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exercicios:exe_lvpp [2012/05/21 16:22] – [Porque PV?] mortaraexercicios:exe_lvpp [2012/05/21 18:09] – [Rosenzweig-MacArthur Model] mortara
Linha 17: Linha 17:
 Para começar, baixe e carregue as funções que utilizaremos nesse roteiro {{:exercicios:predadorpizza.r|}} ((funções criadas pelo monitor Fernando //Pizza// Rossine)) Para começar, baixe e carregue as funções que utilizaremos nesse roteiro {{:exercicios:predadorpizza.r|}} ((funções criadas pelo monitor Fernando //Pizza// Rossine))
  
-Uma breve inspeção de cada uma das duas equações nos revela que, ignorando o termo com PV, elas são independentes, e simplificam para modelos exponenciais: decrescimento exponencial para a presa e crescimento exponencial para o predador.+Uma breve inspeção de cada uma das duas equações nos revela que, ignorando o termo com PV, elas são independentes, e simplificam para modelos exponenciais: crescimento exponencial para a presa e decrescimento exponencial para o predador.
  
 Toda a interação das espécies em questão (no caso a predação) está então representada nesse termo. Que tipo de pressuposto leva a essa forma de interação? Toda a interação das espécies em questão (no caso a predação) está então representada nesse termo. Que tipo de pressuposto leva a essa forma de interação?
Linha 121: Linha 121:
 </code> </code>
  
-<box 70% red | Exercício 3: Interpretando o gráfico>+<box 70% red | Exercício 2: Interpretando o gráfico>
  
    *O que representa cada ponto nesse plano?    *O que representa cada ponto nesse plano?
Linha 156: Linha 156:
 </code> </code>
  
-<box 70% red | Exercício 4: Problemática porque?>+<box 70% red | Exercício 3: Problemática porque?>
    * Utilizando as funções dadas, simule sistemas predador-presa com mesmas características e compare ambos com o modelo contínuo.     * Utilizando as funções dadas, simule sistemas predador-presa com mesmas características e compare ambos com o modelo contínuo. 
    * Quais problemas podem ser apontados em relação a interpretação biológica desses modelos?    * Quais problemas podem ser apontados em relação a interpretação biológica desses modelos?
Linha 209: Linha 209:
 Essa seção levanta uma problemática semelhante à da anterior. Essa seção levanta uma problemática semelhante à da anterior.
  
-<box 70% red | Exercício 5: Sobre Quasi-períodos >+<box 70% red | Exercício 4: Sobre Quasi-períodos >
  
   *Mudando o número de picos, alteramos a frequência dos disturbios. Como muda o comportamento das trajetórias com diferentes frequências?   *Mudando o número de picos, alteramos a frequência dos disturbios. Como muda o comportamento das trajetórias com diferentes frequências?
Linha 264: Linha 264:
 </code> </code>
  
-<box 70% red | Exercício 6: Interpretando o gráfico, o retorno >+<box 70% red | Exercício 5: Interpretando o gráfico, o retorno >
  
   * Interprete o gráfico que acabou de fazer    * Interprete o gráfico que acabou de fazer 
   * Aumente a capacidade suporte da presa para diferentes valores e veja como o sistema se comporta.   * Aumente a capacidade suporte da presa para diferentes valores e veja como o sistema se comporta.
-  * Para os diferentes comportamentos do sistema, teste a função LVdiscreto. Os problemas foram resolvidos ou pelo menos mitigados?+  * Para diferentes combinações de parâmetros (e.g. variando capacidade de suporte da presa) teste a função LVdiscreto. Os problemas foram resolvidos ou pelo menos mitigados?
 </box> </box>
exercicios/exe_lvpp.txt · Última modificação: 2024/01/09 18:18 por 127.0.0.1
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