PDF Imprimir E-mail

Linhas de Pesquisa

Ecologia Aplicada (Conservação, Restauração e Educação) 
Agrupa linhas de pesquisa que procuram aliar a teoria ecológica com a sua aplicação na resolução de problemas ambientais, seja através do planejamento territorial ou do embasamento a ações de restauração e conservação, manejo da fauna e dos serviços ecossistêmicos. Estas linhas de pesquisa estão fortemente embasadas em conceitos da Ecologia de Paisagens, Ecologia da Restauração e Biologia da Conservação. Dentre os instrumentos utilizados, estão aqueles usualmente empregados em manejo e gerenciamento de territórios, como o geoprocessamento e o sensoriamento remoto. Essa linha de pesquisa inclui ainda uma área de pesquisa em ensino de ciências por investigação, em particular sobre a argumentação na prática científica e no ensino de ecologia.


Ecologia de Ecossistemas de Populações e de Comunidades
Abrange o estudo da estrutura e dinâmica de populações e de comunidades terrestres e aquáticas, focando a influência de fatores abióticos e bióticos, como as interações entre espécies de animais e plantas, na estruturação e funcionamento das comunidades. Inclui ainda aspectos da ecologia de animais aquáticos e produtores primários em águas continentais, tanto em sistemas naturais como alterados, e comunidades e populações de praias arenosas, costões rochosos e de áreas oceânicas.

Ecologia Evolutiva e Comportamental

Essa linha de pesquisa explora a interface entre ecologia e evolução. Engloba estudos considerando diferentes escalas temporais e espaciais e foca em diferentes níveis de organização. Atualmente, os docentes dessa linha de pesquisa exploram temas como a dinâmica microevolutiva em populações naturais e sua relação com as condições ambientais, adaptações comportamentais relacionada a seleção sexual e ao comportamento social, processos coevolutivos em interações ecológicas e a trajetória macroevolutiva da biodiversidade. Todos esses estudos são unificados pela busca da compreensão sobre como o contexto ecológico influencia a dinâmica evolutiva de espécies em um ecossistema e como a evolução molda os padrões de diversidade observados na natureza. Esses estudos integram dados observacionais, experimentos no campo e em laboratório, simulações computacionais e modelos matemáticos para estudar como evolução e ecologia se relacionam.

 

 

Pesquisar

Mais acessados

Quem está online

Nós temos 25 visitantes online

Notícias FAPESP

Por favor, torne o diretório de cache editável

View My Stats