ECOLOGIA VEGETAL 2012
Módulo I
Tópicos
Material de Apoio
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O objetivo desse exercício | O objetivo desse exercício | ||
Antes de iniciar um modelo de dinâmica populacional, | Antes de iniciar um modelo de dinâmica populacional, | ||
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===== 1. Multiplicando Matrizes ===== | ===== 1. Multiplicando Matrizes ===== | ||
Vamos usar um dos exemplo que está no Capítulo 5 do livro Ecologia Vegetal (Gurevitch et al. 2009) que é a leitura obrigatória dessa aula. | Vamos usar um dos exemplo que está no Capítulo 5 do livro Ecologia Vegetal (Gurevitch et al. 2009) que é a leitura obrigatória dessa aula. | ||
- | * 1.1. Prepare a matriz da população do cactus Coryphantha robbinsorum do “Local C” (pag. 111) e monte em uma planilha do Excel (abra o {{: | + | * 1.1. Prepare a matriz da população do cactus |
- | * 1.2. Multiplique o vetor (número de indivíduos do t1) pela matriz de transição. Para isso, posicione o cursor na célula I4, clique no menu INSERIR/ | + | * 1.2. Multiplique o vetor (número de indivíduos do t1) pela matriz de transição. Para isso, posicione o cursor na célula I4, clique no menu INSERIR/ |
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- | * 1.3. Refaça o passo 1.2 várias vezes e produza um gráfico com o tamanho de cada classe na sequência temporal (>10) e também do total da população (soma das classes). Caso tenha fixado a seleção da matriz de transição na fórmula pode apenas selecionar as células | + | * 1.3. Refaça o passo 1.2 várias vezes e produza um gráfico com o tamanho de cada classe na sequência temporal (>10) e também do total da população (soma das classes). Caso tenha fixado a seleção da matriz de transição na fórmula pode apenas selecionar as células |
- | Verifique o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo. Existe alguma estabilização na estrutura da população e em sua dinâmica? | + | |
- | 1.4. Calcule o quanto a população cresceu de um tempo para outro (Nt+1/Nt) e faça o gráfico da taxa de crescimento da população ao longo do tempo. | + | |
- | 1.5. Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. | + | |
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===== 2. Extração de palmito é sustentável? | ===== 2. Extração de palmito é sustentável? | ||
- | * 2.1. Abra a planilha {{: | + | * 2.1. Abra a planilha {{: |
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* 2.2.Calcule também a distribuição de classes estável, ou seja a proporção de cada classe em relação ao total da população em equilíbrio. | * 2.2.Calcule também a distribuição de classes estável, ou seja a proporção de cada classe em relação ao total da população em equilíbrio. | ||
* 2.3.Vamos avaliar o impacto da extração de adultos reprodutivos sobre essa população. Modelaremos uma extração de uma fração fixa dos adultos a cada ano, antes que eles se reproduzam. O percentual de adultos extraídos está na célula M2. Compare o crescimento populacional projetado em cenários sem e com extração de adultos. | * 2.3.Vamos avaliar o impacto da extração de adultos reprodutivos sobre essa população. Modelaremos uma extração de uma fração fixa dos adultos a cada ano, antes que eles se reproduzam. O percentual de adultos extraídos está na célula M2. Compare o crescimento populacional projetado em cenários sem e com extração de adultos. | ||
- | * 2.3.1.Use a TABELA DE RESULTADOS, que está na mesma planilha para armazenar seus resultados. As colunas são cada instante de tempo, e as linhas as classes de idade. Copie para a primeira coluna o vetor de tamanho da população no tempo 1. Use EDITAR/ | + | * 2.3.1.Use a TABELA DE RESULTADOS |
* 2.3.2.Repita os cálculos dos vetores das populações até o tempo 10 ou mais. Para isso, basta copiar o resultado da multiplicação para o vetor da população inicial, com EDITAR/ | * 2.3.2.Repita os cálculos dos vetores das populações até o tempo 10 ou mais. Para isso, basta copiar o resultado da multiplicação para o vetor da população inicial, com EDITAR/ | ||
* 2.4.Faça uma única extração de 100% dos adultos no primeiro ciclo e veja se a população consegue se recuperar ou se declina até a extinção. Obtenha também o tempo necessário para que um destes resultados ocorra. | * 2.4.Faça uma única extração de 100% dos adultos no primeiro ciclo e veja se a população consegue se recuperar ou se declina até a extinção. Obtenha também o tempo necessário para que um destes resultados ocorra. | ||
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- | Gotelli, N. J. 2007. Ecologia. Cap.3 - Crescimento Populacional Estruturado. Pp. 49-82. Ed. Planta. | + | {{: |
- | Gurevitch, J, Scheiner, S.M, Fox, G.A. 2009. Ecologia Vegetal. Ed. Artmed, São Paulo. | + | {{: |
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- | Frenckleton, | + | Frenckleton, |
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