Qualificacao 2009 PDF Imprimir E-mail

Exame de Qualificação

Estas normas são válidas para os(as) alunos(as) que ingressaram entre julho de 2009 e outubro de 2014.

Qualificação no Mestrado

Não há exame de qualificação para o aluno de Mestrado.

Qualificação no Doutorado

O exame de qualificação é obrigatório para o aluno de Doutorado. Não há necessidade de obtenção de créditos em disciplinas para sua realização.

O exame de qualificação para o Doutorado em Ecologia tem por objetivo avaliar o conhecimento e o amadurecimento científico do candidato na sua área de pesquisa.

1. Doutorado com Mestrado

O aluno do curso de Doutorado após o Mestrado deve se inscrever para o exame de qualificação até o 26º mês a partir de seu ingresso no programa.

A solicitação para o exame de qualificação deverá ser acompanhada de 7 (sete) vias de um artigo científico pronto para publicação, em revista que conste da base de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), Scopus (www.scopus.com) ou do ISI (Institute for Scientific Information), ou revisão crítica, em formato para publicação em periódico científico. Devem ser anexadas 7 (sete) vias das normas de publicação da revista escolhida.

2. Doutorado Direto

O aluno do curso de Doutorado Direto deve se inscrever para o exame de qualificação até o 32º mês a partir de seu ingresso no programa. A solicitação para o exame de qualificação deverá ser acompanhada de 7 (sete) vias de dois artigos científicos prontos para publicação, em revista que conste da base de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), Scopus (www.scopus.com) ou do ISI (Institute for Scientific Information), ou um artigo nos moldes acima e uma revisão crítica. Devem ser anexadas 7 (sete) vias das normas de publicação da revista escolhida, para cada artigo.

3. Normas comuns ao Doutorado e Doutorado Direto

Os trabalhos apresentados não poderão ser utilizados em exames de qualificação de mais de um aluno.

O exame será realizado até 30 (trinta) dias após a constituição da comissão examinadora.

O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez, devendo requerer o novo exame em até 90 (noventa) dias contados a partir da data de realização do primeiro.

No exame de qualificação para o Doutorado o aluno poderá fazer uma apresentação oral de até 20 minutos. A argüição pela comissão examinadora será realizada em forma de diálogo e terá duração máxima de 30 minutos por examinador.

Instruções para elaboração da revisão crítica escrita para o exame de qualificação de Doutorado e Doutorado Direto

Formato: artigo para publicação, segundo as normas de um periódico científico escolhido pelo aluno e orientador. O periódico deve ser de publicação seriada, com seletiva política editorial e aceitar artigos de revisão. Indicar na primeira página o nome de periódico escolhido. Usar estilo de redação científica, escrevendo de maneira clara, concisa e precisa.

Estrutura: trabalho de revisão de um tópico teórico relacionado ao trabalho do aluno, definido em comum com o orientador. Não se trata de uma mera compilação bibliográfica, mas de uma análise crítica da evolução do conhecimento acerca do tema escolhido, contendo os itens mínimos:

a) Introdução do tema, de modo a contextualizá-lo para um profissional da área de ciências biológicas. Assinale a importância do tema, sua origem na biologia e principais desdobramentos e problemas que serão abordados no artigo;

b) Revisão concisa das principais contribuições e seu papel na evolução do conhecimento sobre o tema. Esta revisão deve conter as principais contribuições teóricas, evidências experimentais, polêmicas e aspectos ainda não elucidados. A revisão deve ter uma organização por algum critério lógico, como ordem cronológica, aspectos temáticos, aspectos teóricos e empíricos;

c) Uma análise crítica, que é a apreciação do aluno sobre a evolução do conhecimento sobre o tema. Avalie o papel e importância das principais avanços, erros e prioridades para o futuro.

d) Uma conclusão do aluno, que deve ser uma contribuição original, lógica e fundamentada nos elementos apresentados.