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mod1:mat_apoio:dist_suc [2010/09/21 20:34] adalardomod1:mat_apoio:dist_suc [2024/01/11 15:21] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 109: Linha 109:
 p=d*(1-d)^(i-1) # proporção de manchas ocupadas por cada espécie no equilíbrio p=d*(1-d)^(i-1) # proporção de manchas ocupadas por cada espécie no equilíbrio
 p p
-plot(i, p, type="b", ylab="Proporção de manchas ocupadas", xlab="Ordem das espécie")+plot(i, p, type="b", ylab="Proporção de manchas ocupadas", xlab="Ordem das espécies")
 </code> </code>
  
Linha 204: Linha 204:
  }  }
 matplot(1:tf,t(resulta),type="l",lty=1:s, col=rainbow(s),ylim=c(0,max(resulta)+0.2), xlab="Tempo", ylab="Fração de manchas ocupadas",main=paste("Competição x Colonização \n d=",d," pe=",pe, "fr= ",fr, "int= ", int)) matplot(1:tf,t(resulta),type="l",lty=1:s, col=rainbow(s),ylim=c(0,max(resulta)+0.2), xlab="Tempo", ylab="Fração de manchas ocupadas",main=paste("Competição x Colonização \n d=",d," pe=",pe, "fr= ",fr, "int= ", int))
-legend("topright", legend=paste("sp", 1:s, sep="_"), lty=1:s, col=col=rainbow(s), bty="n", cex=0.5)+legend("topright", legend=paste("sp", 1:s, sep="_"), lty=1:s, col=rainbow(s), bty="n", cex=0.5)
 invisible(resulta) invisible(resulta)
 } }
Linha 221: Linha 221:
   - fr= frequencia de distúrbio (usada somento mais a frente no exercício),   - fr= frequencia de distúrbio (usada somento mais a frente no exercício),
   - int= intensidade do distúrbio (idem)   - int= intensidade do distúrbio (idem)
- 
- 
 ==== Testando o Modelo ==== ==== Testando o Modelo ====
 Vamos testar o nosso modelo com 10 espécies (s=10), 10000 manchas (l = 100, c= 100 ), com a espécie competidora tendo o potencial de ocupar 20% das manchas, probabilidade de extinção pe=0.04. Vamos rodar primeiro com 200 ciclos de tempo e depois com 1000. Em ambas as simulações vamos começar com uma proporção de manchas ocupadas no início baixa (//fi//=0.2), simulando uma situação onde o sistema está fora do equilíbrio. Vamos testar o nosso modelo com 10 espécies (s=10), 10000 manchas (l = 100, c= 100 ), com a espécie competidora tendo o potencial de ocupar 20% das manchas, probabilidade de extinção pe=0.04. Vamos rodar primeiro com 200 ciclos de tempo e depois com 1000. Em ambas as simulações vamos começar com uma proporção de manchas ocupadas no início baixa (//fi//=0.2), simulando uma situação onde o sistema está fora do equilíbrio.
 <code> <code>
  
 +par(mfrow=c(1,1))
 teste1=com.compete(tf=200,l=100,c=100, s=10, fi=0.2, d=0.2, pe=0.04) teste1=com.compete(tf=200,l=100,c=100, s=10, fi=0.2, d=0.2, pe=0.04)
 x11() x11()
Linha 238: Linha 237:
     - sucessão ecológica.     - sucessão ecológica.
  
