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| roteiros:matriz [2012/05/25 13:42] – [Objetivo] mortara | roteiros:matriz [2024/01/09 18:18] (atual) – edição externa 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Linha 65: | Linha 65: | ||
| <box 70% red | Exercício 1: Interpretando os gráficos > | <box 70% red | Exercício 1: Interpretando os gráficos > | ||
| * A projeção observada no gráfico (a) é condizente com o esperado pelo modelo de crescimento estruturado? | * A projeção observada no gráfico (a) é condizente com o esperado pelo modelo de crescimento estruturado? | ||
| - | * Como você interpretaria o padrão | + | * Como você interpretaria o padrão observado no gráfico (b). |
| </ | </ | ||
| - | Vamos calcular a taxa de incremento para toda a população a cada intervalo de tempo, definida como $R(t)$ | ||
| - | |||
| - | $R(t) = N_{t+1}/ | ||
| - | |||
| - | < | ||
| - | N.total <- apply(N.projecoes, | ||
| - | Rs <- N.total[-1]/ | ||
| - | plot(0: | ||
| - | </ | ||
| - | |||
| - | <box 80% red | Exercício> | ||
| - | * 1. Qual a contribuição, | ||
| - | * 2. Essa contribuição das classes varia ao longo do tempo? | ||
| - | * 3. Ilustre sua resposta com projeções de populações e gráficos dessas simulações. | ||
| - | * 4. Calcule a taxa de crescimento da população a cada intervalo de tempo e faça o gráfico dessa taxa ao longo do tempo. | ||
| - | </ | ||
| ==== Uma ajuda ==== | ==== Uma ajuda ==== | ||
| - | Abaixo uma função para projetar populações a partir da matriz de transição e do estado inicial (tmax é o tempo máximo de projeção). É basicamente o que fizemos anteriormente, | + | Abaixo |
| <box blue 90% | Função proj.mat> | <box blue 90% | Função proj.mat> | ||
| Linha 99: | Linha 83: | ||
| for(i in 2:(tmax+1)) | for(i in 2:(tmax+1)) | ||
| { | { | ||
| - | res.mat[i, | + | res.mat[i, |
| } | } | ||
| return(res.mat) | return(res.mat) | ||
| Linha 116: | Linha 100: | ||
| </ | </ | ||
| </ | </ | ||
| + | ===== Taxa de Crescimento | ||
| + | |||
| + | $ \lambda = \frac{N_{t}}{N_{t-1}}$ | ||
| - | ===== Taxa de Crescimento | ||
| Vamos ver como a taxa de crescimento se comporta! | Vamos ver como a taxa de crescimento se comporta! | ||
| + | |||
| < | < | ||
| ############################# | ############################# | ||
| Linha 124: | Linha 111: | ||
| ############################# | ############################# | ||
| lambPop< | lambPop< | ||
| - | matplot(1: | + | matplot(1: |
| </ | </ | ||
| Linha 131: | Linha 118: | ||
| * projete a população a tempos mais longos! | * projete a população a tempos mais longos! | ||
| * veja como se comporta a taxa de crescimento da população $\lambda= \frac{N_t}{N_{t-1}}$ | * veja como se comporta a taxa de crescimento da população $\lambda= \frac{N_t}{N_{t-1}}$ | ||
| - | * faça o mesmo variando | + | * faça o mesmo variando |
| * como se comporta essa taxa ao longo do tempo? Ele muda (qualitativamente) quando muda algum parâmetro da população (transições, | * como se comporta essa taxa ao longo do tempo? Ele muda (qualitativamente) quando muda algum parâmetro da população (transições, | ||
| Linha 147: | Linha 134: | ||
| matplot(1: | matplot(1: | ||
| </ | </ | ||
| + | |||
| + | <box 80% red | Exercício> | ||
| + | * 1. Qual a contribuição, | ||
