Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
| Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
| exercicios:exe_lvpp [2012/05/21 14:47] – [Modelo Predador-Presa] adalardo | exercicios:exe_lvpp [2024/01/09 18:18] (atual) – edição externa 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Linha 7: | Linha 7: | ||
| Essas equações são relativamente simples: | Essas equações são relativamente simples: | ||
| - | * variação do presa (vítima): $$ dV/dt = bV - aPV $$ | + | * variação do presa (vítima): $$ \frac{dV}{dt} = bV - aPV $$ |
| - | * variação do predador: $$ dP/dt = eaPV -sP $$ | + | * variação do predador: $$ \frac{dP}{dt} = eaPV -sP $$ |
| <box 70% red | Exercício 1: Interpretando os parâmetros > | <box 70% red | Exercício 1: Interpretando os parâmetros > | ||
| Linha 17: | Linha 17: | ||
| Para começar, baixe e carregue as funções que utilizaremos nesse roteiro {{: | Para começar, baixe e carregue as funções que utilizaremos nesse roteiro {{: | ||
| - | Uma breve inspeção de cada uma das duas equações nos revela que, ignorando o termo com PV, elas são independentes, | + | Uma breve inspeção de cada uma das duas equações nos revela que, ignorando o termo com PV, elas são independentes, |
| Toda a interação das espécies em questão (no caso a predação) está então representada nesse termo. Que tipo de pressuposto leva a essa forma de interação? | Toda a interação das espécies em questão (no caso a predação) está então representada nesse termo. Que tipo de pressuposto leva a essa forma de interação? | ||
| Linha 24: | Linha 24: | ||
| < | < | ||
| + | source(" | ||
| + | |||
| randomwalk(25, | randomwalk(25, | ||
| </ | </ | ||
| Linha 119: | Linha 121: | ||
| </ | </ | ||
| - | <box 70% red | Exercício | + | <box 70% red | Exercício |
| *O que representa cada ponto nesse plano? | *O que representa cada ponto nesse plano? | ||
| Linha 154: | Linha 156: | ||
| </ | </ | ||
| - | <box 70% red | Exercício | + | <box 70% red | Exercício |
| * Utilizando as funções dadas, simule sistemas predador-presa com mesmas características e compare ambos com o modelo contínuo. | * Utilizando as funções dadas, simule sistemas predador-presa com mesmas características e compare ambos com o modelo contínuo. | ||
| * Quais problemas podem ser apontados em relação a interpretação biológica desses modelos? | * Quais problemas podem ser apontados em relação a interpretação biológica desses modelos? | ||
| Linha 207: | Linha 209: | ||
| Essa seção levanta uma problemática semelhante à da anterior. | Essa seção levanta uma problemática semelhante à da anterior. | ||
| - | <box 70% red | Exercício | + | <box 70% red | Exercício |
| *Mudando o número de picos, alteramos a frequência dos disturbios. Como muda o comportamento das trajetórias com diferentes frequências? | *Mudando o número de picos, alteramos a frequência dos disturbios. Como muda o comportamento das trajetórias com diferentes frequências? | ||
| Linha 262: | Linha 264: | ||
| </ | </ | ||
| - | <box 70% red | Exercício | + | <box 70% red | Exercício |
| * Interprete o gráfico que acabou de fazer | * Interprete o gráfico que acabou de fazer | ||
| * Aumente a capacidade suporte da presa para diferentes valores e veja como o sistema se comporta. | * Aumente a capacidade suporte da presa para diferentes valores e veja como o sistema se comporta. | ||
| - | * Para os diferentes | + | * Para diferentes |
| </ | </ | ||