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mod1:mat_apoio:dist_suc [2010/09/27 01:12] marcelmod1:mat_apoio:dist_suc [2024/01/11 15:21] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 221: Linha 221:
   - fr= frequencia de distúrbio (usada somento mais a frente no exercício),   - fr= frequencia de distúrbio (usada somento mais a frente no exercício),
   - int= intensidade do distúrbio (idem)   - int= intensidade do distúrbio (idem)
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 ==== Testando o Modelo ==== ==== Testando o Modelo ====
 Vamos testar o nosso modelo com 10 espécies (s=10), 10000 manchas (l = 100, c= 100 ), com a espécie competidora tendo o potencial de ocupar 20% das manchas, probabilidade de extinção pe=0.04. Vamos rodar primeiro com 200 ciclos de tempo e depois com 1000. Em ambas as simulações vamos começar com uma proporção de manchas ocupadas no início baixa (//fi//=0.2), simulando uma situação onde o sistema está fora do equilíbrio. Vamos testar o nosso modelo com 10 espécies (s=10), 10000 manchas (l = 100, c= 100 ), com a espécie competidora tendo o potencial de ocupar 20% das manchas, probabilidade de extinção pe=0.04. Vamos rodar primeiro com 200 ciclos de tempo e depois com 1000. Em ambas as simulações vamos começar com uma proporção de manchas ocupadas no início baixa (//fi//=0.2), simulando uma situação onde o sistema está fora do equilíbrio.
 <code> <code>
  
 +par(mfrow=c(1,1))
 teste1=com.compete(tf=200,l=100,c=100, s=10, fi=0.2, d=0.2, pe=0.04) teste1=com.compete(tf=200,l=100,c=100, s=10, fi=0.2, d=0.2, pe=0.04)
 x11() x11()
Linha 238: Linha 237:
     - sucessão ecológica.     - sucessão ecológica.
  
-## incluir aqui mais alguns exemplos variando parâmetros 
  
 ==== Incluindo distúrbios ==== ==== Incluindo distúrbios ====
Linha 267: Linha 265:
     - E as piores competidoras?     - E as piores competidoras?
     - Consegue detectar algum padrão na coexistência de espécies com essas poucas simulações?     - Consegue detectar algum padrão na coexistência de espécies com essas poucas simulações?
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 ==== Distúrbio Intemediário ==== ==== Distúrbio Intemediário ====
 É creditado ao pesquisador Joseph Connell (1978) a teoria do distúrbio intermediário, apesar dela ter sido proposta por J. Phillip Grime alguns anos antes em 1973, tratando de exclusão competitiva em plantas. O trabalho de Connel (veja referência) pode ter tido preferência na citação da teoria por ter contrastando dois ambientes muito distintos e reconhecidamente entre os mais diversos do planeta (recifes de corais e florestas tropicais). Nele o pesquisador advoga que o principal fator relacionado à manutenção da alta diversidade nesse ecossistemas é a presença de distúrbios em frequências e intensidade intermediárias. É creditado ao pesquisador Joseph Connell (1978) a teoria do distúrbio intermediário, apesar dela ter sido proposta por J. Phillip Grime alguns anos antes em 1973, tratando de exclusão competitiva em plantas. O trabalho de Connel (veja referência) pode ter tido preferência na citação da teoria por ter contrastando dois ambientes muito distintos e reconhecidamente entre os mais diversos do planeta (recifes de corais e florestas tropicais). Nele o pesquisador advoga que o principal fator relacionado à manutenção da alta diversidade nesse ecossistemas é a presença de distúrbios em frequências e intensidade intermediárias.
 Faça simulações para testar essa teoria.  Faça simulações para testar essa teoria. 
  
-<box red 70% | Dicas >+<box red 80% | Dicas >
 Salve cada simulação em um objeto de nome diferente. Nos exemplos acima fizemos isso denominando cada simulação por um nome (teste1, teste2...) à direta do sinal de igualdade ou com o símbolo (<-), veja abaixo: Salve cada simulação em um objeto de nome diferente. Nos exemplos acima fizemos isso denominando cada simulação por um nome (teste1, teste2...) à direta do sinal de igualdade ou com o símbolo (<-), veja abaixo:
  
Linha 286: Linha 282:
 Podemos contar o número de espécies ao longo do tempo, da seguinte forma: Podemos contar o número de espécies ao longo do tempo, da seguinte forma:
  
-  teste2a=teste2 +  apply(teste2>0, 2, sum)
-  teste2a[teste2>0]=1 +
-  apply(teste2, 2, sum)+
  
-Caso queire fazer alguma outra operação com os dados resultantes das simulações, contate um monitor ou professor.+Caso queira fazer alguma outra operação com os dados resultantes das simulações, contate um monitor ou professor.
 </box>   </box>  
  
mod1/mat_apoio/dist_suc.1285549951.txt.gz · Última modificação: 2024/01/11 15:21 (edição externa)
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