Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
mod1:mat_apoio:dinamica_matricial [2010/08/09 15:12] marcelmod1:mat_apoio:dinamica_matricial [2024/01/11 15:21] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 14: Linha 14:
  
 Vamos usar um dos exemplo que está no Capítulo 5 do livro Ecologia Vegetal (Gurevitch et al. 2009) que é a leitura obrigatória dessa aula. Vamos usar um dos exemplo que está no Capítulo 5 do livro Ecologia Vegetal (Gurevitch et al. 2009) que é a leitura obrigatória dessa aula.
-  * 1.1. Prepare a matriz da população do cactus Coryphantha robbinsorum do  “Local C” (pag. 111) e monte em uma planilha do Excel (abra o {{:mod1:mat_apoio:cactus2010.xls|linque}} para uma versão da planilha já montada)+  * 1.1. Prepare a matriz da população do cactus //Coryphantha robbinsorum// do  “Local C” (pag. 111) e monte em uma planilha do Excel (abra o {{:mod1:mat_apoio:cactus2010.xls|linque}} para uma versão da planilha já montada)
   * 1.2.  Multiplique o vetor (número de indivíduos do t1) pela matriz de transição. Para isso, posicione o cursor na célula I4,  clique no menu INSERIR/FÓRMULA/MATRIZ (Excel) ou INSERIR/FUNÇÃO/MATRIZ (Calc) e escolha a função de multiplicação de matrizes, (M.MULT ou MATRIZ.MULT dependendo da versão do programa). Indique, na caixa de diálogo da função, o que deve ser multiplicado: primeiro a matriz de transição e depois o vetor da população. Clique “OK” para finalizar.    * 1.2.  Multiplique o vetor (número de indivíduos do t1) pela matriz de transição. Para isso, posicione o cursor na célula I4,  clique no menu INSERIR/FÓRMULA/MATRIZ (Excel) ou INSERIR/FUNÇÃO/MATRIZ (Calc) e escolha a função de multiplicação de matrizes, (M.MULT ou MATRIZ.MULT dependendo da versão do programa). Indique, na caixa de diálogo da função, o que deve ser multiplicado: primeiro a matriz de transição e depois o vetor da população. Clique “OK” para finalizar. 
  
Linha 26: Linha 26:
 </box> </box>
  
-  * 1.3.  Refaça o passo 1.2 várias vezes e produza um gráfico com o tamanho de cada classe na sequência temporal (>10) e também do total da população (soma das classes). Caso tenha fixado a seleção da matriz de transição na fórmula pode apenas selecionar as células H4H6 e puxar o cursor do mouse para as outras colunas que o Excel automaticamente refaz o cálculo. Para que isso funcione a matriz de transição deve estar fixa na fórmula, mas o vetor de tamanho da população não deve estar!   +  * 1.3.  Refaça o passo 1.2 várias vezes e produza um gráfico com o tamanho de cada classe na sequência temporal (>10) e também do total da população (soma das classes). Caso tenha fixado a seleção da matriz de transição na fórmula pode apenas selecionar as células I4I6 e puxar o cursor do mouse para as outras colunas que o Excel automaticamente refaz o cálculo. Para que isso funcione a matriz de transição deve estar fixa na fórmula, mas o vetor de tamanho da população não deve estar!  Verifique o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo.  Existe alguma estabilização na estrutura da população e em sua dinâmica? 
-Verifique o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo.  Existe alguma estabilização na estrutura da população e em sua dinâmica? +  1.4.  Calcule o quanto a população cresceu de um tempo para outro (Nt+1/Nt) e faça o gráfico da taxa de crescimento da população ao longo do tempo.  
-1.4.  Calcule o quanto a população cresceu de um tempo para outro (Nt+1/Nt) e faça o gráfico da taxa de crescimento da população ao longo do tempo.  +  1.5. Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo.
-1.5. Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. +
- +
  
 ===== 2. Extração de palmito é sustentável? ===== ===== 2. Extração de palmito é sustentável? =====
  
-  * 2.1. Abra a planilha {{:mod1:mat_apoio:palmitos2010.xls|}}. Nela está a matriz de transição para uma população de palmito (Euterpe edulis Mart.) na Reserva de Santa Genebra, Campinas (Frenckleton et al. 2002). +  * 2.1. Abra a planilha {{:mod1:mat_apoio:palmitos2010.xls|}}. Nela está a matriz de transição para uma população de palmito (//Euterpe edulis// Mart.) na Reserva de Santa Genebra, Campinas (Frenckleton et al. 2002). 
  
