Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
exercicios:exerc2 [2012/05/14 14:17] – [Crescimento Contínuo] adalardoexercicios:exerc2 [2012/05/16 14:33] – [Estocasticidade Ambiental] adalardo
Linha 6: Linha 6:
 ===== Taxa de crescimento ===== ===== Taxa de crescimento =====
  
-Vamos imaginar agora uma população hipotética com taxas constante de crescimento e mortalidade e sem migrações. A cada ciclo de tempo (p.ex: ano), o tamanho da população é o resultado do número de indivíduos no tempo anterior mais números de nascimentos (B), menos mortes (D).+Vamos imaginar agora uma população hipotética com taxas constante de crescimento e mortalidade e sem migrações. A cada ciclo de tempo relacionado a uma geração (T), o tamanho da população é o resultado do número de indivíduos da geração anterior mais números de nascimentos (B), menos mortes (D).
  
-$$N_{t+1} = N_t + B - D $$+$$N_{T+1} = N_T + B - D $$
  
-Como a taxa de nascimento é constante, assim como mortalidade, podemos dizer que:+Podemos relacionar o número de mortes e nascimentos um valor per capita:
  
-  * $ B=bN_t +  * $ B=bN_T 
-  * $ D=dN_t +  * $ D=dN_T 
-onde: b = taxa de nascimento per capita anual ; d = taxa de nascimento per capita anual.+onde: b = taxa de nascimento per capita a cada geração ; d = taxa de mortalidade per capita a cada geração.
 Note que a taxa não muda com o tamanho da população, entretanto, o número de nascimentos e mortes é proporcional ao tamanho populacional. Vamos apenas deixar claro mais uma premissa, para fins didáticos: os nascimentos e mortalidades ocorrem simultaneamente na população (p.ex: uma planta anual). Note que a taxa não muda com o tamanho da população, entretanto, o número de nascimentos e mortes é proporcional ao tamanho populacional. Vamos apenas deixar claro mais uma premissa, para fins didáticos: os nascimentos e mortalidades ocorrem simultaneamente na população (p.ex: uma planta anual).
 +Sendo //T// a escala de uma geração,  podemos então dizer que :
 +  * $N_{T+1} = N_T + bN_T-dN_T $
 +  * $N_{T+1} = N_T + (b-d)N_T $
 +se: $r_T = b-d$ ; fator de crescimento discreto
 +  * $N_{T+1} = (1+r_T)N_T$
 +  * $\frac{N_{T+1}}{N_T} = 1+r_T$
 +Como $ 1+r_T $ é uma constante, vamos designá-la como $\lambda$, um número positivo que mede o aumento proporcional da população de uma geração a outra. Portanto:
 +  * $\lambda=\frac{N_{T+1}}{N_T} $, ou:
    
-Podemos então dizer que : +$$ N_{T+1} = \lambda N_T$$ 
-  * $N_{t+1} = N_t + bN_t-dN_t $ +
-  * $N_{t+1} = Nt + (b-d)N_t $ +
-se: $r_t = b-d$ ; fator de crescimento discreto +
-  * $N_{t+1} = (1+r_t)N_t$ +
-  * $\frac{N_{t+1}}{N_t} = 1+r_t$ +
-Como $ 1+r_t $ é uma constante, vamos designá-la como $\lambda$, um número positivo que mede o aumento proporcional da população de um ciclo de tempo para outro. Portanto: +
-  * $\lambda=\frac{N_{t+1}}{N_t} $, ou: +
-  +
-$$ N_{t+1} = \lambda N_t$$ +
 ===== Projetando a População ===== ===== Projetando a População =====
-Podemos então projetar a nossa população a cada ciclo de tempo. Por exemplo:+Podemos então projetar a nossa população a cada ciclo de tempo (gerações). Por exemplo:
  
 Se uma população com 100 indivíduos tem uma taxa per capita de natalidade de 0,8/ano e de mortalidade de 0,75/ano, qual o tamanho esperado da população no próximo ano? Se uma população com 100 indivíduos tem uma taxa per capita de natalidade de 0,8/ano e de mortalidade de 0,75/ano, qual o tamanho esperado da população no próximo ano?
Linha 39: Linha 38:
 </code> </code>
  
-Podemos também projetar a população para outros tempos, usando iterações:+Podemos também projetar a população para outras gerações, usando iterações:
 <code> <code>
 (Nt2=Nt1*lamb) (Nt2=Nt1*lamb)
Linha 48: Linha 47:
 Note que: Note que:
  
