Tabela de conteúdos

VIII) MODELOS MATRICIAIS DE DINÂMICA DE POPULAÇÕES ESTRUTURADAS

Exercício 1



$ N_t = N_0e^{rt}$

$ log(N_t) = log(N_0e^{rt})$

$$ log(N_t) = log(N_0) + rt$$ O que torna a função linear, sendo $log(N_0)$ o intercepto e $r$ a inclinação. Em geral, esses gráficos estão informando que a cada passagem de uma unidade de tempo discreto uma mesma proporção ($r$) da população no tempo anterior é adicionada à população atual.


Exercício 2





Exercício 3

Proporções.txt (abrir no R)




O interessante é que se observa que a taxa de crescimento para cada estágio estabiliza num mesmo valor, que é igual ao valor que a taxa de crescimento da população como um todo estabiliza; nesta caso, $\lambda = 1,83$.



Exercício 4








Os circulos azuis indicam a situação original da matriz de transição.

Exercício 5



Primeiramente, temos que ter claro que o valor final da sobrevivência dos adultos deve ser um valor entre 0 e 1. Desta forma, se $h < 0$ ou $ \frac{h}{h+N} < 0$ e teremos $P_{33} < 0$ ou $ \frac{h}{h+N} > 1$ o que torna possível, matematicamente, encontrarmos $P_{33} > 1$. Isso só não ocorrerá se $P'_{33} < \frac{h+n}{h}$, restringindo portanto os valores de $h$ negativo viáveis, o que aparentemente não faz sentido biológico.
































Figura 1 - Valor da função de denso-dependência em relação a valores de $n$ e $h$. Nos três primeiros gráficos, apenas variamos os valore de $n$ e $h$, para $h$ positivo. No ultimo gráfico, apresentamos os valores da função permitindo que $h$ seja negativo.

Exercício 6



Em outra escala:







Exercício 7

O tempo para a estabilização das proporções será:

  1. Juvenis pequenos = 17 anos(? Não sei a unidade de tempo)
  2. Juvenis grandes = 13 anos
  3. Adultos = 12 anos



Exercício 8





Códigos em R para esses exercícios