Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
mod1:mat_apoio:coexist [2010/08/23 02:37] paulomod1:mat_apoio:coexist [2024/01/11 15:21] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 41: Linha 41:
  
 === Opcional: De onde veio isto? === === Opcional: De onde veio isto? ===
 +{{:mod1:mat_apoio:coexistencia.wxm|Aqui}} há um tutorial explicando as dedução da fração de manchas ocupadas pela espécie 2 no equilíbrio, que você pode executar com o programa [[http://maxima.sourceforge.net/|MAXIMA]]. 
  
-{{:mod1:mat_apoio:coexistencia.wxm.pdf|Aqui}} há um tutorial explicando as dedução das frações de manchas ocupadas pela espécie 2 no equilíbrio, que você pode executar com programa [[http://maxima.sourceforge.net/|MAXIMA]]. +A dedução dos valores em equilíbrio pede apenas manipulações algébricas muito simplesSe você ainda se assusta com matemática, tenha em mente que o essencial é compreender a lógica de cada passo de deduçãoPara as manipulações em sihá programas de matemática simbólica que podem lhe ajudar, como MAXIMA, que é de uso livre (([[http://maxima.sourceforge.net/authorization-letter.html|detalhes aqui]]))
  
-A dedução dos valores em equilíbrio pede apenas manipulações algébricas muito simples. Se você ainda se assusta com matemática, tenha em mente que o essencial é compreender a lógica de cada passo de dedução.  +Baixe e instale o programa com sua interface gráfica [[http://wxmaxima.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page|wxMaxima]], abra o arquivo de comandos acima e tecle ''crtl-R'' para executar.
- +
-Para as manipulações em si, há programas de matemática simbólica que podem lhe ajudar, como o MAXIMA, que é de uso livre (([[http://maxima.sourceforge.net/authorization-letter.html|detalhes aqui]])).  +
- +
-Baixe e instale o programa com sua interface gráfica [[http://wxmaxima.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page|wxMaxima]], abra o arquivo de comandos acima e tecle ''crtl-R'' para executar. Antes de usar o arquivo de comandos, apague a extensão //pdf//.+
  
 ===== Simulação ===== ===== Simulação =====
Linha 109: Linha 106:
 </code> </code>
  
-Os argumentos da função são o número de linhas e colunas da matriz (''l'', ''c''), e o número de intervalos de tempo para reiterar a simulação (''tf''), e os parâmetros do modelo. +Os argumentos da função são o número de linhas e colunas da matriz (''l'', ''c''), e o número de intervalos de tempo para reiterar a simulação (''tf''), fração inicial de manchas ocupadas por cada espécie (''fi1'', ''fi2''), e os parâmetros do modelo (''i1'', ''i2'', ''pe'' ) ((Há um último argumento, ''D'', que só usaremos no exercício de [[:mod1:mat_apoio:rem_habitat|Destruição de Habitat]]. Não é preciso especificar nenhum valor para ele por ora.)).
 ==== Qual o segredo da Coexistência ? ==== ==== Qual o segredo da Coexistência ? ====
 +
 +{{:mod1:mat_apoio:tostines.jpg|Qual o segredo de Tostines?  }}
  
 Comece com uma simulação com estes parâmetros: Comece com uma simulação com estes parâmetros:
Linha 124: Linha 122:
 F1=1-0.25/0.4 F1=1-0.25/0.4
 F1 F1
-##Adicione a linha de F1 ao grafico 
-abline(h=F1, col="red", lty=2) 
 ## Calcule F2 ## Calcule F2
 F2 <- 0.25/0.4-0.4/0.5 F2 <- 0.25/0.4-0.4/0.5
Linha 148: Linha 144:
   * Para facilitar a comparação, você pode criar espaço para 4 gráficos na mesma janela do R com o comando ''par(mfrow=c(2,2))''.   * Para facilitar a comparação, você pode criar espaço para 4 gráficos na mesma janela do R com o comando ''par(mfrow=c(2,2))''.
   * Ao executar a função de simulação, mude o argumento ''plot.eq=FALSE'' para ''plot.eq=TRUE'' e você terá as linhas dos valores de equilíbrio.   * Ao executar a função de simulação, mude o argumento ''plot.eq=FALSE'' para ''plot.eq=TRUE'' e você terá as linhas dos valores de equilíbrio.
-  * A condição para persistência da espécie 2 é uma desigualdade que envolve a razão i1/12, que expressa as diferenças nas habilidades de colonização das duas espécies.+  * A condição para persistência da espécie 2 é uma desigualdade que envolve a razão i1/i2, que expressa as diferenças nas habilidades de colonização das duas espécies. 
 +  * Para voltar a fazer um gráfico por janela digite o código: ''par(mfrow=c(1,1))''
  
 === Regime de Perturbação === === Regime de Perturbação ===
Linha 162: Linha 160:
 ===== Perguntas ===== ===== Perguntas =====
  
-  - Que atributos da espécie competitivamente inferior propiciam coexistência com a competitivamente superior? Interprete em termos biológicos.+  - Que atributos da espécie competitivamente inferior propiciam coexistência com a espécie competitivamente superior? Interprete em termos biológicos.
   - Qual a relação entre coexistência e perturbação neste modelo? Pense em consequências teóricas e aplicadas.   - Qual a relação entre coexistência e perturbação neste modelo? Pense em consequências teóricas e aplicadas.
   - Qual o efeito da espécie 2 sobre a espécie 1 neste modelo?   - Qual o efeito da espécie 2 sobre a espécie 1 neste modelo?
   - O que ocorre com a equação da espécie 2 quando a espécie 1 não está presente?   - O que ocorre com a equação da espécie 2 quando a espécie 1 não está presente?
 +===== Referências =====
 +
 +  * {{:mod1:mat_apoio:hastings_80_theorpopbiol.pdf|Hastings, A. (1980)}} Disturbance, coexistence, history and competition for space. Theoretical Population Biology, 18:363–373.
 +  * Stevens, M.H.H. (2009) A primer in ecology with R. New York, Springer. {{:mod1:mat_apoio:stevens_cap9.pdf|capítulo 9}}
mod1/mat_apoio/coexist.1282531049.txt.gz · Última modificação: 2024/01/11 15:21 (edição externa)
CC Attribution-Noncommercial-Share Alike 4.0 International
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0