ECOLOGIA VEGETAL 2012
Módulo I
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+ | ===== Matriz de Leslie/ | ||
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+ | O crescimento de uma população com estrutura etária pode ser projetado utilizando-se álgebra matricial. As matrizes de Leslie contêm informação sobre as taxas de natalidade e mortalidade de diferentes classes etárias de uma população e são uma forma robusta de calcular o crescimento populacional e fazer projeções da população para diferentes cenários. Uma generalização da matriz de Leslie ocorre quando a população é classificada por estádios de desenvolvimento, | ||
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+ | ===== Objetivo ===== | ||
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+ | O objetivo desse exercício | ||
+ | Antes de iniciar um modelo de dinâmica populacional, | ||
+ | ===== 1. Multiplicando Matrizes ===== | ||
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+ | Vamos usar um dos exemplo que está no Capítulo 5 do livro Ecologia Vegetal (Gurevitch et al. 2009) que é a leitura obrigatória dessa aula. | ||
+ | * 1.1. Prepare a matriz da população do cactus // | ||
+ | * 1.2. Multiplique o vetor (número de indivíduos do t1) pela matriz de transição. Para isso, posicione o cursor na célula I4, clique no menu INSERIR/ | ||
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+ | <box red 90% | DICA> | ||
+ | Na fórmula de multiplicação de matriz coloque o simbolo de $ no código de seleção das colunas e linhas da matriz de transição (ex: $C$4:$E$6). Isso fixa a seleção na fórmula e ajuda a projetar a população no Excel. | ||
+ | O resultado dessa multiplicação é um vetor (N2) com o número de indivíduos no instante de tempo seguinte (t+1) para cada uma das classes . Caso a fórmula não resulte em um vetor, selecione as células com a fórmula e as linhas seguintes, relacionadas a cada uma das classes (o vetor de tempo t+1), pressione F2 (para abrir a fórmula) e em seguida Control + Shift+ Enter. Isso deve resolver! | ||
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+ | **ATENÇÃO**: | ||
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+ | * 1.3. Refaça o passo 1.2 várias vezes e produza um gráfico com o tamanho de cada classe na sequência temporal (>10) e também do total da população (soma das classes). Caso tenha fixado a seleção da matriz de transição na fórmula pode apenas selecionar as células I4: I6 e puxar o cursor do mouse para as outras colunas que o Excel automaticamente refaz o cálculo. Para que isso funcione a matriz de transição deve estar fixa na fórmula, mas o vetor de tamanho da população não deve estar! | ||
+ | * 1.4. Calcule o quanto a população cresceu de um tempo para outro (Nt+1/Nt) e faça o gráfico da taxa de crescimento da população ao longo do tempo. | ||
+ | * 1.5. Faça agora um gráfico da proporção de indivíduos em cada classe ao longo do tempo. | ||
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+ | ===== 2. Extração de palmito é sustentável? | ||
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+ | * 2.1. Abra a planilha {{: | ||
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+ | {{: | ||
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+ | <box 90% blue| Entendendo a planilha> | ||
+ | Os indivíduos foram classificados em sete estádios, em função de seu tamanho (diâmetro à altura do solo - DAS). As taxas de transição e fertilidade foram estimadas para intervalos de um ano. Os adultos são as árvores do último estádio, e são os únicos a se reproduzir. | ||
+ | |||
+ | Note que a matriz é baseada em estádios de desenvolvimento ao invés de classe de idade, por isso é possível que os indivíduos permaneçam na mesma classe de um tempo a outro. | ||
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+ | * 2.1.Primeiro vamos calcular a taxa de crescimento assintótica (λ). Essa é definida como o valor de estabilização da taxa de crescimento quando projetamos a população para tempos futuros. Para isso só precisamos reproduzir os passos do exercício anterior. | ||
+ | * 2.2.Calcule também a distribuição de classes estável, ou seja a proporção de cada classe em relação ao total da população em equilíbrio. | ||
+ | * 2.3.Vamos avaliar o impacto da extração de adultos reprodutivos sobre essa população. Modelaremos uma extração de uma fração fixa dos adultos a cada ano, antes que eles se reproduzam. O percentual de adultos extraídos está na célula M2. Compare o crescimento populacional projetado em cenários sem e com extração de adultos. | ||
+ | * 2.3.1.Use a TABELA DE RESULTADOS na aba EXTRAÇÃO, que está na mesma planilha para armazenar seus resultados. As colunas são cada instante de tempo, e as linhas as classes de idade. Copie para a primeira coluna o vetor de tamanho da população no tempo 1. Use EDITAR/ | ||
+ | * 2.3.2.Repita os cálculos dos vetores das populações até o tempo 10 ou mais. Para isso, basta copiar o resultado da multiplicação para o vetor da população inicial, com EDITAR/ | ||
+ | * 2.4.Faça uma única extração de 100% dos adultos no primeiro ciclo e veja se a população consegue se recuperar ou se declina até a extinção. Obtenha também o tempo necessário para que um destes resultados ocorra. | ||
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+ | ===== BIBLIOGRAFIA ===== | ||
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+ | Frenckleton, | ||
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