A represa Billings, um reservatório tropical urbano eutrofizado e as macrófitas aquáticas: aspectos ecológicos e diagnóstico ambiental
- Apresentação
- O projeto
- Objetivo
- A bacia hodrográfica da represa Billings e pontos de monitoramento
- Referências bibliográficas
Neste site é apresentado a proposta de projeto de pesquisa que estudou aspectos ecológicos da represa Billings, projeto inicialmente financiado pela Fapesp (proc. 02/13376-4.
A represa Billings é o um dos mais importante corpo de água da região metropolitana da cidade de São Paulo. Apresenta papel estratégico no abastecimento de água à população. Somado à intensa pressão pela urbanização do seu entorno, são prementes estudos que contribuam com proposta de monitoramento e manejo de sua bacia hidrográfica, permitindo a manutenção e a melhoria da qualidade da água.
O projeto
As plantas aquáticas exercem papel de destaque nos ecossistemas aquáticos, atuando como substrato para algas, sustentando a cadeia de detritos e herbivoria, funcionando como compartimento estocador e acelerando a ciclagem de nutrientes no ambiente (Caines, 1965; Boyd, 1969; Riemer & Toth, 1969; Wetzel, 1981; Brock et al., 1983). No estudo das plantas aquáticas a determinação da biomassa é um dos primeiros procedimentos na avaliação da função dessas plantas para o ecossistema, permitindo inferir sobre o período de crescimento, seus estoques de nutrientes, sobre o fluxo de energia e a ciclagem de nutrientes (Granéli & Solander, 1988; Nogueira & Esteves, 1990; Pompêo et al., 2001).
A bacia hodrográfica da represa Billings e pontos de monitoramento.
