ECOLOGIA VEGETAL 2012
Módulo I
Tópicos
Material de Apoio
*/
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
mod1:mat_apoio:intro_r [2010/08/16 15:00] – adalardo | mod1:mat_apoio:intro_r [2024/01/11 15:21] (atual) – edição externa 127.0.0.1 | ||
---|---|---|---|
Linha 9: | Linha 9: | ||
</ | </ | ||
- | Primeiro vamos abrir o tal programa e nos familiarizar um pouco com ele. Mas tente não perder muito tempo com essa primeira parte: | + | Primeiro vamos abrir o tal programa e nos familiarizar um pouco com ele. Mas tente não perder muito tempo com essa primeira parte: |
Procure no desktop do seu computador um //R// azul e estiloso como o da figura acima. Se não acharem no desktop tentem | Procure no desktop do seu computador um //R// azul e estiloso como o da figura acima. Se não acharem no desktop tentem | ||
Linha 16: | Linha 16: | ||
Sem desanimar, vamos utilizar o //R// para fazer a coisa mais simples que ele sabe: operações aritméticas. Note que os comandos que devem ser inseridos no programa estarão sempre no formato de texto //code//, com um fundo azulado. | Sem desanimar, vamos utilizar o //R// para fazer a coisa mais simples que ele sabe: operações aritméticas. Note que os comandos que devem ser inseridos no programa estarão sempre no formato de texto //code//, com um fundo azulado. | ||
- | Durante esse roteiro terá duas opções: (1) copiar os códigos que aparecem em um fundo azul claro e colar no console do R ou (2) digitar diretamente no console do //R// os comando que estão no roteiro. Não esqueça de que devem dar um //ENTER// depois de escrever cada linha de comando. | + | Durante esse roteiro terá duas opções: (1) copiar os códigos que aparecem |
< | < | ||
Linha 32: | Linha 32: | ||
Note que o contador mostra a posição do primeiro valor de cada linha de resultado. | Note que o contador mostra a posição do primeiro valor de cada linha de resultado. | ||
- | ===== Prazer, meu nome é Gui, R Gui ===== | + | ===== Um pouco mais de R ===== |
Continuando, | Continuando, | ||
< | < | ||
- | valor=5 | + | valor <- 5 |
- | pares=c(0, | + | pares <- c(0, |
- | cores=c(" | + | cores <- c(" |
</ | </ | ||
- | Quando usamos o símbolo " | + | Quando usamos o símbolo "=" ou "<" |
< | < | ||
ls() | ls() | ||
Linha 55: | Linha 55: | ||
Muito bem. Espero que até aqui ninguém tenha morrido **ainda**. Agora vamos fazer um dos truques mais bacanas do //R//: que comece a jogatina! Você sabia que podemos jogar dados com esse programa? Quer apostar? | Muito bem. Espero que até aqui ninguém tenha morrido **ainda**. Agora vamos fazer um dos truques mais bacanas do //R//: que comece a jogatina! Você sabia que podemos jogar dados com esse programa? Quer apostar? | ||
< | < | ||
- | moeda=c(" | + | moeda <- c(" |
moeda | moeda | ||
sample(moeda, | sample(moeda, | ||
Linha 65: | Linha 65: | ||
A cada vez que você roda // | A cada vez que você roda // | ||
< | < | ||
- | dado=c(1:6) | + | dado <- c(1:6) |
dado | dado | ||
sample(dado, | sample(dado, | ||
Linha 74: | Linha 74: | ||
Gostaram? Mas não vão ficar viciados, hein?! ;-) | Gostaram? Mas não vão ficar viciados, hein?! ;-) | ||
- | Finalmente, vamos às brincadeiras de gente grande. Para a prática de hoje, vamos trabalhar com matrizes. Felizmente é muito fácil transformar um conjunto de dados em uma matriz. | + | Finalmente, vamos às brincadeiras de gente grande. Para a prática de hoje, vamos trabalhar com matrizes. Felizmente é muito fácil transformar um conjunto de dados em uma matriz |
< | < | ||
1:100 | 1:100 | ||
- | array(1:100,dim=c(20,5,1)) | + | matrix(1:100,nrow=20,ncol=5) |
</ | </ | ||
- | Note que //dim// define o número de linhas (20) e colunas (5). | + | Note que os argumentos |
- | Mas podemos ir além e criar um objeto tridimensional: | + | Mas podemos ir além e criar um objeto tridimensional |
< | < | ||
array(1: | array(1: | ||
</ | </ | ||
- | Note que o terceiro valor de // | + | Note que o argumento agora é // |
Linha 93: | Linha 94: | ||
a | a | ||
- | b=array(NA,dim=c(3,3,1)) | + | b=matrix(NA,nrow=3,ncol=3) |
b | b | ||
Linha 106: | Linha 107: | ||
a[1] | a[1] | ||
- | b[3,3,1]=" | + | b[3, |
b | b | ||
- | b[2,2,1]=" | + | b[2, |
b | b | ||
- | b[1,1, | + | b[1, |
b | b | ||
- | b[3,3,1] | + | b[3,3] |
c[3, | c[3, | ||
Linha 122: | Linha 123: | ||
c[3,3,3] | c[3,3,3] | ||
</ | </ | ||
- | Pronto, agora sem querer querendo vocês já sabem indexar! O que é isso? É simplesmente dizer a posição de um objeto que você quer. Se for um objeto simples do tipo linear, como é o caso de //a//, basta escrever o nome do objeto e em seguida um valor dentro dos colchetes (**nome[posição]**). Se for uma matriz como o //b//, você tem que dizer **nome[número da linha, número da coluna, 1]**. Finalmente, se for um objeto tridimensional como o //c// você deve dizer **nome[número da linha, número da coluna, número da fatia do bolo]**. | + | Pronto, agora sem querer querendo vocês já sabem indexar! O que é isso? É simplesmente dizer a posição de um objeto que você quer. Se for um objeto simples do tipo linear, como é o caso de //a//, basta escrever o nome do objeto e em seguida um valor dentro dos colchetes (**nome[posição]**). Se for uma matriz como o //b//, você tem que dizer **nome[número da linha, número da coluna]**. Finalmente, se for um objeto tridimensional como o //c// você deve dizer **nome[número da linha, número da coluna, número da fatia do bolo]**. |
+ | |||
+ | <box 50% red | Que horas são? > | ||
+ | Confira as horas, caso já sejam 20h, não continue para não comprometer seu exercício de metapopulação | ||
+ | </ | ||
+ | |||
+ | ===== Gráficos ===== | ||
Outro forte do //R// é a criação de gráficos. Veja alguns exemplos extremamente simples: | Outro forte do //R// é a criação de gráficos. Veja alguns exemplos extremamente simples: | ||
Linha 138: | Linha 145: | ||
boxplot(iris$Sepal.Length~iris$Species) | boxplot(iris$Sepal.Length~iris$Species) | ||
</ | </ | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ===== Funções no R ===== | ||
Agora, o golpe de misericórdia: | Agora, o golpe de misericórdia: | ||
Linha 160: | Linha 170: | ||
<box 80%| Para você que quer mais!> | <box 80%| Para você que quer mais!> | ||
- | Se você se interessou pelo programa não se sinta mal. Ele realmente é incrível, pois te permite fazer quase tudo que quiser. Não deixe de dar uma xeretada no site da {{http:// | + | Se você se interessou pelo programa não se sinta mal. Ele realmente é incrível, pois te permite fazer quase tudo que quiser. Não deixe de dar uma xeretada no site da {{http:// |
</ | </ | ||