Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
exercicios:exe3 [2012/05/16 17:46] – [Integração Numérica do Crescimento Logístico] adalardoexercicios:exe3 [2012/05/18 12:22] – [Estocasticidade Ambiental] adalardo
Linha 76: Linha 76:
 <box green 80%|Desafio: Resolução Algébrica > <box green 80%|Desafio: Resolução Algébrica >
  
-Como somos desconfiados, assim como todo cientista, resolvemos colocar em prova a resolução apresentada pelo Gotelli. Use o Maxima para resolver a equação diferencial do Crescimento Logístico, dicas: +Como somos desconfiados, assim como todo cientista, resolvemos colocar em prova a resolução apresentada pelo Gotelli. Use o Maxima (ou o site do [[http://www.wolframalpha.com/]]) ((a expressão que deve ser colocada no site é: n'(t)=n(t)*r*(1- n(t)/K) ))para resolver a equação diferencial do Crescimento Logístico, dicas: 
-  * lembre-se que a constante de integração (%c) é equivalente ao estado inicial (N0) +  * lembre-se que a constante de integração (%c) é indeterminada e para chegar a uma expressão que faça sentido deve, em algum momento na simplificação da resolução, resolver a equação para o estado inicial $t= 0$, assim substitui o %c por uma expressão que contém N0: a situação inicial de nossa população. 
-  * caso não consiga simplificar a expressão para chegar mesma representação, não desespere... é difícil mesmo! +  * caso não consiga simplificar a expressão para chegar à mesma representação, não desespere... é difícil mesmo! Vc. pode alternativamente, testar se a expressão resultante, isolada para N(t), produz o mesmo resultado que a solução do Gotelli, simulando populações com as duas expressões e comparando os resultados em gráficos.  
  
 </box> </box>
Linha 136: Linha 136:
 tmax=100 tmax=100
 resK.mat=matrix(NA, ncol=length(K.seq),nrow=tmax+1) resK.mat=matrix(NA, ncol=length(K.seq),nrow=tmax+1)
-for(i in 1:length(N0.seq))+for(i in 1:length(K.seq))
 { {
 resK.mat[,i]<-cresc.log(N0=1,r=0.1,K=K.seq[i],tseq=0:tmax) resK.mat[,i]<-cresc.log(N0=1,r=0.1,K=K.seq[i],tseq=0:tmax)
Linha 145: Linha 145:
 </code> </code>
 </box> </box>
- 
 ===== Integração Numérica do Crescimento Logístico  ===== ===== Integração Numérica do Crescimento Logístico  =====
 {{:exercicios:poptrem.jpg?200  |  }}A regessão logística é uma equação diferencial ordinária. Podemos resolver essa equação para um dado intervalo de tempo utilizando integração numérica. A técnica consiste basicamente em transformar os passos infinitamente pequenos do cálculo (dx) em passos muito pequenos, porém finitos. O pacote deSolve do R contém a função ode que faz o serviço por nós! Abaixo descrevemos um função básica para integração numérica da função logística. Precisamos primeiro definir a função básica, no caso uma logística contínua. {{:exercicios:poptrem.jpg?200  |  }}A regessão logística é uma equação diferencial ordinária. Podemos resolver essa equação para um dado intervalo de tempo utilizando integração numérica. A técnica consiste basicamente em transformar os passos infinitamente pequenos do cálculo (dx) em passos muito pequenos, porém finitos. O pacote deSolve do R contém a função ode que faz o serviço por nós! Abaixo descrevemos um função básica para integração numérica da função logística. Precisamos primeiro definir a função básica, no caso uma logística contínua.
Linha 178: Linha 177:
 <code> <code>
 plot(res[,1], res[,2], main="Crescimento Logístico", type="l", xlab="Tempo", ylab="N", col="red" ) plot(res[,1], res[,2], main="Crescimento Logístico", type="l", xlab="Tempo", ylab="N", col="red" )
-legend("topleft", "N0=1;r = 1; K = f100", bty="n")+legend("topleft", "N0=1;r = 1; K = 100", bty="n")
 </code> </code>
  
