Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


planeco:roteiro:00-rcmdr

Diferenças

Esta página mostra as diferenças entre as duas revisões da página.

Links para esta vista de comparação

Ambos os lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
planeco:roteiro:00-rcmdr [2018/03/01 20:47] – [Barra de ferramentas] adalardoplaneco:roteiro:00-rcmdr [2024/01/09 18:38] (Atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 2: Linha 2:
  --- //[[gustavo.a.agudelo@gmail.com|Gustavo Agudelo]] 2018/02/28 15:33//  --- //[[gustavo.a.agudelo@gmail.com|Gustavo Agudelo]] 2018/02/28 15:33//
  
-Esse tutorial tem por objetivo ajudar a usuários não familiarizados com o ambiente de programação R a instalar a interface gráfica de usuário R Commander e reconhecer suas principais ferramentas para a leitura e análise de dados. O R Commander é implementado como um pacote do R (“Rcmdr”); isso significa que o R precisa estar instalado no computador para usar o R commander. Portanto, o tutorial que já instalou o R no seu computador. Se você ainda não instalou o R, entre no site https://cran.r-project.org/, escolha o sistema operacional do seu computador e siga as instruções.+Esse tutorial tem por objetivo ajudar a usuários não familiarizados com o ambiente de programação {{:planeco:rlogo.png?20|R}} a instalar a interface gráfica de usuário R Commander {{:planeco:logorcmdr01.png?20|R Commander}} e reconhecer suas principais ferramentas para a leitura e análise de dados. O R Commander {{:planeco:logorcmdr01.png?20|R Commander}} é implementado como um pacote do R (“Rcmdr”); isso significa que o R precisa estar instalado no computador para usar o {{:planeco:logorcmdr01.png?20|Commander}}. Portanto, o tutorial assume que o {{:planeco:rlogo.png?20|R}} já está instalado no seu computador. Se você ainda não instalou o {{:planeco:rlogo.png?20|R}}, entre no site https://cran.r-project.org/, escolha o sistema operacional do seu computador e siga as instruções.
  
  
 ===== R commander ===== ===== R commander =====
  
-O R Commander (Rcmdr) é uma interface gráfica de usuário para o ambiente de programação R. Isso significa o acesso ao programa R através dos familiares menus e caixas de diálogos que usuários de softwares estão acostumados. A intenção do autor, [[https://www.jstatsoft.org/article/view/v014i09|John Fox (2005)]], foi possibilitar o ensino de estatística básica, em seu cursos de graduação, sem a necessidade dos alunos terem conhecimento prévio em programação na linguagem. A maior limitação do  Rcmdr é que suas aplicações estão limitadas aos plugins disponíveis. Não são poucos, mas não chegam perto de todo o universo disponível de pacotes associados ao repositório do R.Uma das vantagens que temos diagnosticado é fornecer uma alternativa de interface que possibilita a visualização do código do R, o que auxilia na alfabetização da linguagem. Um ponto negativo é que alguns usuários ficam dependentes da interface e não passam para a fase de uso direto da linguagem.+O R Commander ({{:planeco:logorcmdr01.png?20|Rcmdr}}) é uma interface gráfica de usuário para o ambiente de programação {{:planeco:rlogo.png?20|R}}. Isso significa o acesso ao programa R através dos familiares menus e caixas de diálogos que usuários de softwares estão acostumados. A intenção do autor, [[https://www.jstatsoft.org/article/view/v014i09|John Fox (2005)]], foi possibilitar o ensino de estatística básica, em seu cursos de graduação, sem a necessidade dos alunos terem conhecimento prévio em programação na linguagem. A maior limitação do  Rcmdr é que suas aplicações estão limitadas aos plugins disponíveis. Não são poucos, mas não chegam perto de todo o universo disponível de pacotes associados ao repositório do R.Uma das vantagens que temos diagnosticado é fornecer uma alternativa de interface que possibilita a visualização do código do R, o que auxilia na alfabetização da linguagem. Um ponto negativo é que alguns usuários ficam dependentes da interface e não passam para a fase de uso direto da linguagem.
 Nesse curso vamos tentar utilizar o Rcmdr para todos os tutoriais, com o mesmo objetivo do John Fox, possibilitar que alunos sem conhecimento prévio do R possam entender e operacionalizar os conceitos estatísticos que iremos tratar. Nesse curso vamos tentar utilizar o Rcmdr para todos os tutoriais, com o mesmo objetivo do John Fox, possibilitar que alunos sem conhecimento prévio do R possam entender e operacionalizar os conceitos estatísticos que iremos tratar.
  
