**Roteiro da prática – equação logistica** **0. Preparação ** * a. Baixe o arquivo {{exercicios:praticalogistica.xls|praticalogistica.xls}} * b. Abra-o no Excel e selecione a planilha Modelo Logistico (ML) * c. As colunas da planilha ML representam, respectivamente: o tempo, t, o tamanho populacional da espécie 1, X1(t), a taxa de crescimento populacional da espécie 1, R1, o tamanho populacional da espécie 2, X(t), a taxa de crescimento populacional da espécie 2, R2, * d. Cada linha da planilha ML representa um passo de tempo. * e. A planilha Figura 1 contém o gráfico X(t) e X2(t) por t. * f. Para alterar R1 e R2 basta mudar as células correspondentes na primeira linha. * g. Para alterar X1(0) e X2(0) basta mudar as células correspondentes na primeira linha * h. Formem duplas. **1. Qual o efeito de variar X(0) e R?** * a. Cada dupla receberá um valor de R que deverá ser usado tanto para população 1 quanto para a população 2, de tal forma que R = R1 = R2. * b. Cada grupo deverá simular a dinâmica das duas populações para as diferentes valores de X(0) * i. X1(0) = 0,1 e X2(0) = 0,9 * ii. X1(0) = 0,3 e X2(0) = 0,7 * iii. X1(0) = 0,4 e X2(0) = 0,6 * iv. X1(0) = 0,5001 e X2(0) = 0,5000 **2. Perguntas (para responder e entregar por duplas)** * a. Quantos valores diferentes de tamanho populacional são observados entre t=50 e t=66 (use apenas 5 casas decimais e anote os valores). * b. Para os valores testados, a condição inicial influencia o resultado final? * c. Como você caracterizaria a dinâmica observada? * i. Ela tende, sem oscilar, para um ponto de equilíbrio. * ii. Ela oscila até chegar em um ponto de equilíbrio. * iii. Ela apresenta oscilações estáveis entre dois valores. * iv. Ela apresenta oscilações estáveis entre quatro valores. * v. Ela apresenta oscilações estáveis entre oito valores. * vi. Ela varia de forma a não apresentar valores repetidos. * d. Na aula da manhã, nós encontramos que um ponto de equilíbrio da equação logística é X*=(R-1)/R. Coloque este valor em X1(0) e X2(0). Entre os valores de t=0 e t= 10, o que acontece com o tamanho populacional? * e. Nas condições do exercício d, o tamanho populacional permanece constante para t=80?