Comitês de Acompanhamento PDF Imprimir E-mail

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Normas e Procedimentos para o
Comitê de Acompanhamento do Mestrado e do Doutorado

 

Índice:

1. Objetivos

2. Composição

3. Papel do Comitê

4. Reuniões

4.1. Primeira

4.2. Segunda

4.3. Terceira

4.4. Quarta

5. Resultados esperados

6. Sanções

7. Considerações adicionais

 

1. Objetivos

  • Auxiliar no planejamento do projeto para otimizar o uso do tempo e recursos disponíveis;

  • Auxiliar na identificação e solução de problemas;

  • Propiciar experiências de aprendizado por meio da troca de idéias com pares;

  • Auxiliar para que a dissertação/tese resulte em publicações de qualidade;

  • Estimular a colaboração entre docentes e alunos;

  • Fora do âmbito do projeto, os membros do comitê podem auxiliar também sugerindo disciplinas que preencham eventuais lacunas teóricas e/ou analíticas na formação dos alunos.

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2. Composição

Cada comitê será composto pelo orientador e por pelo menos mais dois profissionais (portadores do título de doutor ou equivalente) escolhidos pelo aluno e seu orientador. É extremamente recomendável que os comitês sejam compostos por um docente do programa e um docente externo ao Programa, inclusive docentes de outros departamentos do IB-USP, de outra unidade da USP ou de qualquer outra universidade brasileira ou internacional. Nada impede, porém, que professores de outras instituições façam parte dos comitês caso se disponham a fazer a reunião por meio de vídeo-conferência. A indicação dos membros do comitê  do aluno deve ser feita em até três meses após o ingresso, por meio de formulário próprio, assinado pelo orientador e aluno, e encaminhado à CCP. Em casos excepcionais e mediante justificativa do orientador encaminhada à CCP, a composição do comitê poderá ser alterada durante o decorrer do curso do aluno.

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3. Papel do comitê

Como o comitê é uma instância de apoio aos alunos para a execução dos seus projetos, não há aprovações e reprovações. Sugestões e críticas feitas pelos membros dos comitês não necessariamente precisam ser seguidas, mas caso isso aconteça é extremamente desejável que o aluno e seu orientador apresentem uma justificativa ─ seja por escrito na dissertação ou verbalmente em alguma das reuniões. Após as reuniões, cada membro do comitê (incluindo também o orientador) será solicitado a assinar uma ata que será encaminhada à CCP atestando que houve a reunião. Não haverá nenhuma ficha de avaliação. 

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4. Reuniões

O aluno e seu orientador devem realizar três/quatro reuniões formais com seu respectivo comitê, com os propósitos e prazos indicados a seguir. Após cada uma dessas reuniões, o aluno encaminha à CCP um relatório padronizado (ficha aqui), assinada por todos os participantes, com indicação da data e local de realização da reunião. No local da assinatura de membros que participem remotamente deverá constar a assinatura do orientador e/ou docente USP e a informação de que a participação ocorreu por vídeoconferência ou outro suporte eletrônico à distância.  O registro de assuntos discutidos ou recomendações do comitê pode ser anexado ao relatório a critério dos participantes, mas não é obrigatório. Além das reuniões formais, o comitê, ou parte dele, tem autonomia para realizar reuniões adicionais. Para estas, não é necessário o envio de um relatório à CCP.

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4.1. PRIMEIRA REUNIÃO

• Período: até 6 meses após o ingresso.

• Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) bases teóricas do projeto, (2) delineamento amostral ou experimental do projeto, (3) cronograma do projeto, (4) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a).

• Recomendações aos alunos: encaminhar o projeto escrito para os membros do seu comitê, no mínimo, duas semanas antes da realização da reunião.

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4.2. SEGUNDA REUNIÃO

Mestrado: 

Período: para os matriculados até 2012 - entre 8 e 16 meses após o ingresso.

                  para os matriculados a partir de 2013 -  no máximo 14 meses após o ingresso.

Doutorado: 

• Período: no máximo 18 meses após o ingresso.

• Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) andamento da coleta de dados; (2) eventuais dificuldades encontradas até o momento; (3) possíveis alterações no plano original e/ou no cronograma; (4) análise preliminar de dados; (5) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a).

