Função, não finalidade
A finalidade de um martelo é martelar pregos. Uma função da mão é segurar um martelo. Ferramentas construídas têm finalidades, já as estruturas e comportamentos dos seres vivos têm funções. Isso é uma distinção importante na aula de ciências.
Evidências, não provas
Nós geralmente escutamos histórias nas quais o narrador diz haver “provas suficientes”. Isso é um exemplo de confusão dos termos “provas” e “evidências”. Além do mais, o termo “prova” é usado em geometria e em tribunais de justiça, mas não pertence à ciência. Os cientistas reúnem evidências para apoiar ou refutar uma hipótese. Hipóteses e teorias podem ser bem fundamentadas por evidências, mas nunca provadas.
Primitivos e Evoluídos
Uma pessoa comum poderia pensar em um gambá como sendo mais primitivo que um gato. Formas de vida que são mais especializadas tendem a ser vistas como mais evoluídas. Entretanto, mesmo os gambás retendo algumas notáveis características ancestrais, eles são bem adaptados ao seus hábitos onívoros e são tão evoluídos quanto os gatos modernos. Os tigres Dente-de-Sabre estavam ainda mais adaptados que os gatos de hoje e uma mudança no seu ambiente acelerou seu caminho à extinção.
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Teoria x Hipótese
Uma teoria é uma explicação. A validade de uma teoria se baseia na sua habilidade de explicar o fenômeno. Teorias podem ser apoiadas, refutadas ou modificadas com base em novas evidências. A Teoria da Gravidade, por exemplo, tenta explicar a natureza da gravidade. A Teoria Celular explica o funcionamento da célula. A Teoria evolutiva explica a história da vida na Terra.
Uma hipótese é uma ideia testável. Cientistas não tentam “provar” hipóteses, mas sim tentá-las. Geralmente múltiplas hipóteses são propostas para explicar fenômenos e o objetivo da pesquisa é eliminar as incorretas. Hipóteses vêm e vão aos montes, mas teorias geralmente permanecem para serem testadas e modificadas por décadas ou séculos. Em ciência, teorias nunca são suposições ou palpites e descrever evolução como “só uma teoria” é impróprio.
Acreditar ou Aceitar
“Você acredita na evolução?” é uma pergunta geralmente feita para professores de biologia pelos seus confusos alunos. A resposta é “Não, eu aceito o fato de que a Terra é muito antiga e que a vida tem mudado ao longo de bilhões de anos porque isso é o que as evidências nos dizem”. Ciência não se trata de crenças – mas sim de fazer inferências baseadas em evidências.
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