Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
questionario:ode [2012/05/11 13:07] – [Exercícios ODE] adalardoquestionario:ode [2012/05/14 19:45] – [Exercício 2] adalardo
Linha 1: Linha 1:
 ====== Exercícios ODE ====== ====== Exercícios ODE ======
 +
 +====== Exercício 1 ======
 +Faça a representação geométrica do exemplo de solução numérica do nosso tutorial [[exercicios:calc1#Soluções Numéricas|]], mostrando cada estágio da aproximação para $\Delta t = $ 0.1 e 0.5 e 1.
 +
 +** não precisa fazer isso no R, pode ser feito na mão, ou no Excel((URGG!!!)) ** 
 +
 +
 +===== Exercício 2 =====
  
 O processo de decomposição de serapilheira (folhas e outros materiais orgânicos caídos no solo) é de extrema importância para a ciclagem de nutrientes em vegetações onde os solos são pouco férteis. Normalmente o processo é modelado com a taxa de decaimento (porcentagem de massa remanescente pelo tempo) sendo constante. Apesar desses modelos se ajustarem a dados empíricos, por vezes não conseguem descrever o processo pelo fato que essa taxa, de fato, não serem constante. Abaixo descrevemos o modelos clássico usado e algumas variações: O processo de decomposição de serapilheira (folhas e outros materiais orgânicos caídos no solo) é de extrema importância para a ciclagem de nutrientes em vegetações onde os solos são pouco férteis. Normalmente o processo é modelado com a taxa de decaimento (porcentagem de massa remanescente pelo tempo) sendo constante. Apesar desses modelos se ajustarem a dados empíricos, por vezes não conseguem descrever o processo pelo fato que essa taxa, de fato, não serem constante. Abaixo descrevemos o modelos clássico usado e algumas variações:
Linha 12: Linha 20:
 sendo //p// a fração da massa inicial que é mais facilmente decomposta, //k1// a taxa para essa fração e //k2// a taxa de decomposição para a outra fração. sendo //p// a fração da massa inicial que é mais facilmente decomposta, //k1// a taxa para essa fração e //k2// a taxa de decomposição para a outra fração.
        
-** Modelo com  taxas sendo uma função **. Nesse caso a taxa é modelada desacelerando conforme a massa remanescente diminui.+** Modelo com  taxas sendo uma função **. Nesse caso a taxa é modelada desacelerando conforme a massa remanescente diminui. Ou seja, o k da Eq. 1, agora é uma função do tempo.
  
-Eq. 3. $$ \frac{dm}{dt} = f(t) $$+Eq. 3. $$ \frac{dm}{dt} = f(t)*m$$
  
 Uma das funções que podem descrever essa diminuição exponencial da eq. 3 é: Uma das funções que podem descrever essa diminuição exponencial da eq. 3 é:
Linha 24: Linha 32:
   - Quais as equações de decomposição que descrevem a massa remanescente em função do tempo para as eq. 1, 2?   - Quais as equações de decomposição que descrevem a massa remanescente em função do tempo para as eq. 1, 2?
   - Qual a solução geral para a equação 3?   - Qual a solução geral para a equação 3?
-  - Solucione a equação 3, incluindo a função 4. +  - Solucione a equação 3, incluindo a função 4, para ter o modelo de decomposição com a taxa diminuindo exponencialmente 
 +  - Confirme a solução anterior, primeiro integrando eq.4, e substituindo no solução geral da eq. 3
  
questionario/ode.txt · Última modificação: 2024/01/09 18:18 por 127.0.0.1
www.chimeric.de Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0