• Recomendações aos alunos: encaminhar para os membros do seu comitê (1) síntese dos objetivos do projeto e descrição sucinta das etapas cumpridas, (2) resultados preliminares, (3) um novo cronograma, caso isso seja necessário, (4) uma listagem com as dificuldades encontradas e possíveis soluções.

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4.3. TERCEIRA REUNIÃO

Mestrado: 

• Período: para os matriculados até 2012 - entre 18 e 26 meses após o ingresso

                   para os matriculados a partir de 2013 -  no máximo 24 meses após o ingresso.

• Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) conteúdo, forma e estruturação final da dissertação; (2) sugestões diretas ao(s) manuscrito(s) contido(s) na dissertação.

• Recomendações aos alunos: encaminhar o boneco da dissertação ou os manuscritos produzidos para os membros do seu comitê, no mínimo, três semanas antes da realização da reunião.

 

Doutorado: 

• Período: no máximo 30 meses após o ingresso.

• Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) andamento da coleta de dados; (2) eventuais dificuldades encontradas até o momento; (3) possíveis alterações no plano original e/ou no cronograma; (4) análise preliminar de dados; (5) sugestões de disciplinas a serem cursadas pelo(a) aluno(a).

• Recomendações aos alunos: encaminhar para os membros do seu comitê (1) síntese dos objetivos do projeto e descrição sucinta das etapas cumpridas, (2) resultados preliminares, (3) um novo cronograma, caso isso seja necessário, (4) uma listagem com as dificuldades encontradas e possíveis soluções.

 

4.4. QUARTA REUNIÃO

Doutorado: 

• Período: até o 42 meses após o ingresso

• Temas sugeridos para discussão com o comitê: (1) conteúdo, forma e estruturação final da tese; (2) sugestões diretas aos manuscritos contidos na tese.

• Recomendações aos alunos: encaminhar a pré-tese ou os manuscritos produzidos para os membros do seu comitê, no mínimo, três semanas antes da realização da reunião.

 

 

 

Em situações especiais e mediante justificativa do orientador encaminhada à CCP, o período de uma ou mais reuniões pode ser alterado.

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5. Resultados esperados

Se bem sucedida, a implementação dos comitês deve: (1) melhorar a formação dos nossos alunos, incentivando o raciocínio crítico, o debate entre eles e os professores, a análise e aperfeiçoamento do delineamento do projeto, coleta e análise de dados e discussão dos resultados; (2) aumentar a qualidade das dissertações/teses e chance de que resultem em bons artigos publicados. Um outro resultado esperado é o incremento da colaboração entre docentes do departamento. Além disso, espera-se que o incremento na qualidade das dissertações/teses e a colaboração entre alunos e orientadores contribua para reduzir o tempo de titulação no mestrado, que é uma das metas prioritárias do nosso programa rumo ao conceito 6 na CAPES.

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6. Sanções

 

            O aluno que deixar de cumprir os prazos de constituição do comitê ou os prazos das reuniões do comitê, receberá uma carta de advertência na qual estará indicado o novo prazo para que seja cumprida a etapa pendente.

a)     Recurso - À advertência cabe recurso dentro do prazo de 10 dias com justificativa que será analisada pela Comissão Coordenadora do Programa de Ecologia. Caso o recurso seja acatado, a advertência será retirada, mas isto não isenta o aluno de cumprir o novo prazo;

b)     Desligamento – O aluno que acumular duas advertências, sem justificativa ou com justificada não acatada pela CCP, será desligado do Programa por descumprimento de atividades e exigências nos prazos regimentais e por desempenho acadêmico insatisfatório, com base no artigo 54 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

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7. Considerações adicionais

  • Alunos que, ao ingressar no programa, já possuem bolsa FAPESP e, portanto, já têm um projeto redigido e avaliado por revisores anônimos, não estão isentos da avaliação do comitê. Caso alguma das sugestões propostas pelo comitê implique em mudança no plano do projeto ou mesmo no seu cronograma, o aluno e seu orientador podem decidir se e como apresentar uma justificativa à FAPESP quando do encaminhamento dos relatórios.

  • A fim de evitar que alguns docentes fiquem sobrecarregados com atividades relacionadas ao comitê de acompanhamento, recomenda-se que cada docente do programa participe de, no máximo, dois comitês simultaneamente (esse número obviamente não inclui os próprios orientados). Fica a critério de cada docente, entretanto, definir de quantos comitês ele participará.

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