Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
exercicios:exec_iv [2012/05/18 19:32] – [Predação Intraguilda - PIG] mortaraexercicios:exec_iv [2012/05/21 17:52] – [Compete Maxima] adalardo
Linha 80: Linha 80:
 ** O MAXIMA É O MÁXIM0! ** ** O MAXIMA É O MÁXIM0! **
 <box 80% red| Exercício 4> <box 80% red| Exercício 4>
-Uma outra forma de interpretar a capacidade de suporte de uma população é pensar nela como a influência que cada indivíduo da população exerce na taxa de crescimento intrínseco da população.+Uma outra forma de interpretar a capacidade de suporte de uma população é pensar nela como a influência que cada indivíduo da população exerce na taxa de crescimento intrínseco da população:
 Nesse caso a equação logística para uma espécie ficaria: Nesse caso a equação logística para uma espécie ficaria:
  
Linha 88: Linha 88:
  
   * qual a interpretação biológica de $\alpha_{11}$ ?   * qual a interpretação biológica de $\alpha_{11}$ ?
-  * transforme as equações de Lotka-Volterra dadas em aulas para expressões que incorporem  o equivalente a $\alpha_{11}$ e $\alpha_{22}$  para ambas  espécie +  * transforme as equações de Lotka-Volterra em tempo contínuo dadas em aulas para expressões que incorporem  o equivalente a $\alpha_{11}$ e $\alpha_{22}$  para ambas  espécie
   * faça os gráficos do espaço de fase de duas espécies, usando os $\alpha_{11}$ e $\alpha_{22}$ ao invés de K1 e K2   * faça os gráficos do espaço de fase de duas espécies, usando os $\alpha_{11}$ e $\alpha_{22}$ ao invés de K1 e K2
-  * modifique as funções da aula para conterem $\alpha_{11}$ e $\alpha_{22}$ (o beta da aula teórica) e verifique as situações de equilíbrio das populações dependendo do estado inicial em cada espaço do gráfico de fase. Utilize as quatro situações mostradas em aula relacionadas a capacidade competitiva de cada espécie (tabela 5.1 do Gotelli), o equivalente a:+  * modifique as funções da aula para conterem $\alpha_{21}$ e $\alpha_{12}$ (o beta da aula teórica) e verifique as situações de equilíbrio das populações dependendo do estado inicial em cada espaço do gráfico de fase. Utilize as quatro situações mostradas em aula relacionadas a capacidade competitiva de cada espécie (tabela 5.1 (b) do Gotelli), o equivalente a:
 1. 1.
-  * $ \frac{K1}{K2}> \alpha_{12} $+  * $ \frac{1} {\alpha_{21}} < \frac{K1}{K2} > \alpha_{12} $
 2. 2.
-  * $ \frac{K1}{K2}< \alpha_{12} $+  * $  \frac{1} {\alpha_{21}} > \frac{K1}{K2} < \alpha_{12} $
 3. 3.
-  * $ \frac{K2}{K1}\alpha_{21} $+  * $  \frac{1{\alpha_{21}} > \frac{K1}{K2} > \alpha_{12} $
 4. 4.
-  * $ \frac{K2}{K1}\alpha_{21} $+  * $ \frac{1{\alpha_{21}} < \frac{K1}{K2} < \alpha_{12} $
  
 Note que a notação de $\alpha $ aqui corresponde a: primeiro número //espécie afetada// e segundo a //espécie que afeta//    Note que a notação de $\alpha $ aqui corresponde a: primeiro número //espécie afetada// e segundo a //espécie que afeta//   
Linha 104: Linha 104:
 </box> </box>
      
- 
exercicios/exec_iv.txt · Última modificação: 2024/01/09 18:18 por 127.0.0.1
www.chimeric.de Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0