ECOLOGIA VEGETAL 2012
Módulo I
Tópicos
Material de Apoio
*/
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
| Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
| mod1:mat_apoio:neutral [2010/09/14 22:05] – paulo | mod1:mat_apoio:neutral [2024/01/11 15:21] (atual) – edição externa 127.0.0.1 | ||
|---|---|---|---|
| Linha 6: | Linha 6: | ||
| {{: | {{: | ||
| - | Um processo estocástico | + | Um processo estocástico |
| Para entender duas propriedades importantes destes processos, vamos simular dois casos simples. | Para entender duas propriedades importantes destes processos, vamos simular dois casos simples. | ||
| Linha 57: | Linha 57: | ||
| O que acontece se deixamos os bêbados um pouco menos cambaleantes? | O que acontece se deixamos os bêbados um pouco menos cambaleantes? | ||
| + | |||
| < | < | ||
| + | set.seed(42) # semente de números aleatórios | ||
| bebado(n=10, | bebado(n=10, | ||
| - | <\code> | + | </code> |
| Estes bêbados que balançam menos estão menos sujeitos a terminar no abismo? Certifique-se disto aumentando o número de intervalos de tempo: | Estes bêbados que balançam menos estão menos sujeitos a terminar no abismo? Certifique-se disto aumentando o número de intervalos de tempo: | ||
| < | < | ||
| + | set.seed(42) | ||
| bebado(n=10, | bebado(n=10, | ||
| </ | </ | ||
| Linha 68: | Linha 71: | ||
| == Pergunta == | == Pergunta == | ||
| - | Uma caminhada aleatória com fronteira de absorção tem um único desfecho, dado tempo suficiente. Qual é? | + | Esta caminhada aleatória com fronteira de absorção tem um único desfecho, dado tempo suficiente. Qual é? |
| ==== Um Joguinho Besta ==== | ==== Um Joguinho Besta ==== | ||
| {{: | {{: | ||
| - | Agora vamos imaginar um jogo de apostas entre dois jogadores, sem empates. A cada rodada o perdedor da aposta paga uma quantia fixa ao ganhador. Esta [[http:// | + | Agora vamos imaginar um jogo de apostas entre dois jogadores, sem empates. A cada rodada o perdedor da aposta paga uma quantia fixa ao ganhador. Os dois jogadores tem a mesma probabilidade de ganhar a cada rodada. Esta [[http:// |
| Em nossa simulação, | Em nossa simulação, | ||
| Linha 154: | Linha 157: | ||
| * '' | * '' | ||
| * '' | * '' | ||
| - | * '' | + | * '' |
| * '' | * '' | ||
| * '' | * '' | ||
| Linha 177: | Linha 180: | ||
| ==== Incluindo Migrações ==== | ==== Incluindo Migrações ==== | ||
| + | {{: | ||
| Sabemos que as comunidades não são sistemas fechados. Então a chegada de migrantes pode compensar a perda de espécies que vimos na simulação anterior. Vamos supor, então, que há um reservatório externo de migrantes, que chamamos **metacomunidade**. Uma maneira bem simples de se fazer isto é supor uma metacomunidade infinita, com todas as espécies do início da simulação, | Sabemos que as comunidades não são sistemas fechados. Então a chegada de migrantes pode compensar a perda de espécies que vimos na simulação anterior. Vamos supor, então, que há um reservatório externo de migrantes, que chamamos **metacomunidade**. Uma maneira bem simples de se fazer isto é supor uma metacomunidade infinita, com todas as espécies do início da simulação, | ||
| Linha 240: | Linha 244: | ||
| ==== Uma Metacomunidade mais Realista ==== | ==== Uma Metacomunidade mais Realista ==== | ||
| - | Um reservatório | + | [[http:// |
| + | |||
| + | Um reservatório | ||
| Mas se a metacomunidade também segue a dinâmica estocástica de soma zero, também perderá espécies com o tempo. Como resolver? Começamos por admitir que a metacomunidade é muito maior que a comunidade, pois representa o //pool// regional de colonizadores. Ou seja, é um sistema bem maior, pois tem mais espécies e indivíduos. Vamos supor, muito modestamente, | Mas se a metacomunidade também segue a dinâmica estocástica de soma zero, também perderá espécies com o tempo. Como resolver? Começamos por admitir que a metacomunidade é muito maior que a comunidade, pois representa o //pool// regional de colonizadores. Ou seja, é um sistema bem maior, pois tem mais espécies e indivíduos. Vamos supor, muito modestamente, | ||
| Linha 255: | Linha 261: | ||
| Já vemos que para tamanhos razoáveis (ou mesmo pequenos) de metacomunidades a erosão de espécies é bem lenta. Portanto, uma entrada de espécies também a uma taxa muito lenta já seria suficiente para compensar as extinções. Se for tão lenta quanto o tempo necessário para a evolução de uma nova espécie no sistema já temos a solução: na metacomunidade, | Já vemos que para tamanhos razoáveis (ou mesmo pequenos) de metacomunidades a erosão de espécies é bem lenta. Portanto, uma entrada de espécies também a uma taxa muito lenta já seria suficiente para compensar as extinções. Se for tão lenta quanto o tempo necessário para a evolução de uma nova espécie no sistema já temos a solução: na metacomunidade, | ||
| - | Assim, definimos uma taxa de especiação, | + | Assim, definimos uma taxa de especiação, |
| Aqui vai a função para simular estes dois sistemas acoplados, que é o cenário imaginado por Hubbell: | Aqui vai a função para simular estes dois sistemas acoplados, que é o cenário imaginado por Hubbell: | ||
| Linha 342: | Linha 348: | ||
| * '' | * '' | ||
| - | Avalie | + | Usando os tamanhos de comunidades e metacomunidades que já definimos, avalie |
| < | < | ||
| Linha 356: | Linha 362: | ||
| ==Perguntas== | ==Perguntas== | ||
| - | * Em escala de tempo ecológico a metacomunidade | + | * Em escala de tempo ecológico a metacomunidade |
| * Qual o efeito de uma maior taxa de especiação na metacomunidade sobre a dinâmica da metacomunidade? | * Qual o efeito de uma maior taxa de especiação na metacomunidade sobre a dinâmica da metacomunidade? | ||
| * O que acontece se a metacomunidade é muito pequena? | * O que acontece se a metacomunidade é muito pequena? | ||
| + | |||
| + | ===== Arquivos ===== | ||
| + | |||
| + | Ao invés de copiar e colar o código de cada função, você pode carregar todas elas de uma vez no R. Para isso, copie o arquivo de funções abaixo para seu diretório, e em seguida digite o comando | ||
| + | |||
| + | < | ||
| + | source(" | ||
| + | </ | ||
| + | |||
| + | * Códigos das funções: {{: | ||
| + | * Todos os comandos deste exercício: {{: | ||