-  * $N_{t4}= N_{t0} \lambda \lambda\lambda\lambda $ +  * $N_{T4}= N_{T0} \lambda \lambda\lambda\lambda $ 
-  * $N_{t4}= N_{t0} \lambda^4 $+  * $N_{T4}= N_{T0} \lambda^4 $
  
 Essa equação recursiva pode ser escrita como: Essa equação recursiva pode ser escrita como:
  
-$$N_{t}=\lambda^N_0 $$+$$N_{T}=\lambda^N_0 $$
  
 Vamos pegar nosso exemplo anterior e projetá-lo para 10 ciclos de tempo. Vamos pegar nosso exemplo anterior e projetá-lo para 10 ciclos de tempo.
Linha 96: Linha 95:
  
 O que está acontecendo?? Parece que todas as populações crescem igualmente quando estamos em uma escala logarítmica! O que está acontecendo?? Parece que todas as populações crescem igualmente quando estamos em uma escala logarítmica!
-Vamos investigar a equação que estamos usando, $N_t=\lambda^N_0$ e tirar o log dos dois lados da equação: +Vamos investigar a equação que estamos usando, $N_t=\lambda^N_0$ e tirar o log dos dois lados da equação: 
-  * $log{N_t} = log{\lambda^N_0}$ +  * $log{N_T} = log{\lambda^N_0}$ 
-  * $ log{N_t} = (log{\lambda}) + log{N_0} $+  * $ log{N_T} = (log{\lambda}) + log{N_0} $
 Essa equação lembra uma equação da reta $ y=ax+b $, onde o intercepto é $log(N_0)$ e a inclinação é iqual a $log{\lambda}$. Essa equação lembra uma equação da reta $ y=ax+b $, onde o intercepto é $log(N_0)$ e a inclinação é iqual a $log{\lambda}$.
  
Linha 107: Linha 106:
 ===== Média do Crescimento Populacional ===== ===== Média do Crescimento Populacional =====
 {{:exercicios:pardal.jpg?200  |}} {{:exercicios:pardal.jpg?200  |}}
-Vamos agora investigar os dados do tamanho populacional de uma espécie de pardal norte-americano (//Melopiza melodia//). +Vamos agora investigar os dados do tamanho populacional de uma espécie de pardal norte-americano (//Melopiza melodia//partindo da premissa que essa população cresce em tempo discreto, já que os nascimentos ocorrem em um intervalo curto de tempo de nidificação a cada ano
 <box 320 green> <box 320 green>
 {{  :exercicios:parda.png?300  |}} {{  :exercicios:parda.png?300  |}}
Linha 119: Linha 118:
 pardal<-read.table("pardal.txt", header=TRUE, sep="\t", as.is=TRUE) pardal<-read.table("pardal.txt", header=TRUE, sep="\t", as.is=TRUE)
 str(pardal) str(pardal)
 +head(pardal)
 pardal6= pardal[1:6,] pardal6= pardal[1:6,]
 plot(pardal6$Count ~pardal6$Year) plot(pardal6$Count ~pardal6$Year)
Linha 171: Linha 171:
  
 ===== Crescimento Contínuo ===== ===== Crescimento Contínuo =====
-Nem todos os organismos são como pardais que tem uma época reprodutiva bem definida e que, em parte, podem ser modelados com o tempo discreto. Mesmo partindo da premissa que todos os nascimentos ocorrem em um curto intervalo de tempo anualmente, a mortalidade ocorre continuamente nessas populações. Para a grande maioria das populações, como da bactéria //Eschelichia coli//, onde nascimentos (divisões) ocorrem praticamente a qualquer instante e são assincrônicas, o crescimento discreto não parece uma boa descrição do fenômeno.+Nem todos os organismos são como plantas que tem uma época reprodutiva bem definida e que, em parte, podem ser modelados com o tempo discreto. Mesmo partindo da premissa que todos os nascimentos ocorrem em um curto intervalo de tempo anualmente (como no caso dos pardais), a mortalidade ocorre continuamente nessas populações. Para a grande maioria das populações nascimentos ocorrem praticamente a qualquer instante e são assincrônicas, o crescimento discreto não parece uma boa descrição desse fenômeno.
 Vamos modelar uma população que tem uma taxa de crescimento anual de $\lambda = 1,5$. Vamos modelar uma população que tem uma taxa de crescimento anual de $\lambda = 1,5$.
    * $N_1=N_0 \lambda$ , ou:    * $N_1=N_0 \lambda$ , ou:
Linha 178: Linha 178:
 Agora, vamos supor que essa mesma população tenha dois ciclos reprodutivos anuais, portanto temos que modelar seu crescimento por semestre, o que equivale a dizer que: Agora, vamos supor que essa mesma população tenha dois ciclos reprodutivos anuais, portanto temos que modelar seu crescimento por semestre, o que equivale a dizer que:
    * $N_1=N_0 (1+0.5/2)^2  -> N_0(1+0.25)^2$    * $N_1=N_0 (1+0.5/2)^2  -> N_0(1+0.25)^2$
-Ou seja, essa população tem uma taxa de crescimento de $\lambda = 1+ 0.25 $ por semestre. Trimestralmente teria uma taxa de (1 + 0.5/3)^e assim por diante, podemos então descrever:+Ou seja, essa população tem uma taxa de crescimento de $\lambda = 1+ 0.25 $ por semestre. Trimestralmente teria uma taxa de (1 + 0.5/4)^e assim por diante, podemos então descrever:
  
