ECOLOGIA VEGETAL 2012
Módulo I
Tópicos
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- | ====== DINÂMICA | + | ====== DINÂMICA DE POPULAÇÕES DE PLANTAS |
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O objetivo desse exercício | O objetivo desse exercício | ||
Antes de iniciar um modelo de dinâmica populacional, | Antes de iniciar um modelo de dinâmica populacional, | ||
+ | ===== 1. Multiplicando Matrizes ===== | ||
+ | Vamos usar um dos exemplo que está no Capítulo 5 do livro Ecologia Vegetal (Gurevitch et al. 2009) que é a leitura obrigatória dessa aula. | ||
+ | * 1.1. Prepare a matriz da população do cactus // | ||
+ | * 1.2. Multiplique o vetor (número de indivíduos do t1) pela matriz de transição. Para isso, posicione o cursor na célula I4, clique no menu INSERIR/ | ||
- | ==== 1. Multiplicando Matrizes ==== | + | {{: |
- | Vamos usar um dos exemplo que está no Capítulo 5 do livro Ecologia Vegetal (Gurevitch et al. 2009) que é a leitura obrigatória dessa aula. | + | < |
- | * 1.1. Prepare a matriz da população do cactus Coryphantha robbinsorum do “Local C” (pag. 111) e monte em uma planilha do Excel. | + | |
- | * 1.2. Multiplique o vetor (número de indivíduos do t1) pela matriz de transição. Para isso, posicione o cursor na célula I4, clique no menu INSERIR/ | + | |
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Na fórmula de multiplicação de matriz coloque o simbolo de $ no código de seleção das colunas e linhas da matriz de transição (ex: $C$4:$E$6). Isso fixa a seleção na fórmula e ajuda a projetar a população no Excel. | Na fórmula de multiplicação de matriz coloque o simbolo de $ no código de seleção das colunas e linhas da matriz de transição (ex: $C$4:$E$6). Isso fixa a seleção na fórmula e ajuda a projetar a população no Excel. | ||
O resultado dessa multiplicação é um vetor (N2) com o número de indivíduos no instante de tempo seguinte (t+1) para cada uma das classes . Caso a fórmula não resulte em um vetor, selecione as células com a fórmula e as linhas seguintes, relacionadas a cada uma das classes (o vetor de tempo t+1), pressione F2 (para abrir a fórmula) e em seguida Control + Shift+ Enter. Isso deve resolver! | O resultado dessa multiplicação é um vetor (N2) com o número de indivíduos no instante de tempo seguinte (t+1) para cada uma das classes . Caso a fórmula não resulte em um vetor, selecione as células com a fórmula e as linhas seguintes, relacionadas a cada uma das classes (o vetor de tempo t+1), pressione F2 (para abrir a fórmula) e em seguida Control + Shift+ Enter. Isso deve resolver! | ||
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- | * 1.3. Refaça o passo 1.2 várias vezes e produza um gráfico com o tamanho de cada classe na sequência temporal (>10) e também do total da população (soma das classes). Caso tenha fixado a seleção da matriz de transição na fórmula pode apenas selecionar as células | + | * 1.3. Refaça o passo 1.2 várias vezes e produza um gráfico com o tamanho de cada classe na sequência temporal (>10) e também do total da população (soma das classes). Caso tenha fixado a seleção da matriz de transição na fórmula pode apenas selecionar as células |
- | Verifique o que acontece com o tamanho das classes e da população como um todo. Existe alguma estabilização na estrutura da população e em sua dinâmica? | + | |
- | 1.4. Calcule o quanto a população cresceu de um tempo para outro (Nt+1/Nt) e faça o gráfico da taxa de crescimento da população ao longo do tempo. | + | |
- | 1.5. Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. | + | |
+ | ===== 2. Extração de palmito é sustentável? | ||
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+ | * 2.1. Abra a planilha {{: | ||
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+ | <box 90% blue| Entendendo a planilha> | ||
+ | Os indivíduos foram classificados em sete estádios, em função de seu tamanho (diâmetro à altura do solo - DAS). As taxas de transição e fertilidade foram estimadas para intervalos de um ano. Os adultos são as árvores do último estádio, e são os únicos a se reproduzir. | ||