Linha 13: Linha 13:
  
 <WRAP center round box 90%> <WRAP center round box 90%>
-{{:planeco:roteiro:firstfirst.png?200   }}+{{:planeco:roteiro:firstfirst.png?300   }}
  
 **__Instalando o R__** **__Instalando o R__**
Linha 85: Linha 85:
  
    
-Um **Script** é simplesmente um arquivo de texto utilizado para salvar de forma prática os comandos que são executados na linha de comandos (R Console no R, Janela de saída no R Commander). Por questões práticas esse manual só se refere à Janela do Script e não à Janela de R Markdown.+Um **Script** é simplesmente um arquivo de texto utilizado para salvar de forma prática os comandos que são executados na linha de comandos (R Console no R, Janela de saída no R Commander).  
 +No R Commander, todas as instruções que executamos a partir dos menus aparecerão como código de R na janela  **Script** em forma de linhas de comandos. É possível escrever, editar e salvar os comandos da janela do Script. Além disso, podem executar linhas ou parte do código desta janela, selecionando o(s) comando(s) com o botão esquerdo do mouse e clicando no botão **Submit**  
 + 
 +<WRAP center round tip 60%> 
 +A aba ** RMarkdown ** apresenta o código de Markdown, um linguagem de formatação de texto,  associado ao código do R. É uma forma muito conveniente para descrever o que foi feito na sessão do R Commander, juntando o código com o resultado sua descrição, mas não vamos abordá-lo no presente tutorial. 
 +</WRAP> 
 + 
 + 
 +==== Janela de saída dos resultados ==== 
 + 
 +Na Janela de saída serão coletados tanto os comandos executados quanto os resultados de cada um. O texto da Janela de saída é também editável e pode ser copiado e colado em outros programas. É importante notar que os gráficos aparecerão em uma janela de dispositivo gráfico separada e somente o gráfico mais recente aparecerá. Você pode usar as teclas de subir e baixar de página para recuperar os gráficos anteriores. 
 + 
 +====  Janela de mensagens ==== 
 + 
 +Aqui poderão ser visualizadas as mensagens relacionadas às instruções que temos dado ao Commander. Existe uma codificação de cores que denota diversos estados das mensagens (ver figura acima). Mensagens em azul indicam que os comandos foram processados sem inconvenientes. Mensagens em vermelho indicam que ocorreu um erro nas instruções dadas e, portanto, não foi possível processar os comandos. Se isso ocorre, é necessário corrigir as instruções de acordo com a própria mensagem de erro. Mensagens em verde indicam que o resultado foi obtido, porém existem detalhes a serem levados em conta para interpretar corretamente os resultados. 
 + 
 +===== Lendo dados no R Commander ===== 
 + 
 +Os procedimentos no R Commander estão baseados em um conjunto de dados ativo. Se existirem vários conjuntos de dados na memória, é possível escolher entre eles, mas só um pode estar ativo em um determinado momento. Os dados devem estar no formato de data frame, que é simplesmente um conjunto de dados em que as colunas representam variáveis e as linhas representam observações (e.g., indivíduos, amostras; correndo horizontalmente) associadas a essas variáveis. As colunas de um data frame podem conter dados de diferentes tipos: variáveis numéricas, variáveis de caracteres (valores de “Sim”, “Não”, “Talvez”, etc.), variáveis lógicas (valores de “verdadeiro” e “falso”), e fatores, que representam categorias discretas (e.g., espécies, tratamentos, condições experimentais, etc.). Tipicamente, os data frame que são lidos no R Commander contêm variáveis numéricas e fatores, e variáveis lógicas e de caracteres, desde que presentes, são lidas como fatores. 
