Macrófitas aquáticas
- Introdução
- Terminologia
- Curiosidades
- Habitats
- Importância ecológica
- Biomassa
- Decomposição
- Bibliografia complementar
Decomposição
As macrófitas aquáticas contribuem com nutrientes e matéria orgânica para a água através da mineralização de detritos alóctones presos na planta, o perifíton e a planta secretam nutrientes e matéria orgânica para a água, e a macrófita aquática senescente libera nutrientes durante sua decomposição.
O estudo da decomposição das macrófitas aquáticas constituí-se numa ferramenta fundamental para as determinações das taxas de decomposição (k) das frações vegetais e da avaliação dos fatores ambientais associados ao processo de decomposição. Também permite contribuir para o conhecimento da função dessas plantas para o ecossistema aquático, em particular para a ciclagem de nutrientes.
O método dos sacos de liter ou serrapilheira (“litter bags”) é muito simples e vem sendo utilizado a algumas décadas como um importante instrumento na avaliação das taxas de decomposição, seja de frações ou da planta como um todo.
Folhas de Eichhornia crassipes em decomposição, Lago das Garças, SP.
Na análise de dados para a determinação das taxas de decomposição de macrófitas aquáticas têm sido utilizados modelos de regressão linear simples e múltipla e equações não lineares. De maneira geral, o modelo exponencial negativo (Wt = W0e-kt, onde Wt é o peso remanescente da fração vegetal no tempo t, W0 o peso inicial e k a taxa de decomposição – dias-1) pode ser considerado de uso mais freqüente.
BIANCHINI Jr. (1999) sugere um somatório de diversas funções exponenciais negativas para representar o decaimento de cada elemento estrutural e metabólico do complexo vegetal. Segundo BIANCHINI Jr (comunicação pessoal), cada componente estrutural ou metabólico apresenta uma taxa de decaimento que não é contemplado numa única equação.
"Litter bags" removido após 60 dias de decomposição.
O saco de liter pode ser confeccionado de plástico (telas tipo mosquiteiro), tecidos (filó), entre outros materiais.
O método constitui-se basicamente em colocar quantidades da macrófita aquática seca ou fresca em sacos com tamanho e abertura de malha determinados. No momento da imersão dos sacos de liter são anotados os pesos e determinados os teores de nutrientes iniciais presentes nas frações vegetais. Após um tempo de incubação os sacos são removidos e as porcentagens de biomassa e teor de nutrientes remanescentes calculados. A grosso modo, nos experimentos de decomposição com os “litter bags”, os principais objetivos são: as determinações das taxas de decaimento da vegetação (k) e qual fator ambiental interfere no processo de decomposição.
As principais formas de expressar os resultados são: a) com base no peso seco e b) na porcentagem do material remanescente.
"Litter bag" feito de filó.