| + | * 2. Essa contribuição das classes varia ao longo do tempo? | ||
| + | * 3. Ilustre sua resposta com projeções de populações e gráficos dessas simulações. | ||
| + | * 4. Calcule a taxa de crescimento da população a cada intervalo de tempo e faça o gráfico dessa taxa ao longo do tempo. | ||
| + | </ | ||
| <box 70% red| Exercício (de novo? | <box 70% red| Exercício (de novo? | ||
| Linha 182: | Linha 176: | ||
| <box 80% red| Exercício> | <box 80% red| Exercício> | ||
| * 1. A sobrevivência do adulto tem muita influência no destino da população? | * 1. A sobrevivência do adulto tem muita influência no destino da população? | ||
| - | * 2. A extinção da população é imediata quanto a taxa de sobrevivência de adultos é zero? | + | * 2. Se você fosse pensar em uma extração sustentável dessa população, |
| - | * 3. Faça o mesmo para a transição de sementes para juvenil e compare com a sobrevivência do adulto. Qual transição é mais importante para o destino da população? | + | * 3. A extinção da população é imediata quanto a taxa de sobrevivência de adultos é zero? |
| - | * 4. A proporção dos estádios em relação ao total da população é diferente entre cenários da matriz com perturbação e da matriz original? | + | * 4. Faça o mesmo para a transição de sementes para juvenil e compare com a sobrevivência do adulto. Qual transição é mais importante para o destino da população? |
| + | * 5. A proporção dos estádios em relação ao total da população é diferente entre cenários da matriz com perturbação e da matriz original? | ||
| Linha 235: | Linha 230: | ||
| return(mat) | return(mat) | ||
| } | } | ||
| - | #estado inical | + | cory |
| - | n0=c(10, | + | # estado inical |
| + | n0=matrix(c(10,5,2), ncol=1) | ||
| ## tempo 1 | ## tempo 1 | ||
| - | n1 = n0 %*% cory | + | n1 = |
| - | n1d= n0 %*% ddf(n0, | + | n1 |
| + | n1d= ddf(n0, | ||
| n1 | n1 | ||
| n1d | n1d | ||
| ## tempo 2 | ## tempo 2 | ||
| - | n2 = n1 %*% cory | + | n2 = |
| - | n2d=n1d %*% ddf(n1d,cory,h=10, st=3) | + | n2 |
| + | n2d= ddf(n1,cory,h=10, st=3)%*% n1 | ||
| n2 | n2 | ||
| n2d | n2d | ||
| ## tempo 3 | ## tempo 3 | ||
| - | n3 = n2 %*% cory | + | n3 = cory %*% n2 |
| - | n3d=n2d | + | |
| n3 | n3 | ||
| - | n3d | + | n3d= ddf(n2, |
| + | n2 | ||
| + | n2d | ||
| </ | </ | ||
| Linha 266: | Linha 265: | ||
| for(i in 2:(tmax+1)) | for(i in 2:(tmax+1)) | ||
| { | { | ||
| - | res.mat[i, | + | res.mat[i, |
| } | } | ||
| return(res.mat) | return(res.mat) | ||
| Linha 276: | Linha 275: | ||
| prop.estdd< | prop.estdd< | ||
| matplot(0: | matplot(0: | ||
| + | ## tmax = 100 | ||
| + | res.corydd< | ||
| + | res.corydd | ||
| + | matplot(0: | ||
| + | prop.estdd< | ||
| + | matplot(0: | ||
| </ | </ | ||
| Linha 284: | Linha 288: | ||
| *3. o estado inicial da população influencia a projeção quanto ao estado final da população? | *3. o estado inicial da população influencia a projeção quanto ao estado final da população? | ||
| </ | </ | ||
| - | |||
| ===== Autovalores e autovetores ===== | ===== Autovalores e autovetores ===== | ||
| Linha 298: | Linha 301: | ||
| O que acontece é que frequentemente em Ecologia ouvimos dizer de autovalores e autovetores. Isso aparece em: em análises multivariadas de ordenação; | O que acontece é que frequentemente em Ecologia ouvimos dizer de autovalores e autovetores. Isso aparece em: em análises multivariadas de ordenação; | ||