Linha 189: Linha 188:
 ====== Estocasticidade Ambiental ====== ====== Estocasticidade Ambiental ======
  
-Vamos partir da equação logística acima e sua solução integração numérica para criar uma situação com estocasticidade ambiental. Nessa função teremos três parâmetros:  +Vamos partir da equação logística acima e sua solução integração numérica para criar uma situação com estocasticidade ambiental. No caso do modelo exponencial a estocasticidade estava representada por uma variação no //r//, na logística vamos modelar a uma variação aleatória na capacidade de suporte.  
-  * rmediouma taxa média do crescimento populacional +Nessa função teremos três parâmetros:  
-  * varr: uma variância do rmedio+  * r: taxa de crescimento populacional
   * K: capacidade de suporte   * K: capacidade de suporte
 +  * varK: uma variância do K
  
 <code> <code>
Linha 198: Linha 198:
   {   {
    n<-y[1]    n<-y[1]
-   r<-rnorm(1,mean=parms[1],sd=sqrt(parms[2])) +   r<-parms[1] 
-   K<-parms[3]+   K<-rnorm(1,mean=parms[2],sd=sqrt(parms[3]))
    dN.dt<-r* n* (1- n/K)    dN.dt<-r* n* (1- n/K)
    return(list(c(dN.dt)))     return(list(c(dN.dt))) 
   }    } 
-y0 = c(1+y0 = c(10
-prmt=c(rmedio=0.1varr=0.1K=10+prmt=c(r=0.15K=30varK=20
-st=seq(0.1,200,by=0.01)+st=seq(0,100,by=0.01)
 res.clogEst= ode(y=y0,times=st, func=clogEst,parms=prmt) res.clogEst= ode(y=y0,times=st, func=clogEst,parms=prmt)
 plot(res.clogEst[,1], res.clogEst[,2], type="l", col="red",lwd=2, xlab="tempo", ylab="y") plot(res.clogEst[,1], res.clogEst[,2], type="l", col="red",lwd=2, xlab="tempo", ylab="y")
 </code> </code>
  
-<box red 70%| Exercício>+<box red 70%| Exercício 2>
  
   * Use as simulações com estocasticidade ambiental para reponder:   * Use as simulações com estocasticidade ambiental para reponder:
-  * Qual parâmetros aumentam a amplitude da oscilação e qual o paralelo com biologia+  * Qual parâmetros aumentam a amplitude da oscilação e qual a interpretação biológica
-  * É possível ocorrer extinção da população com taxas de crescimento positivo? Demonstre com simulações. +  * É possível ocorrer extinção da população com taxas de crescimento positivo? Demonstre com simulações. 
 + 
  
 </box> </box>
- 
 ====== Crescimento Logístico com Retardo ====== ====== Crescimento Logístico com Retardo ======
  
Linha 223: Linha 223:
 Vamos simular algumas trajetórias para esses modelos contínuos com retardo. A solução numérica de uma equação diferencial não é trivial! Para tanto vamos usar o pacote **PBSddsolve** do R.   Vamos simular algumas trajetórias para esses modelos contínuos com retardo. A solução numérica de uma equação diferencial não é trivial! Para tanto vamos usar o pacote **PBSddsolve** do R.  
 <code> <code>
 +#se ainda nao tem o pacote, instalar com o comando:
 +install.packages("PBSddesolve")
 require(PBSddesolve) require(PBSddesolve)
 clogDelay <- function(t,N,parms)  clogDelay <- function(t,N,parms) 
Linha 255: Linha 257:
   * maior de 1,5   * maior de 1,5
  
-<box 50% red | Exercício 4>+<box 50% red | Exercício 3>
 Apresente as simulações anteriores em gráficos e discorra sobre o que está acontecendo nesses intervalos de valores e o significado de //r* retardo// Apresente as simulações anteriores em gráficos e discorra sobre o que está acontecendo nesses intervalos de valores e o significado de //r* retardo//
  
exercicios/exe3.txt · Última modificação: 2024/01/09 18:18 por 127.0.0.1
www.chimeric.de Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0