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mod1:mat_apoio:dinamica_matricial [2010/08/09 13:37] adalardomod1:mat_apoio:dinamica_matricial [2024/01/11 15:21] (atual) – edição externa 127.0.0.1
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 O objetivo desse exercício  é entender como podemos tratar populações estruturadas com estes modelos matriciais.  O objetivo desse exercício  é entender como podemos tratar populações estruturadas com estes modelos matriciais. 
 Antes de iniciar um modelo de dinâmica populacional, vamos fazer uma multiplicação de matriz no Excel.   Antes de iniciar um modelo de dinâmica populacional, vamos fazer uma multiplicação de matriz no Excel.  
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 ===== 1. Multiplicando Matrizes ===== ===== 1. Multiplicando Matrizes =====
  
 Vamos usar um dos exemplo que está no Capítulo 5 do livro Ecologia Vegetal (Gurevitch et al. 2009) que é a leitura obrigatória dessa aula. Vamos usar um dos exemplo que está no Capítulo 5 do livro Ecologia Vegetal (Gurevitch et al. 2009) que é a leitura obrigatória dessa aula.
-  * 1.1. Prepare a matriz da população do cactus Coryphantha robbinsorum do  “Local C” (pag. 111) e monte em uma planilha do Excel (abra o {{:mod1:mat_apoio:cactus2010.xls|linque}} para uma versão da planilha já montada) +  * 1.1. Prepare a matriz da população do cactus //Coryphantha robbinsorum// do  “Local C” (pag. 111) e monte em uma planilha do Excel (abra o {{:mod1:mat_apoio:cactus2010.xls|linque}} para uma versão da planilha já montada) 
-  * 1.2.  Multiplique o vetor (número de indivíduos do t1) pela matriz de transição. Para isso, posicione o cursor na célula I4,  clique no menu INSERIR/FÓRMULA/MATRIZ (Excel) ou INSERI|R/FUNÇÃO/MATRIZ (Calc) e escolha a função de multiplicação de matrizes, (M.MULT ou MATRIZ.MULT dependendo da versão do programa). Indique, na caixa de diálogo da função, o que deve ser multiplicado: primeiro a matriz de transição e depois o vetor da população. Clique “OK” para finalizar. +  * 1.2.  Multiplique o vetor (número de indivíduos do t1) pela matriz de transição. Para isso, posicione o cursor na célula I4,  clique no menu INSERIR/FÓRMULA/MATRIZ (Excel) ou INSERIR/FUNÇÃO/MATRIZ (Calc) e escolha a função de multiplicação de matrizes, (M.MULT ou MATRIZ.MULT dependendo da versão do programa). Indique, na caixa de diálogo da função, o que deve ser multiplicado: primeiro a matriz de transição e depois o vetor da população. Clique “OK” para finalizar.  
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 +{{:mod1:mat_apoio:excel1.png?600|}} 
 <box red 90% | DICA> <box red 90% | DICA>
 Na fórmula de multiplicação de matriz coloque o simbolo de $ no código de seleção das colunas e linhas da matriz de transição (ex: $C$4:$E$6). Isso fixa a seleção na fórmula e ajuda a projetar a população no Excel.  Na fórmula de multiplicação de matriz coloque o simbolo de $ no código de seleção das colunas e linhas da matriz de transição (ex: $C$4:$E$6). Isso fixa a seleção na fórmula e ajuda a projetar a população no Excel. 
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 </box> </box>
  
