Comunidades - Macrófitas Aquáticas - Decomposição
Período de retirada dos sacos
Na retirada dos sacos são utilizadas periodicidade de: 7, 15, 23, 36, 58, 85, 119 e 149 dias, mensal na fase inicial e na fase final períodos maiores, mensais, com retiradas a intervalos de 2 a 5 semanas ou retiradas mensais, sendo que na fase final os períodos foram mais estendidos, entre outras.
De maneira geral, na região temperada os experimentos têm uma maior duração do que nos trópicos. A explicação está na temperatura. Nos trópicos a temperatura é maior do que na região temperada acelerando o processo de decomposição.
A periodicidade de retirada dos sacos, de modo geral, também é menor na fase inicial e mais espaçada nas etapas finais do experimento. A explicação desse procedimento deve-se a maior taxa de lixiviação nas primeiras etapas de decomposição, obrigando um maior detalhamento nessa etapa.
A quantidade de sacos retirados por período é variável e diz respeito à representatividade dos dados, visando análises estatísticas posteriores.
São retirados nos períodos preestabelecidos: 2, 3, 4, 5 a 10 sacos, entre outras unidades.
Banco de E. crassipes e Pistia stratiotes, rio Tiete, SP.