 + 
 +Existem várias vias pelas quais é possível ler dados no R Commander: 
 + 
 +  * **Usando o editor de dados** , onde é possível digitar os dados diretamente: 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{:planeco:roteiro:dadosrcmdr.png?700|}} 
 +</WRAP> 
 + 
 +Contudo, essa via só é útil quando o conjunto de dados é pequeno. É recomendável, portanto, importar os dados desde arquivos externos. 
 + 
 +  * **Importando dados**: É aconselhável utilizar qualquer editor de planilhas (e.g., Excel) para organizar os dados em formato de data frame e salvar o arquivo em formato de texto (“ASCII”) do bloco de notas separado por tabulações (extensão .txt) ou separado por vírgula (extensão .csv). Também é possível importar dados da internet especificando uma URL, ou desde outros softwares estatísticos (e.g., SPSS, Minitab, SAS), ou desde arquivos do Excel. 
 + 
 +<WRAP center round box 70%> 
 +{{:planeco:roteiro:rcmdrimportdata.png?500|}} 
 +</WRAP> 
 + 
 + 
 +  * **Lendo dados de pacotes do R**: É possível ler conjuntos de dados que veem incluídos em pacotes do R, tanto digitando o nome do arquivo de dados (se o mesmo é conhecido) quanto selecionando o conjunto de dados em uma caixa de diálogo.  
 + 
 +Se escolhermos a opção List data sets in packages no menu Data -> Data in packages, uma janela do R listando o nome e uma breve descrição dos conjuntos de dados alocados nos pacotes básicos do R será aberta: 
 + 
 +<WRAP center round box 70%> 
 +{{:planeco:roteiro:rcmdrpkgdata.png?700|}} 
 +</WRAP> 
 + 
 +Por outro lado, se escolhermos a opção Read data set from an attached package, aparecerá uma caixa de diálogo informando os pacotes que estão carregados na sessão e permitirá escolher dentre eles o conjunto de dados de interesse. 
 + 
 +<WRAP center round box 70%> 
 +{{:planeco:roteiro:rcmdrpkgdata02.png?700|}} 
 + 
 + 
 +</WRAP> 
 + 
 + 
 +===== Referências e material adicional sobre o R commander ===== 
 + 
 +  * Fox J. 2005. The R Commander: **A Basic-Statistics Graphical User Interface to R**. Journal of Statistical Software, 14: 1-42. 
 +  * Fox J. 2017. **Using the R Commander: A Point-and-Click Interface for R**. CRC Press. 219 p. 
 +  * The R Commander: A Basic-Statistics GUI for R: https://socialsciences.mcmaster.ca/jfox/Misc/Rcmdr/ 
 +  * **R Commander: An Introduction** by Natasha Karp: [[https://cran.r-project.org/doc/contrib/Karp-Rcommander-intro2.pdf]] 
 +  * **Métodos Estadísticos con R y R Commander** by Antonio Jose Saez Castillo: [[https://cran.r-project.org/doc/contrib/Saez-Castillo-RRCmdrv21.pdf]] 
 +  * **Introducción al uso de R y R Commander para el análisis estadístico de datos en ciencias sociales** by Rosario Collatón Chicana: [[https://cran.r-project.org/doc/contrib/Chicana-Introduccion_al_uso_de_R.pdf]] 
 + 
 + 
  
-No R Commander, todas as instruções que executamos desde os menus anteriores aparecerão na Janela do Script em forma de comandos durante a sessão ativa. Também é possível escrever, editar e salvar os comandos da Janela do Script. Os comandos na Janela do **Script** podem também ser executados selecionando o(s) comando(s) com o botão esquerdo do mouse e clicando no botão **Submit**  
planeco/roteiro/00-rcmdr.1519937247.txt.gz · Última modificação em: 2024/01/09 18:38 (edição externa)