-  * 1.3.  Refaça o passo 1.2 várias vezes e produza um gráfico com o tamanho de cada classe na sequência temporal (>10) e também do total da população (soma das classes). Caso tenha fixado a seleção da matriz de transição na fórmula pode apenas selecionar as células H4H6 e puxar o cursor do mouse para as outras colunas que o Excel automaticamente refaz o cálculo. Para que isso funcione a matriz de transição deve estar fixa na fórmula, mas o vetor de tamanho da população não deve estar!   +  * 1.3.  Refaça o passo 1.2 várias vezes e produza um gráfico com o tamanho de cada classe na sequência temporal (>10) e também do total da população (soma das classes). Caso tenha fixado a seleção da matriz de transição na fórmula pode apenas selecionar as células I4I6 e puxar o cursor do mouse para as outras colunas que o Excel automaticamente refaz o cálculo. Para que isso funcione a matriz de transição deve estar fixa na fórmula, mas o vetor de tamanho da população não deve estar!  Verifique o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo.  Existe alguma estabilização na estrutura da população e em sua dinâmica? 
-Verifique o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo.  Existe alguma estabilização na estrutura da população e em sua dinâmica? +  1.4.  Calcule o quanto a população cresceu de um tempo para outro (Nt+1/Nt) e faça o gráfico da taxa de crescimento da população ao longo do tempo.  
-1.4.  Calcule o quanto a população cresceu de um tempo para outro (Nt+1/Nt) e faça o gráfico da taxa de crescimento da população ao longo do tempo.  +  1.5. Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo.
-1.5. Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. +
  
 ===== 2. Extração de palmito é sustentável? ===== ===== 2. Extração de palmito é sustentável? =====
  
-  * 2.1. Abra a planilha {{:mod1:mat_apoio:palmitos2010.xls|}}. Nela está a matriz de transição para uma população de palmito (Euterpe edulis Mart.) na Reserva de Santa Genebra, Campinas (Frenckleton et al. 2002). +  * 2.1. Abra a planilha {{:mod1:mat_apoio:palmitos2010.xls|}}. Nela está a matriz de transição para uma população de palmito (//Euterpe edulis// Mart.) na Reserva de Santa Genebra, Campinas (Frenckleton et al. 2002).  
 + 
 +{{:mod1:mat_apoio:tela05.png?600|}} 
 + 
 <box 90% blue| Entendendo a planilha>  <box 90% blue| Entendendo a planilha> 
 Os indivíduos foram classificados em sete estádios, em função de seu tamanho (diâmetro à altura do solo - DAS). As taxas de transição e fertilidade foram estimadas para intervalos de um ano.  Os adultos são as árvores do último estádio, e são os únicos a se reproduzir.  Os autores estimaram que cada adulto produz, em média, 98 indivíduos do primeiro estádio de um ano a outro e é possível verificar que as taxas de transição variam bastante entre classes. Identifique esses valores na matriz. Os indivíduos foram classificados em sete estádios, em função de seu tamanho (diâmetro à altura do solo - DAS). As taxas de transição e fertilidade foram estimadas para intervalos de um ano.  Os adultos são as árvores do último estádio, e são os únicos a se reproduzir.  Os autores estimaram que cada adulto produz, em média, 98 indivíduos do primeiro estádio de um ano a outro e é possível verificar que as taxas de transição variam bastante entre classes. Identifique esses valores na matriz.
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   * 2.2.Calcule também a distribuição de classes estável, ou seja a proporção de cada classe em relação ao total da população em equilíbrio.    * 2.2.Calcule também a distribuição de classes estável, ou seja a proporção de cada classe em relação ao total da população em equilíbrio. 
   * 2.3.Vamos avaliar o impacto da extração de adultos reprodutivos sobre essa população. Modelaremos uma extração de uma fração fixa dos adultos a cada ano, antes que eles se reproduzam. O percentual de adultos extraídos está na célula M2. Compare o crescimento populacional projetado em cenários sem e com extração de adultos.  Varie o grau de extração.   * 2.3.Vamos avaliar o impacto da extração de adultos reprodutivos sobre essa população. Modelaremos uma extração de uma fração fixa dos adultos a cada ano, antes que eles se reproduzam. O percentual de adultos extraídos está na célula M2. Compare o crescimento populacional projetado em cenários sem e com extração de adultos.  Varie o grau de extração.
-    * 2.3.1.Use a TABELA DE RESULTADOS, que está na mesma planilha para armazenar seus resultados. As colunas são cada instante de tempo, e as linhas as classes de idade. Copie para a primeira coluna o vetor de tamanho da população no tempo 1. Use EDITAR/COLAR ESPECIAL/VALORES para copiar os resultados da multiplicação para a segunda coluna da tabela (tempo 2). Use a fórmula de somatório para calcular o total de indivíduos em cada tempo.+    * 2.3.1.Use a TABELA DE RESULTADOS na aba EXTRAÇÃO, que está na mesma planilha para armazenar seus resultados. As colunas são cada instante de tempo, e as linhas as classes de idade. Copie para a primeira coluna o vetor de tamanho da população no tempo 1. Use EDITAR/COLAR ESPECIAL/VALORES para copiar os resultados da multiplicação para a segunda coluna da tabela (tempo 2). Use a fórmula de somatório para calcular o total de indivíduos em cada tempo.
     * 2.3.2.Repita os cálculos dos vetores das populações até o tempo 10 ou mais. Para isso, basta copiar o resultado da multiplicação para o vetor da população inicial, com EDITAR/COLAR ESPECIAL/VALORES. Os resultados da fórmula de multiplicação serão atualizados, resultando nos valores para o tempo seguinte. Copie os novos valores para a tabela de resultados.     * 2.3.2.Repita os cálculos dos vetores das populações até o tempo 10 ou mais. Para isso, basta copiar o resultado da multiplicação para o vetor da população inicial, com EDITAR/COLAR ESPECIAL/VALORES. Os resultados da fórmula de multiplicação serão atualizados, resultando nos valores para o tempo seguinte. Copie os novos valores para a tabela de resultados.
   * 2.4.Faça uma única extração de 100% dos adultos no primeiro ciclo e veja se a população consegue se recuperar ou se declina até a extinção. Obtenha também o tempo necessário para que um destes resultados ocorra.   * 2.4.Faça uma única extração de 100% dos adultos no primeiro ciclo e veja se a população consegue se recuperar ou se declina até a extinção. Obtenha também o tempo necessário para que um destes resultados ocorra.
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-Gotelli, N. J. 2007. Ecologia. Cap.3 - Crescimento Populacional Estruturado. Pp. 49-82. Ed. Planta.+{{:mod1:mat_apoio:ecologia_nicolas_j._gotelli_1_.pdf|Gotelli, N. J. 2007. Ecologia. Cap.3}} - Crescimento Populacional Estruturado. Pp. 49-82. Ed. Planta.
  
