ECOLOGIA VEGETAL 2012
Módulo I
Tópicos
Material de Apoio
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Linha 87: | Linha 87: | ||
===== Modelo Multiespécies ===== | ===== Modelo Multiespécies ===== | ||
- | {{: | + | {{: |
- | Para criar um modelo onde exista demanda conflitante (trade-off) entre colonização e competição em um sistema multiespécies, | + | Para criar um modelo onde exista demanda conflitante (tradeoff) entre colonização e competição em um sistema multiespécies, |
Para tanto vamos criar um sistema onde a habilidade competitiva é inversamente relacionada a habilidade de colonização, | Para tanto vamos criar um sistema onde a habilidade competitiva é inversamente relacionada a habilidade de colonização, | ||
No equilíbrio ou em intensidades baixas de distúrbios, | No equilíbrio ou em intensidades baixas de distúrbios, | ||
Linha 109: | Linha 109: | ||
p=d*(1-d)^(i-1) # proporção de manchas ocupadas por cada espécie no equilíbrio | p=d*(1-d)^(i-1) # proporção de manchas ocupadas por cada espécie no equilíbrio | ||
p | p | ||
- | plot(i, p, type=" | + | plot(i, p, type=" |
</ | </ | ||
Linha 204: | Linha 204: | ||
} | } | ||
matplot(1: | matplot(1: | ||
- | legend(" | + | legend(" |
invisible(resulta) | invisible(resulta) | ||
} | } | ||
Linha 221: | Linha 221: | ||
- fr= frequencia de distúrbio (usada somento mais a frente no exercício), | - fr= frequencia de distúrbio (usada somento mais a frente no exercício), | ||
- int= intensidade do distúrbio (idem) | - int= intensidade do distúrbio (idem) | ||
- | |||
- | |||
==== Testando o Modelo ==== | ==== Testando o Modelo ==== | ||
Vamos testar o nosso modelo com 10 espécies (s=10), 10000 manchas (l = 100, c= 100 ), com a espécie competidora tendo o potencial de ocupar 20% das manchas, probabilidade de extinção pe=0.04. Vamos rodar primeiro com 200 ciclos de tempo e depois com 1000. Em ambas as simulações vamos começar com uma proporção de manchas ocupadas no início baixa (// | Vamos testar o nosso modelo com 10 espécies (s=10), 10000 manchas (l = 100, c= 100 ), com a espécie competidora tendo o potencial de ocupar 20% das manchas, probabilidade de extinção pe=0.04. Vamos rodar primeiro com 200 ciclos de tempo e depois com 1000. Em ambas as simulações vamos começar com uma proporção de manchas ocupadas no início baixa (// | ||
< | < | ||
+ | par(mfrow=c(1, | ||
teste1=com.compete(tf=200, | teste1=com.compete(tf=200, | ||
x11() | x11() | ||
Linha 238: | Linha 237: | ||
- sucessão ecológica. | - sucessão ecológica. | ||
- | ## incluir aqui mais alguns exemplos variando parâmetros | ||
==== Incluindo distúrbios ==== | ==== Incluindo distúrbios ==== | ||
+ | {{: | ||
Vamos simular agora um sistema com distúrbios. Nos modelos de metapopulação vimos que a probabilidade de extinção ($$p_e$$) podia ser interpretada como distúrbio, já que atingia uma parte das manchas tornando-as vagas para posterior colonização. Aqui, vamos interpretar o $$p_e$$ como a mortalidade basal das populações, | Vamos simular agora um sistema com distúrbios. Nos modelos de metapopulação vimos que a probabilidade de extinção ($$p_e$$) podia ser interpretada como distúrbio, já que atingia uma parte das manchas tornando-as vagas para posterior colonização. Aqui, vamos interpretar o $$p_e$$ como a mortalidade basal das populações, | ||
- | |||
- | |||
==== Aplicando distúrbios ==== | ==== Aplicando distúrbios ==== | ||
Linha 266: | Linha 262: | ||
* Responda as seguintes questões: | * Responda as seguintes questões: | ||
- | - Em que situações as melhores competidoras | + | - Em que situações as melhores competidoras |
- | - E as piores | + | - E as piores |
- | - Consegue | + | - Consegue |
- | + | ||
==== Distúrbio Intemediário ==== | ==== Distúrbio Intemediário ==== | ||
É creditado ao pesquisador Joseph Connell (1978) a teoria do distúrbio intermediário, | É creditado ao pesquisador Joseph Connell (1978) a teoria do distúrbio intermediário, | ||
Faça simulações para testar essa teoria. | Faça simulações para testar essa teoria. | ||
- | <box red 70% | Dicas > | + | <box red 80% | Dicas > |
Salve cada simulação em um objeto de nome diferente. Nos exemplos acima fizemos isso denominando cada simulação por um nome (teste1, teste2...) à direta do sinal de igualdade ou com o símbolo (<-), veja abaixo: | Salve cada simulação em um objeto de nome diferente. Nos exemplos acima fizemos isso denominando cada simulação por um nome (teste1, teste2...) à direta do sinal de igualdade ou com o símbolo (<-), veja abaixo: | ||
Linha 288: | Linha 282: | ||
Podemos contar o número de espécies ao longo do tempo, da seguinte forma: | Podemos contar o número de espécies ao longo do tempo, da seguinte forma: | ||
- | | + | |
- | teste2a[teste2>0]=1 | + | |
- | apply(teste2, 2, sum) | + | |
- | Caso queire | + | Caso queira |
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