 {{:mod1:mat_apoio:tela05.png?600|}} {{:mod1:mat_apoio:tela05.png?600|}}
Linha 48: Linha 45:
   * 2.2.Calcule também a distribuição de classes estável, ou seja a proporção de cada classe em relação ao total da população em equilíbrio.    * 2.2.Calcule também a distribuição de classes estável, ou seja a proporção de cada classe em relação ao total da população em equilíbrio. 
   * 2.3.Vamos avaliar o impacto da extração de adultos reprodutivos sobre essa população. Modelaremos uma extração de uma fração fixa dos adultos a cada ano, antes que eles se reproduzam. O percentual de adultos extraídos está na célula M2. Compare o crescimento populacional projetado em cenários sem e com extração de adultos.  Varie o grau de extração.   * 2.3.Vamos avaliar o impacto da extração de adultos reprodutivos sobre essa população. Modelaremos uma extração de uma fração fixa dos adultos a cada ano, antes que eles se reproduzam. O percentual de adultos extraídos está na célula M2. Compare o crescimento populacional projetado em cenários sem e com extração de adultos.  Varie o grau de extração.
-    * 2.3.1.Use a TABELA DE RESULTADOS, que está na mesma planilha para armazenar seus resultados. As colunas são cada instante de tempo, e as linhas as classes de idade. Copie para a primeira coluna o vetor de tamanho da população no tempo 1. Use EDITAR/COLAR ESPECIAL/VALORES para copiar os resultados da multiplicação para a segunda coluna da tabela (tempo 2). Use a fórmula de somatório para calcular o total de indivíduos em cada tempo.+    * 2.3.1.Use a TABELA DE RESULTADOS na aba EXTRAÇÃO, que está na mesma planilha para armazenar seus resultados. As colunas são cada instante de tempo, e as linhas as classes de idade. Copie para a primeira coluna o vetor de tamanho da população no tempo 1. Use EDITAR/COLAR ESPECIAL/VALORES para copiar os resultados da multiplicação para a segunda coluna da tabela (tempo 2). Use a fórmula de somatório para calcular o total de indivíduos em cada tempo.
     * 2.3.2.Repita os cálculos dos vetores das populações até o tempo 10 ou mais. Para isso, basta copiar o resultado da multiplicação para o vetor da população inicial, com EDITAR/COLAR ESPECIAL/VALORES. Os resultados da fórmula de multiplicação serão atualizados, resultando nos valores para o tempo seguinte. Copie os novos valores para a tabela de resultados.     * 2.3.2.Repita os cálculos dos vetores das populações até o tempo 10 ou mais. Para isso, basta copiar o resultado da multiplicação para o vetor da população inicial, com EDITAR/COLAR ESPECIAL/VALORES. Os resultados da fórmula de multiplicação serão atualizados, resultando nos valores para o tempo seguinte. Copie os novos valores para a tabela de resultados.
   * 2.4.Faça uma única extração de 100% dos adultos no primeiro ciclo e veja se a população consegue se recuperar ou se declina até a extinção. Obtenha também o tempo necessário para que um destes resultados ocorra.   * 2.4.Faça uma única extração de 100% dos adultos no primeiro ciclo e veja se a população consegue se recuperar ou se declina até a extinção. Obtenha também o tempo necessário para que um destes resultados ocorra.
 +
 ===== BIBLIOGRAFIA ===== ===== BIBLIOGRAFIA =====
  
mod1/mat_apoio/dinamica_matricial.1281366730.txt.gz · Última modificação: 2024/01/11 15:21 (edição externa)
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0