FAQs Ingressantes PDF Imprimir E-mail

PERGUNTAS FREQUENTES DOS NOVOS ALUNOS

A você que acaba de ser aprovado(a) em nosso exame de ingresso, seja bem vindo(a).  Aqui estão as perguntas mais frequentes feitas pelos nossos novos alunos. Caso você tenha outras perguntas, nos envie que a incluiremos nesta lista.

Fui aprovado(a) no exame de ingresso. Qual o próximo passo?

Matricular-se no curso.

Como faço minha matrícula?

A cada semestre há um período para a matrícula dos alunos novos. Neste período você deve entregar o  formulário de matrícula inicial  na Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Biociências, devidamente preenchido e assinado pelo orientador juntamente com o seu pré-projeto. Instruções no site da Pós-Graduação do IB.

Quais as datas para a matrícula?

No início de cada semestre há um período de matrícula. Os alunos novos têm períodos diferentes dos alunos antigos. Consulte o calendário no site da Pós-Graduação do IB.

Posso fazer matrícula fora do prazo?

Se você tem um bom motivo, é possível fazer a matrícula fora do prazo, mas use este expediente apenas em casos de extrema necessidade. Entre em contato com a Secretaria de Pós-Graduação do IB para receber as orientações.

A matrícula é feita apenas para ingresso?

Não. Todos os alunos devem matricular-se a cada semestre. A matrícula para ingressantes tem alguns procedimentos diferentes, como a necessidade de preenchimento do formulário de matrícula inicial, e um período diferente (veja o calendário ). Nos semestres seguintes, você fará a matrícula de aluno regular, pela internet, veja instruções no site da Pós-Graduação do IB

Terei bolsa quando me matricular?

A cota de bolsas que o Programa tem nem sempre é suficiente para atender a todos.  Neste caso, os ingressantes são incluídos em uma lista de espera por bolsas do Programa. Nesta lista, os alunos estão classificados pela nota que tiveram no exame de ingresso. Os critérios e mais detalhes estão na seção sobre bolsas e nas perguntas frequentes sobre bolsas deste site.

Sou obrigado(a) a me matricular imediatamente?

Não. Após sua aprovação, você poderá se matricular até a finalização de outro processo de seleção de novos alunos.

Posso esperar ter uma bolsa para fazer minha matricula?

Sim,  você tem prazo até a realização de outro exame de ingresso. Você pode usar este direito para aguardar a bolsa e então matricular-se, antes da finalização de outro processo seletivo para o mesmo curso.  Dentro deste prazo, você pode ainda usar a matrícula fora de período para ingressar, caso receba a bolsa após o período de matrícula regular.

Quais disciplinas poderei cursar?

Ao matricular-se, você deve indicar as disciplinas que pretende cursar no semestre. A lista de disciplinas oferecidas no semestre encontra-se disponível online no Sistema Janus da USP, cerca de um mês antes do período de matrículas. Siga este link para ir direto à lista de disciplinas do semestre corrente, no sistema Janus. Mesmo antes que as disciplinas do semestre estejam divulgadas, você obtém várias informações importantes  na seção sobre disciplinas de nosso site.  Há por exemplo, a lista de disciplinas básicas que são oferecidas todo ano.