Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
tutorial.logistica [2013/04/16 23:13] – miudo | tutorial.logistica [2024/01/09 18:17] (atual) – edição externa 127.0.0.1 | ||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | **Roteiro da prática – equação | + | **Roteiro da prática – equação |
**0. Preparação ** | **0. Preparação ** | ||
- | * a. Baixe o arquivo | + | * a. Baixe o arquivo |
* b. Abra-o no Excel e selecione a planilha Modelo Logistico (ML) | * b. Abra-o no Excel e selecione a planilha Modelo Logistico (ML) | ||
- | * c. As colunas da planilha ML representam, | + | * c. As colunas da planilha ML representam, |
- | * d. Cada linha da planilha | + | * d. Cada linha da planilha |
- | * e. A planilha Figura 1 contém o gráfico | + | * e. A planilha Figura 1 contém o gráfico |
- | * f. Para alterar | + | * f. Para alterar |
- | * g. Para alterar | + | * g. Para alterar |
* h. Formem duplas. | * h. Formem duplas. | ||
- | **1. Qual o efeito de variar X(0) e R?** | + | **1. Qual o efeito de variar X<sub>(0)</ |
- | * a. Cada dupla receberá um valor de R que deverá ser usado tanto para população 1 quanto para a população 2, de tal forma que R = R1 = R2. | + | * a. Cada dupla receberá um valor de R que deverá ser usado tanto para população 1 quanto para a população 2, de tal forma que R = R< |
- | * b. Cada grupo deverá simular a dinâmica das duas populações para as diferentes valores de X(0) | + | * b. Cada grupo deverá simular a dinâmica das duas populações para as diferentes valores de X<sub>(0)</ |
- | * i. X1(0) = 0,1 e X2(0) = 0,9 | + | * i. X< |
- | * ii. X1(0) = 0,3 e X2(0) = 0,7 | + | * ii. X< |
- | * iii. X1(0) = 0,4 e X2(0) = 0,6 | + | * iii. X< |
- | * iv. X1(0) = 0,5001 e X2(0) = 0,5000 | + | * iv. X< |
- | **2. Perguntas (para responder e entregar por duplas** | + | **2. Perguntas (para responder e entregar por duplas)** |
- | * a. Quantos valores diferentes de tamanho populacional são observados entre t=50 e t=66 (use apenas 5 casas decimais). | + | * a. Quantos valores diferentes de tamanho populacional são observados entre t=50 e t=66 (use apenas 5 casas decimais |
* b. Para os valores testados, a condição inicial influencia o resultado final? | * b. Para os valores testados, a condição inicial influencia o resultado final? | ||
* c. Como você caracterizaria a dinâmica observada? | * c. Como você caracterizaria a dinâmica observada? | ||
- | * i. Ela tende sem oscilar para um ponto de equilíbrio. | + | * i. Ela tende, sem oscilar, para um ponto de equilíbrio. |
* ii. Ela oscila até chegar em um ponto de equilíbrio. | * ii. Ela oscila até chegar em um ponto de equilíbrio. | ||
* iii. Ela apresenta oscilações estáveis entre dois valores. | * iii. Ela apresenta oscilações estáveis entre dois valores. | ||
* iv. Ela apresenta oscilações estáveis entre quatro valores. | * iv. Ela apresenta oscilações estáveis entre quatro valores. | ||
* v. Ela apresenta oscilações estáveis entre oito valores. | * v. Ela apresenta oscilações estáveis entre oito valores. | ||
- | * vi. Ela | + | * vi. Ela varia de forma a não apresentar valores repetidos. |
- | * d. Na aula da manhã, nós encontramos que um ponto de equilíbrio da equação logística é X*=(1-R)/R. Coloque este valor em X1(0) e X2(0). Entre os valores de t=0 e t= 10, o que acontece com o tamanho populacional? | + | * d. Na aula da manhã, nós encontramos que um ponto de equilíbrio da equação logística é X*=(R-1)/R. Coloque este valor em X< |
* e. Nas condições do exercício d, o tamanho populacional permanece constante para t=80? | * e. Nas condições do exercício d, o tamanho populacional permanece constante para t=80? | ||