Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
tutorial.logistica [2013/04/16 23:21] miudotutorial.logistica [2024/01/09 18:17] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
-**Roteiro da prática – equação logística**+**Roteiro da prática – equação logistica**
  
 **0. Preparação **  **0. Preparação ** 
-  * a. Baixe o arquivo Pratica_logística.xls+  * a. Baixe o arquivo {{exercicios:praticalogistica.xls|praticalogistica.xls}}
   * b. Abra-o no Excel e selecione a planilha Modelo Logistico (ML)   * b. Abra-o no Excel e selecione a planilha Modelo Logistico (ML)
   * c. As colunas da planilha ML representam, respectivamente: o tempo, t, o tamanho populacional da espécie 1, X<sub>1(t)</sub>, a taxa de crescimento populacional da espécie 1, R<sub>1</sub>, o tamanho populacional da espécie 2, X<sub>(t)</sub>, a taxa de crescimento populacional da espécie 2, R<sub>2</sub>,   * c. As colunas da planilha ML representam, respectivamente: o tempo, t, o tamanho populacional da espécie 1, X<sub>1(t)</sub>, a taxa de crescimento populacional da espécie 1, R<sub>1</sub>, o tamanho populacional da espécie 2, X<sub>(t)</sub>, a taxa de crescimento populacional da espécie 2, R<sub>2</sub>,
-  * d. Cada linha da planilha ME representa um passo de tempo.+  * d. Cada linha da planilha ML representa um passo de tempo.
   * e. A planilha Figura 1 contém o gráfico X<sub>(t)</sub> e X<sub>2(t)</sub> por t.    * e. A planilha Figura 1 contém o gráfico X<sub>(t)</sub> e X<sub>2(t)</sub> por t. 
   * f. Para alterar R<sub>1</sub> e R<sub>2</sub> basta mudar as células correspondentes na primeira linha.   * f. Para alterar R<sub>1</sub> e R<sub>2</sub> basta mudar as células correspondentes na primeira linha.
Linha 13: Linha 13:
 **1. Qual o efeito de variar X<sub>(0)</sub> e R?** **1. Qual o efeito de variar X<sub>(0)</sub> e R?**
   * a. Cada dupla receberá um valor de R que deverá ser usado tanto para população 1 quanto para a população 2, de tal forma que R = R<sub>1</sub> = R<sub>2</sub>.   * a. Cada dupla receberá um valor de R que deverá ser usado tanto para população 1 quanto para a população 2, de tal forma que R = R<sub>1</sub> = R<sub>2</sub>.
-  * b. Cada grupo deverá simular a dinâmica das duas populações para as diferentes valores de X(0) +  * b. Cada grupo deverá simular a dinâmica das duas populações para as diferentes valores de X<sub>(0)</sub> 
-     * i.  X1(0) = 0,1 e X2(0) = 0,9 +     * i.  X<sub>1(0)</sub> = 0,1 e X<sub>2(0)</sub> = 0,9 
-     * ii. X1(0) = 0,3 e X2(0) = 0,7 +     * ii. X<sub>1(0)</sub> = 0,3 e X<sub>2(0)</sub> = 0,7 
-     * iii. X1(0) = 0,4 e X2(0) = 0,6 +     * iii. X<sub>1(0)</sub> = 0,4 e X<sub>2(0)</sub> = 0,6 
-     * iv. X1(0) = 0,5001 e X2(0) = 0,5000+     * iv. X<sub>1(0)</sub> = 0,5001 e X<sub>2(0)</sub> = 0,5000
  
  
-**2. Perguntas (para responder e entregar por duplas** +**2. Perguntas (para responder e entregar por duplas)** 
-  * a. Quantos valores diferentes de tamanho populacional são observados entre t=50 e t=66 (use apenas 5 casas decimais).+  * a. Quantos valores diferentes de tamanho populacional são observados entre t=50 e t=66 (use apenas 5 casas decimais e anote os valores).
   * b. Para os valores testados, a condição inicial influencia o resultado final?   * b. Para os valores testados, a condição inicial influencia o resultado final?
   * c. Como você caracterizaria a dinâmica observada?   * c. Como você caracterizaria a dinâmica observada?
-     * i. Ela tende sem oscilar para um ponto de equilíbrio.+     * i. Ela tendesem oscilarpara um ponto de equilíbrio.
      * ii. Ela oscila até chegar em um ponto de equilíbrio.      * ii. Ela oscila até chegar em um ponto de equilíbrio.
      * iii. Ela apresenta oscilações estáveis entre dois valores.      * iii. Ela apresenta oscilações estáveis entre dois valores.
      * iv. Ela apresenta oscilações estáveis entre quatro valores.      * iv. Ela apresenta oscilações estáveis entre quatro valores.
      * v. Ela apresenta oscilações estáveis entre oito valores.      * v. Ela apresenta oscilações estáveis entre oito valores.
-     * vi. Ela apresenta varia de forma a não apresentar valores repetidos. +     * vi. Ela varia de forma a não apresentar valores repetidos. 
-  * d. Na aula da manhã, nós encontramos que um ponto de equilíbrio da equação logística é X*=(1-R)/R. Coloque este valor em X1(0) e X2(0). Entre os valores de t=0 e t= 10, o que acontece com o tamanho populacional?+  * d. Na aula da manhã, nós encontramos que um ponto de equilíbrio da equação logística é X*=(R-1)/R. Coloque este valor em X<sub>1(0)</sub> X<sub>2(0)</sub>. Entre os valores de t=0 e t= 10, o que acontece com o tamanho populacional?
   * e. Nas condições do exercício d, o tamanho populacional permanece constante para t=80?   * e. Nas condições do exercício d, o tamanho populacional permanece constante para t=80?
  
tutorial.logistica.1366154467.txt.gz · Última modificação: 2024/01/09 18:16 (edição externa)
www.chimeric.de Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0