| - | Para o nosso caso em crescimento populacional estruturado podemos encontrar o $\lambda$ assintótico simplesmente encontrando o autovalor dominante da matriz de projeção. Autovalores são representados por $ \lambda $ e correspondem | + | Para o nosso caso em crescimento populacional estruturado podemos encontrar o $\lambda$ assintótico simplesmente encontrando o autovalor dominante da matriz de projeção. Autovalores são representados por $ \lambda $ e correspondem |
| <box 80% green |Resumindo> | <box 80% green |Resumindo> | ||
| Linha 341: | Linha 344: | ||
| w <- Re(aval.A$vectors[, | w <- Re(aval.A$vectors[, | ||
| w | w | ||
| - | round(w/ | + | round(w/ |
| </ | </ | ||
| Linha 369: | Linha 372: | ||
| Podemos obter o autovalor esquerdo realizando uma análise de autovalor na matriz de projeção transposta. As posições do autovalor dominante direito e esquerdo são as mesmas. Extraímos apenas o autovetor esquerdo e o escalonamos, | Podemos obter o autovalor esquerdo realizando uma análise de autovalor na matriz de projeção transposta. As posições do autovalor dominante direito e esquerdo são as mesmas. Extraímos apenas o autovetor esquerdo e o escalonamos, | ||
| + | |||
| + | De novo com a nossa matriz " | ||
| < | < | ||
| Linha 401: | Linha 406: | ||
| < | < | ||
| + | L1 <- Re(aval.A$values[1]) | ||
| elas <- (A/L1) * S | elas <- (A/L1) * S | ||
| round(elas, 3) | round(elas, 3) | ||
| Linha 412: | Linha 418: | ||
| ==== Comparando as análises ==== | ==== Comparando as análises ==== | ||
| Vamos agora fazer uma sequência de análises usando a álgebra matricial e depois compará-la com o pacote // | Vamos agora fazer uma sequência de análises usando a álgebra matricial e depois compará-la com o pacote // | ||
| + | |||
| + | E para finalizar, faremos os cálculos com o nosso modelo para o cacto. | ||
| < | < | ||
| Linha 424: | Linha 432: | ||
| lamb | lamb | ||
| abline(h=lamb, | abline(h=lamb, | ||
| - | v=Re(eigen.cory$vectors[, | + | v.cory=Re(eigen.cory$vectors[, |
| - | v | + | v.cory |
| - | vr=v/v[1] | + | vr.cory=v.cory/v.cory[1] |
| - | vr # agora sim o valor reprodutivo padronizado para escala da primeira classe | + | vr.cory # agora sim o valor reprodutivo padronizado para escala da primeira classe |
| - | w=Re(eigen.tcory$vectors[, | + | w.cory=Re(eigen.tcory$vectors[, |
| - | w/sum(w) | + | w.cory/sum(w.cory) |
| prop.est[100, | prop.est[100, | ||
| ### sensibilidade | ### sensibilidade | ||
| - | vms=vr%*%t(w) | + | vms.cory=vr.cory%*%t(w.cory) |
| - | S=vms/ | + | S.cory=vms.cory/ |
| ### elasticidade | ### elasticidade | ||
| - | (cory/ | + | (cory/ |
| ############################## | ############################## | ||
| ## conferindo nossos cálculos | ## conferindo nossos cálculos | ||
| ############################# | ############################# | ||
| + | # se voce ainda nao tem o pacote popbio, instale-o com o comando abaixo retirando a #: | ||
| + | # install.packages(" | ||
| library(popbio) | library(popbio) | ||
| eigen.analysis(cory) | eigen.analysis(cory) | ||
| </ | </ | ||
| + | |||
| + | ===== Extração e Manejo ===== | ||
| + | |||
| + | [[exercicios: | ||
| + | |||