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mod1:mat_apoio:neutral [2011/07/20 14:19] – edição externa 127.0.0.1 | mod1:mat_apoio:neutral [2024/01/11 15:21] (atual) – edição externa 127.0.0.1 |
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Um processo estocástico é qualquer situação em que há mais de um estado possível, cada um com uma probabilidade. A Teoria Neutra é uma classe particular destes processos, chamada [[http://en.wikipedia.org/wiki/Markov_chain|Cadeia de Markov]]. Numa Cadeia de Markov o tempo é discreto, e a cada intervalo o sistema pode mudar de estado, com uma certa probabilidade. As probabilidades de mudança de um estado para outro dependem apenas do estado presente ((Portanto podem ser expressas em matrizes de transição do tempo t ao tempo t+1, como no [[mod1:mat_apoio:dinamica_matricial|exercício de modelos matriciais]] )). | Um processo estocástico acontece quando temos mais de um estado possível para um sistema, e podemos //pular// para cada um com uma certa probabilidade. A Teoria Neutra se encaixa em uma classe particular destes processos, chamada [[http://en.wikipedia.org/wiki/Markov_chain|Cadeia de Markov]]. Nessa Cadeia de Markov o tempo é discreto, e a cada intervalo o sistema pode mudar de estado, com uma certa probabilidade. As probabilidades de mudança de um estado para outro dependem apenas do estado presente ((Portanto podem ser expressas em matrizes de transição do tempo t ao tempo t+1, como no [[mod1:mat_apoio:dinamica_matricial|exercício de modelos matriciais]] )). |
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Para entender duas propriedades importantes destes processos, vamos simular dois casos simples. | Para entender duas propriedades importantes destes processos, vamos simular dois casos simples. |
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Agora vamos imaginar um jogo de apostas entre dois jogadores, sem empates. A cada rodada o perdedor da aposta paga uma quantia fixa ao ganhador. Esta [[http://en.wikipedia.org/wiki/Zero-sum|é uma dinâmica de soma zero]], pois o valor total em jogo não se altera. O que muda é apenas a fração deste total em poder de cada jogador. | Agora vamos imaginar um jogo de apostas entre dois jogadores, sem empates. A cada rodada o perdedor da aposta paga uma quantia fixa ao ganhador. Os dois jogadores tem a mesma probabilidade de ganhar a cada rodada. Esta [[http://en.wikipedia.org/wiki/Zero-sum|é uma dinâmica de soma zero]], pois o valor total em jogo não se altera. O que muda é apenas a fração deste total em poder de cada jogador. |
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Em nossa simulação, o jogo só termina quando acaba, ou seja, quando um dos dois jogadores perde todo o dinheiro. Vamos simular esta situação com a função em R abaixo: | Em nossa simulação, o jogo só termina quando acaba, ou seja, quando um dos dois jogadores perde todo o dinheiro. Vamos simular esta situação com a função em R abaixo: |
* Qual o efeito de uma maior taxa de especiação na metacomunidade sobre a dinâmica da metacomunidade? | * Qual o efeito de uma maior taxa de especiação na metacomunidade sobre a dinâmica da metacomunidade? |
* O que acontece se a metacomunidade é muito pequena? | * O que acontece se a metacomunidade é muito pequena? |
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| ===== Arquivos ===== |
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| Ao invés de copiar e colar o código de cada função, você pode carregar todas elas de uma vez no R. Para isso, copie o arquivo de funções abaixo para seu diretório, e em seguida digite o comando |
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| source("funcoes_neutr.r") |
| </code> |
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| * Códigos das funções: {{:mod1:mat_apoio:funcoes_neutr.r}} |
| * Todos os comandos deste exercício: {{:mod1:mat_apoio:ex_neutra.r}} ((veja [[http://ecologia.ib.usp.br/bie5782/doku.php?id=bie5782:02_tutoriais:tutorial1:start#o_codigo_e_tudo|aqui]] como executar comandos de um arquivo de código no R)) |