**Roteiro da prática – equação logistica**
**0. Preparação **
* a. Baixe o arquivo {{exercicios:praticalogistica.xls|praticalogistica.xls}}
* b. Abra-o no Excel e selecione a planilha Modelo Logistico (ML)
* c. As colunas da planilha ML representam, respectivamente: o tempo, t, o tamanho populacional da espécie 1, X1(t), a taxa de crescimento populacional da espécie 1, R1, o tamanho populacional da espécie 2, X(t), a taxa de crescimento populacional da espécie 2, R2,
* d. Cada linha da planilha ML representa um passo de tempo.
* e. A planilha Figura 1 contém o gráfico X(t) e X2(t) por t.
* f. Para alterar R1 e R2 basta mudar as células correspondentes na primeira linha.
* g. Para alterar X1(0) e X2(0) basta mudar as células correspondentes na primeira linha
* h. Formem duplas.
**1. Qual o efeito de variar X(0) e R?**
* a. Cada dupla receberá um valor de R que deverá ser usado tanto para população 1 quanto para a população 2, de tal forma que R = R1 = R2.
* b. Cada grupo deverá simular a dinâmica das duas populações para as diferentes valores de X(0)
* i. X1(0) = 0,1 e X2(0) = 0,9
* ii. X1(0) = 0,3 e X2(0) = 0,7
* iii. X1(0) = 0,4 e X2(0) = 0,6
* iv. X1(0) = 0,5001 e X2(0) = 0,5000
**2. Perguntas (para responder e entregar por duplas)**
* a. Quantos valores diferentes de tamanho populacional são observados entre t=50 e t=66 (use apenas 5 casas decimais e anote os valores).
* b. Para os valores testados, a condição inicial influencia o resultado final?
* c. Como você caracterizaria a dinâmica observada?
* i. Ela tende, sem oscilar, para um ponto de equilíbrio.
* ii. Ela oscila até chegar em um ponto de equilíbrio.
* iii. Ela apresenta oscilações estáveis entre dois valores.
* iv. Ela apresenta oscilações estáveis entre quatro valores.
* v. Ela apresenta oscilações estáveis entre oito valores.
* vi. Ela varia de forma a não apresentar valores repetidos.
* d. Na aula da manhã, nós encontramos que um ponto de equilíbrio da equação logística é X*=(R-1)/R. Coloque este valor em X1(0) e X2(0). Entre os valores de t=0 e t= 10, o que acontece com o tamanho populacional?
* e. Nas condições do exercício d, o tamanho populacional permanece constante para t=80?