | Baixe os arquivos de dados para o seu diretório: | ||
Linha 163: | Linha 165: | ||
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- | Avalie visualmente a relação entre as variáveis com esse gráfico // | + | Avalie visualmente a relação entre as variáveis com o gráfico // |
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scatterplot(BIOMASSA_PEIXES_HERB~BIOMASSA_ALGAS, | scatterplot(BIOMASSA_PEIXES_HERB~BIOMASSA_ALGAS, | ||
Linha 174: | Linha 176: | ||
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- | Use a função " | + | Use a função " |
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names(lm.algas.peixes) | names(lm.algas.peixes) | ||
</ | </ | ||
- | Se você quiser olhar detalhadamente alguma dessas informações, | + | Se você quiser olhar detalhadamente alguma dessas informações, |
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lm.algas.peixes$residuals | lm.algas.peixes$residuals | ||
Linha 207: | Linha 209: | ||
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- | ===Como saber se a variância dos resíduos é constante? | + | ===Como saber se a variância dos erros/resíduos é constante? |
Para qualquer valor de X (ou de // | Para qualquer valor de X (ou de // | ||
Linha 223: | Linha 225: | ||
**Como você interpreta esse gráfico? | **Como você interpreta esse gráfico? | ||
- | Você nota algum padrão na distribuição dos resíduos? | + | Você nota algum padrão na distribuição dos erros/resíduos? |
O mesmo gráfico (// | O mesmo gráfico (// | ||
Linha 244: | Linha 246: | ||
Além de testar as premissas, também é importante fazer um diagnóstico para verificar se existem // | Além de testar as premissas, também é importante fazer um diagnóstico para verificar se existem // | ||
- | Para medir a influência de uma observação usamos uma medida denominada **" | + | Para medir a influência de uma observação usamos uma medida denominada **" |
{{ : | {{ : | ||
- | Valores altos de Distância de Cook significam que se esse ponto for retirado das análises, a inclinação da reta de regressão pode mudar muito. | + | <WRAP center round tip 90%> |
+ | Valores altos de Distância de Cook significam que se esse ponto for retirado das análises, a inclinação da reta de regressão pode mudar muito. Veja o exemplo abaixo, do livro de Quinn & Keough (2008), mostrando o efeito de três diferentes pontos sobre a inclinação da reta. | ||
+ | {{ : | ||
+ | </ | ||
+ | |||
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+ | Se o valor dos // | ||
Devido ao tempo escasso, não vamos construir esse gráfico passo-a-passo. Vamos usar uma função mágica do R que vai mostrar 4 gráficos de diagnóstico de uma só vez e incluirá esse gráfico para que você possa analisar. | Devido ao tempo escasso, não vamos construir esse gráfico passo-a-passo. Vamos usar uma função mágica do R que vai mostrar 4 gráficos de diagnóstico de uma só vez e incluirá esse gráfico para que você possa analisar. |
planeco/roteiro/07-class.1490206829.txt.gz · Última modificação em: 2024/01/09 18:38 (edição externa)