-## incluir aqui mais alguns exemplos variando parâmetros 
  
 ==== Incluindo distúrbios ==== ==== Incluindo distúrbios ====
 +{{:mod1:mat_apoio:disturbio.jpg?200  |}}
 Vamos simular agora um sistema com distúrbios. Nos modelos de metapopulação vimos que a probabilidade de extinção ($$p_e$$) podia ser interpretada como distúrbio, já que atingia uma parte das manchas tornando-as vagas para posterior colonização. Aqui, vamos interpretar o $$p_e$$ como a mortalidade basal das populações, não mais como distúrbio. Essa probabilidade de morte é constante e igual para todas as espécies no nosso modelo, somente para simplificar a simulação. Vamos criar distúrbios na nossa comunidade que acontecem com uma certa frequência de intervalos regulares (//fr//) e uma certa intensidade (//int//) relacionada à proporção de manchas afetadas.  Vamos simular agora um sistema com distúrbios. Nos modelos de metapopulação vimos que a probabilidade de extinção ($$p_e$$) podia ser interpretada como distúrbio, já que atingia uma parte das manchas tornando-as vagas para posterior colonização. Aqui, vamos interpretar o $$p_e$$ como a mortalidade basal das populações, não mais como distúrbio. Essa probabilidade de morte é constante e igual para todas as espécies no nosso modelo, somente para simplificar a simulação. Vamos criar distúrbios na nossa comunidade que acontecem com uma certa frequência de intervalos regulares (//fr//) e uma certa intensidade (//int//) relacionada à proporção de manchas afetadas. 
- 
- 
 ==== Aplicando distúrbios ==== ==== Aplicando distúrbios ====
  
Linha 266: Linha 262:
  
   * Responda as seguintes questões:   * Responda as seguintes questões:
-    - Em que situações as melhores competidoras sem dão melhor? +    - Em que situações as melhores competidoras se dão melhor? 
-    - E as piores competidora+    - E as piores competidoras
-    - Consegue detctar algum padrão na coexistência de espécies com essas poucas simulações? +    - Consegue detectar algum padrão na coexistência de espécies com essas poucas simulações?
- +
 ==== Distúrbio Intemediário ==== ==== Distúrbio Intemediário ====
 É creditado ao pesquisador Joseph Connell (1978) a teoria do distúrbio intermediário, apesar dela ter sido proposta por J. Phillip Grime alguns anos antes em 1973, tratando de exclusão competitiva em plantas. O trabalho de Connel (veja referência) pode ter tido preferência na citação da teoria por ter contrastando dois ambientes muito distintos e reconhecidamente entre os mais diversos do planeta (recifes de corais e florestas tropicais). Nele o pesquisador advoga que o principal fator relacionado à manutenção da alta diversidade nesse ecossistemas é a presença de distúrbios em frequências e intensidade intermediárias. É creditado ao pesquisador Joseph Connell (1978) a teoria do distúrbio intermediário, apesar dela ter sido proposta por J. Phillip Grime alguns anos antes em 1973, tratando de exclusão competitiva em plantas. O trabalho de Connel (veja referência) pode ter tido preferência na citação da teoria por ter contrastando dois ambientes muito distintos e reconhecidamente entre os mais diversos do planeta (recifes de corais e florestas tropicais). Nele o pesquisador advoga que o principal fator relacionado à manutenção da alta diversidade nesse ecossistemas é a presença de distúrbios em frequências e intensidade intermediárias.
 Faça simulações para testar essa teoria.  Faça simulações para testar essa teoria. 
  
-<box red 70% | Dicas >+<box red 80% | Dicas >
 Salve cada simulação em um objeto de nome diferente. Nos exemplos acima fizemos isso denominando cada simulação por um nome (teste1, teste2...) à direta do sinal de igualdade ou com o símbolo (<-), veja abaixo: Salve cada simulação em um objeto de nome diferente. Nos exemplos acima fizemos isso denominando cada simulação por um nome (teste1, teste2...) à direta do sinal de igualdade ou com o símbolo (<-), veja abaixo:
  
Linha 288: Linha 282:
 Podemos contar o número de espécies ao longo do tempo, da seguinte forma: Podemos contar o número de espécies ao longo do tempo, da seguinte forma:
  
-  teste2a=teste2 +  apply(teste2>0, 2, sum)
-  teste2a[teste2>0]=1 +
-  apply(teste2, 2, sum)+
  
-Caso queire fazer alguma outra operação com os dados resultantes das simulações, contate um monitor ou professor.+Caso queira fazer alguma outra operação com os dados resultantes das simulações, contate um monitor ou professor.
 </box>   </box>  
  
mod1/mat_apoio/dist_suc.1285101265.txt.gz · Última modificação: 2024/01/11 15:21 (edição externa)
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