 $$ \frac{N_1}{N_0}= (1+\frac{r_d}{n})^n $$ $$ \frac{N_1}{N_0}= (1+\frac{r_d}{n})^n $$
Linha 284: Linha 284:
  
 ===== Estocasticidade Ambiental ===== ===== Estocasticidade Ambiental =====
-Flutuações ambientais podem exercer efeito na taxa de crescimento instantâneo da população. De uma forma simples, podemos imaginar que essa variação funcione como um ruído no //r//, como se a população em média tivesse uma taxa, mas a cada realização ela pudesse ser um tanto diferente devido a condições externar a ela própria. +Flutuações ambientais podem exercer efeito na taxa de crescimento instantâneo da população. De uma forma simples, podemos imaginar que essa variação funcione como um ruído no //r//, como se a população em média tivesse uma taxa, mas a cada realização ela pudesse ser um tanto diferente devido a condições externar a ela própria. A implementação dessa estocasticidade ambiental em modelos contínuos é um pouco mais complicada, mas podemos imaginá-la como realizações em algum intervalo pequeno de tempo.  
-Nesse caso teríamos um //re//: o r estocásticoAbaixo criamos sorteamos 10 //re//'s de uma distribuição normal com média 0.3 e desvio padrão de 0.01.+Para um crescimento discreto a construção de simulações com estocasticidade ambiental é mais intuitivoa cada realização Lambda é afetado pela variação ambientalVamos fazê-la. 
 <code> <code>
- +npop=10 
-re = rnorm(10, mean=0.3, sd=0.05+n0=10 
-temp1:10 +lamb.med = 1.2 
-N0=1 +lamb.sd= 0.4 
-tam.pop=N0*exp(re*temp+lamb = rnorm(npop, mean=lamb.med, sd=lamb.sd
-plot(1:10, tam.poptype="l"lty=2+N0=rep(n0,npop) 
-lines(1:10exp(1:10*0.3)lwd=2) +N1=lamb*N0 
 +lamb=rnorm(npop, mean=lamb.med, sd=lamb.sd) 
 +N2=N1*lamb 
 +N3=N2*rnorm(npop,mean=lamb.med,sd=lamb.sd
 +N4=N3*rnorm(10,mean=lamb.med,sd=lamb.sd) 
 +N5=N4*rnorm(10,mean=lamb.med,sd=lamb.sd
 +Nt<-rbind(N0,N1,N2,N3,N4,N5) 
 +matplot(0:5Nt, type="l", lty=2:7)
 </code> </code>
- 
 ==== Desafio ==== ==== Desafio ====
  
-É possível adaptar a nossas funções anteriores para que possa também modelar populações com estocasticidade ambiental!+É possível adaptar a nossas função anterior de crescimento discreto para que possa também modelar populações com estocasticidade ambiental!
  
 <box 70% green |Dicas> <box 70% green |Dicas>
 O primeiro passo sempre e pensar quais argumentos vamos precisar O primeiro passo sempre e pensar quais argumentos vamos precisar
-Nesse caso, temos apenas mais um argumento o **//dpr//** : o desvio padrão de //r//. O resto continua o mesmo, lembre-se que se o **//dpr//** for 0, nosso população é determinística! Ou seja, a mesma função pode se prestar para simular ambos cenários.+Nesse caso, temos apenas mais um argumento o **//lamb.dp//** : o desvio padrão de //lambda//. O resto continua o mesmo, lembre-se que se o **//lamb.dp//** for 0, nosso população é determinística! Ou seja, a mesma função pode se prestar para simular ambos cenários.
  
  
exercicios/exerc2.txt · Última modificação: 2024/01/09 18:18 por 127.0.0.1
www.chimeric.de Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0