-Gurevitch, J, Scheiner, S.M, Fox, G.A. 2009. Ecologia Vegetal. Ed. Artmed, São Paulo.+{{:mod1:mat_apoio:ecologia_vegetal_2_edicao_1_.pdf|Gurevitch, J, Scheiner, S.M, Fox, G.A. 2009. Ecologia Vegetal. Cap. 5}} -  Ed. Artmed, São Paulo.
  
 {{:mod1:mat_apoio:matrizdinamicajaecol2003.pdf| {{:mod1:mat_apoio:matrizdinamicajaecol2003.pdf|
-Frenckleton, R.P., Silva Matos, D.M., Bovi, M.L.A & Watkinson, A.R. 2003}}. Predicting the impacts of harvesting using structured population models: the importance of density-dependence and timing of harvest for a tropical palm tree. Journal of Applied Ecology 40: 846-858.+Frenckleton, R.P., Silva Matos, D.M., Bovi, M.L.A & Watkinson, A.R. 2003}}. Predicting the impacts of harvesting using structured population models: the importance of density-dependence and timing of harvest for a tropical palm tree. Journal of Applied Ecology40: 846-858.
  
-{{:mod1:mat_apoio:euterpdensdepmatosecol1999.pdf|}}+{{:mod1:mat_apoio:euterpdensdepmatosecol1999.pdf|Silva Matos, D.M., Frenckleton, R.P. & Watkinson, A.R. 1999}}. The role of density dependence in the population dynamics of a tropical palm. Ecology, 80: 2635-2650.
mod1/mat_apoio/dinamica_matricial.1281361057.txt.gz · Última modificação: 2024/01/11 15:21 (edição externa)
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