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+ | Note que a matriz é baseada em estádios de desenvolvimento ao invés de classe de idade, por isso é possível que os indivíduos permaneçam na mesma classe de um tempo a outro. | ||
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- | 2. Extração | + | * 2.1.Primeiro vamos calcular a taxa de crescimento assintótica (λ). Essa é definida como o valor de estabilização da taxa de crescimento quando projetamos a população para tempos futuros. Para isso só precisamos reproduzir os passos do exercício anterior. |
+ | * 2.2.Calcule também a distribuição de classes estável, ou seja a proporção de cada classe em relação ao total da população em equilíbrio. | ||
+ | * 2.3.Vamos avaliar o impacto da extração de adultos reprodutivos sobre essa população. Modelaremos uma extração de uma fração fixa dos adultos a cada ano, antes que eles se reproduzam. O percentual de adultos extraídos está na célula M2. Compare o crescimento populacional projetado em cenários sem e com extração de adultos. | ||
+ | * 2.3.1.Use a TABELA DE RESULTADOS na aba EXTRAÇÃO, que está na mesma planilha para armazenar seus resultados. As colunas são cada instante de tempo, e as linhas as classes de idade. Copie para a primeira coluna o vetor de tamanho da população no tempo 1. Use EDITAR/ | ||
+ | * 2.3.2.Repita os cálculos dos vetores das populações até o tempo 10 ou mais. Para isso, basta copiar o resultado da multiplicação para o vetor da população inicial, com EDITAR/ | ||
+ | * 2.4.Faça uma única extração de 100% dos adultos no primeiro ciclo e veja se a população consegue se recuperar ou se declina até a extinção. Obtenha também o tempo necessário para que um destes resultados ocorra. | ||
- | Abra a planilha “palmitos”. Nela está a matriz de transição para uma população de palmito (Euterpe edulis Mart.) na Reserva de Santa Genebra, Campinas (Frenckleton et al. 2002). Os indivíduos foram classificados em sete estádios, em função de seu tamanho (diâmetro à altura do solo - DAS). As taxas de transição e fertilidade foram estimadas para intervalos de um ano. Os adultos são as árvores do último estádio, e são os únicos a se reproduzir. | + | ===== BIBLIOGRAFIA ===== |
- | Note que a matriz é baseada em estádios de desenvolvimento ao invés de classe de idade, por isso é possível que os indivíduos permaneçam na mesma classe de um tempo a outro. | + | |
- | 2.1.Primeiro vamos calcular a taxa de crescimento assintótica (λ). Essa é definida como o valor de estabilização da taxa de crescimento quando projetamos a população para tempos futuros. Para isso só precisamos reproduzir os passos do exercício anterior. | + | |
- | 2.2.Calcule também a distribuição de classes estável, ou seja a proporção de cada classe em relação ao total da população em equilíbrio. | + | |
- | 2.3.Vamos avaliar o impacto da extração de adultos reprodutivos sobre essa população. Modelaremos uma extração de uma fração fixa dos adultos a cada ano, antes que eles se reproduzam. O percentual de adultos extraídos está na célula M2. Compare o crescimento populacional projetado em cenários sem e com extração de adultos. | + | |
- | 2.3.1.Use a TABELA DE RESULTADOS, que está na mesma planilha para armazenar seus resultados. As colunas são cada instante de tempo, e as linhas as classes de idade. Copie para a primeira coluna o vetor de tamanho da população no tempo 1. Use EDITAR/ | + | |
- | 2.3.2.Repita os cálculos dos vetores das populações até o tempo 10 ou mais. Para isso, basta copiar o resultado da multiplicação para o vetor da população inicial, com EDITAR/ | + | |
- | 2.4.Faça uma única extração de 100% dos adultos no primeiro ciclo e veja se a população consegue se recuperar ou se declina até a extinção. Obtenha também o tempo necessário para que um destes resultados ocorra. | + | |
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- | Gotelli, N. J. 2007. Ecologia. Cap.3 - Crescimento Populacional Estruturado. Pp. 49-82. Ed. Planta. | + | {{: |
- | Gurevitch, J, Scheiner, S.M, Fox, G.A. 2009. Ecologia Vegetal. Ed. Artmed, São Paulo. | + | {{: |
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- | Frenckleton, | + | Frenckleton, |
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