Lanćamento de novo livro:

 

MONITORAMENTO E MANEJO DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS EM RESERVATÓRIOS TROPICAIS BRASILEIROS

 

Marcelo Pompźo

 

As macrófitas aquáticas sčo organismos que estčo presentes em toda massa de água, mesmo em baixa riqueza ou biomassa. E lá devem permanecer. Sčo fundamentais para o metabolismo dos ecossistemas, para a ciclagem de nutrientes e fluxo de energia, por exemplo. Desta forma, nčo devem ser exterminadas como pragas com o simples propósito de a massa de água parecer mais “limpa” e livre de problemas potenciais, o grande crescimento das macrófitas aquáticas e as consequźncias deste crescimento excessivo, de maneira geral decorrentes de intervenćões humanas.

 

Este livro discute aspectos relacionados ao monitoramento e manejo de macrófitas aquáticas em reservatórios, mas reforća a posićčo para estendź-los a todo o reservatório e suas comunidades, bem como ao seu entorno, a bacia hidrográfica. Surgiu das conversas com os alunos, mas principalmente com os técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de Sčo Paulo (SABESP).

 

O Capítulo 1 traz breve descrićčo da importČncia das macrófitas aquáticas para os ecossistemas aquáticos. O Capítulo 2 discorre sobre o monitoramento e manejo das macrófitas aquáticas. No Capítulo 3 há questões relacionadas ao controle do crescimento de macrófitas aquáticas enquanto que o Capítulo 4 discorre sobre algumas experiźncias no controle do crescimento das macrófitas aquáticas no Brasil. Complementando os capítulos anteriores, no Capítulo 5 o autor discorre sobre o descarte e aproveitamento da biomassa de macrófitas aquáticas removida dos reservatórios. O Capítulo 6 apresenta breves consideraćões sobre o processo de eutrofizaćčo, considerado o principal responsável pelo excessivo crescimento das plantas aquáticas e das algas, enquanto que o Capítulo 7 dá źnfase a criaćčo de um centro de monitoramento e manejo de reservatórios. No Capítulo 8 sčo apresentadas breves descrićões das espécies de macrófitas aquáticas com históricos de crescimento excessivo em reservatórios paulistas,principalmente.


Boa leitura, Sčo Paulo, 14 de marćo de 2017.

 

O livro todo, em formato PDF, poderá ser baixado livremente e gratuitamente clicando na imagem abaixo.

 

 

 

 

 




ISBN 978-85-85658-67-0

MONITORAMENTO E MANEJO DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS

 


 


To download the book
click
on the image.


 

 

O livro é uma contribuićčo ao projeto “Programa de monitoramento e manejo de macrófitas aquáticas nos reservatórios do Estado de Sčo Paulo: subsídio a políticas públicas" (Fapesp Proc. 2006/51705-0 e  CNPq, Proc. 470443/2008-1).

Apoio

    http://www.uff.br/cbbm2009/logo_FAPESP_500px.jpg