Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
exercicios:exec_iv [2012/05/18 19:32] – [Predação Intraguilda - PIG] mortaraexercicios:exec_iv [2024/01/09 18:18] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 80: Linha 80:
 ** O MAXIMA É O MÁXIM0! ** ** O MAXIMA É O MÁXIM0! **
 <box 80% red| Exercício 4> <box 80% red| Exercício 4>
-Uma outra forma de interpretar a capacidade de suporte de uma população é pensar nela como a influência que cada indivíduo da população exerce na taxa de crescimento intrínseco da população.+Uma outra forma de interpretar a capacidade de suporte de uma população é pensar nela como a influência que cada indivíduo da população exerce na taxa de crescimento intrínseco da população:
 Nesse caso a equação logística para uma espécie ficaria: Nesse caso a equação logística para uma espécie ficaria:
  
Linha 88: Linha 88:
  
   * qual a interpretação biológica de $\alpha_{11}$ ?   * qual a interpretação biológica de $\alpha_{11}$ ?
-  * transforme as equações de Lotka-Volterra dadas em aulas para expressões que incorporem  o equivalente a $\alpha_{11}$ e $\alpha_{22}$  para ambas  espécie +  * transforme as equações de Lotka-Volterra em tempo contínuo dadas em aulas para expressões que incorporem  o equivalente a $\alpha_{11}$ e $\alpha_{22}$  para ambas  espécie
   * faça os gráficos do espaço de fase de duas espécies, usando os $\alpha_{11}$ e $\alpha_{22}$ ao invés de K1 e K2   * faça os gráficos do espaço de fase de duas espécies, usando os $\alpha_{11}$ e $\alpha_{22}$ ao invés de K1 e K2
-  * modifique as funções da aula para conterem $\alpha_{11}$ e $\alpha_{22}$ (o beta da aula teórica) e verifique as situações de equilíbrio das populações dependendo do estado inicial em cada espaço do gráfico de fase. Utilize as quatro situações mostradas em aula relacionadas a capacidade competitiva de cada espécie (tabela 5.1 do Gotelli), o equivalente a:+  * modifique as funções da aula para conterem $\alpha_{21}$ e $\alpha_{12}$ (o beta da aula teórica) e verifique as situações de equilíbrio das populações dependendo do estado inicial em cada espaço do gráfico de fase. Utilize as quatro situações mostradas em aula relacionadas a capacidade competitiva de cada espécie (tabela 5.1 (b) do Gotelli), o equivalente a:
 1. 1.
-  * $ \frac{K1}{K2}> \alpha_{12} $+  * $ \frac{1} {\alpha_{21}} < \frac{K1}{K2} > \alpha_{12} $
 2. 2.
-  * $ \frac{K1}{K2}< \alpha_{12} $+  * $  \frac{1} {\alpha_{21}} > \frac{K1}{K2} < \alpha_{12} $
 3. 3.
-  * $ \frac{K2}{K1}\alpha_{21} $+  * $  \frac{1{\alpha_{21}} > \frac{K1}{K2} > \alpha_{12} $
 4. 4.
-  * $ \frac{K2}{K1}\alpha_{21} $+  * $ \frac{1{\alpha_{21}} < \frac{K1}{K2} < \alpha_{12} $
  
 Note que a notação de $\alpha $ aqui corresponde a: primeiro número //espécie afetada// e segundo a //espécie que afeta//    Note que a notação de $\alpha $ aqui corresponde a: primeiro número //espécie afetada// e segundo a //espécie que afeta//   
Linha 104: Linha 104:
 </box> </box>
      
- 
exercicios/exec_iv.1337369569.txt.gz · Última modificação: 2024/01/09 18:17 (edição externa)
www.chimeric.de Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0