Critérios para Atribuição de Bolsas da
Cota Institucional do Programa

1.     O critério utilizado pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, para atribuição de bolsas quota, será a nota obtida pelo candidato na prova escrita de Ecologia do Exame de Ingresso.

2.     Considerando que os candidato aprovados para ingresso podem iniciar os seus cursos até a finalização de outro processo seletivo, a comissão decidiu que o classificação será refeita sempre que houver novos candidatos aprovados.

3.     A classificação dos alunos aprovados nos diferentes exames de ingresso será baseada na diferença entre a nota da prova escrita de Ecologia do aluno e a média de todos os candidatos que prestaram a mesma prova. Este procedimento deverá amenizar possíveis problemas de comparação entre diferentes exames de ingresso, que podem variar no grau de dificuldade ou no rigor da correção pela banca, o que deverá se refletir na variação da média da prova.

4.    Em caso de empate, será dada prioridade, em ordem, ao aluno:

a) matriculado há mais tempo (em número de semestres) no programa ;

b) que prestou o exame de ingresso há mais tempo (em número de semestres);

c) que tiver histórico com maior produção científica, a ser avaliado pela CCP.

5.     Para a concessão da bolsa, o candidato deverá apresentar à Coordenação do Programa uma declaração de residência na Grande São Paulo.

6.     A não apresentação do documento mencionado no item 5, no período determinado pela Coordenação, resultará na convocação do candidato seguinte na classificação.

7.     Caso o candidato receba uma bolsa do programa e não esteja morando na Grande São Paulo dois meses após a sua concessão, a bolsa será cancelada e o candidato seguinte na classificação será indicado para o lugar.

8.     O aluno de Mestrado que for contemplado com bolsa institucional terá direito à bolsa dentro do prazo máximo de 24 meses a partir de sua primeira matrícula no Programa (Exemplo: o aluno que receber a bolsa no 6º mês após a matrícula, terá direito a 18 meses de bolsa; se receber no 15º mês, terá direito a 9 meses de bolsa).

9.     O aluno de Doutorado que for contemplado com bolsa institucional terá direito à bolsa dentro do prazo regimental determinado pela CPG do Instituto de Biociências para a conclusão do curso. Independentemente de solicitação de prorrogação de prazo, a bolsa será cancelada e passará ao aluno seguinte na classificação.

10. O aluno de Doutorado que receber uma bolsa da cota institucional deverá apresentar, no prazo de 12 meses, comprovante de que solicitou bolsa da FAPESP. Se o comprovante não for apresentado a bolsa da cota institucional será cancelada e passará para outro aluno classificado.

(Texto aprovado pela CCP, em 3 de fevereiro de 2014)

Diretrizes para autorização de atividades externas ao programa para bolsistas CAPES e CNPq

Os bolsistas CAPES ou CNPq poderão ser autorizados pela CCP a dedicar, até a realização do exame de qualificação, no máximo, 8 horas semanais à realização de atividades científicas e profissionais, com ou sem vínculo empregatício, remuneradas ou não, que contribuam para sua formação profissional, e que sejam compatíveis com seu projeto de pesquisa. Essa autorização deverá ser solicitada à CCP por meio de correspondência, assinada pelo bolsista e por seu orientador, que descreva as atividades a serem realizadas, especifique o número de horas semanais de dedicação a tais atividades e faça ver a importância de sua realização para a formação profissional do bolsista. Essa correspondência deve incluir a declaração do orientador ou supervisor de que a realização das atividades em questão não acarretará nenhum prejuízo para o desenvolvimento do projeto de pesquisa do bolsista e para sua formação acadêmica e profissional. Ficam dispensados do encaminhamento da solicitação de autorização os participantes do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo. Sendo concedida a autorização, os relatórios científicos do bolsista deverão conter uma seção que descreva as atividades realizadas no período, com a indicação de sua carga horária. Tratando-se de atividades remuneradas, deverá ser anexada ao relatório declaração da fonte pagadora que especifique a natureza dos serviços prestados, o número de horas semanais trabalhadas, o período da prestação dos serviços e a remuneração recebida, para fins de acompanhamento.

Mais acessados

Quem está online

Notícias FAPESP

Por favor, torne o diretório de cache editável