Comunidades - Fitoplâncton
Especializações
Para conseguir sobreviver na coluna d’água, os organismos do fitoplâncton podem apresentar especializações, como:
- Flagelos: estrutura utilizada para locomoção de organismos unicelulares ou coloniais.
- Mucilagem: substância polissacarídea que envolve as células, colônias ou filamentos com função de proteção, flutuação e/ou locomoção.
- Aerótopos: vacúolos de gás que auxiliam na flutuação.
- Acinetos: presentes apenas em algumas cianobactérias filamentosas, são células diferenciadas e aumentadas formadas em condições ambientais desfavoráveis (e. g. baixa luminosidade, baixa temperatura, mudança de pH, baixas concentrações de nutrientes). Estas células são pesadas por possuírem paredes espessadas e grânulos com substâncias de reserva em seu interior. Assim, o filamento tende a se partir, liberando o acineto na coluna d’água, que sedimentará. Assim, o acineto atua como um esporo de resistência no sedimento. Quando as condições ambientais voltarem a ser favoráveis, o acineto entrará em divisão, formando um novo organismo idêntico ao formador do acineto.
- Heterocitos: presentes em algumas cianobactérias são células especializadas em fixar nitrogênio atmosférico. Observa-se a formação de heterocito quando há deficiência de nitrogênio inorgânico no corpo d’água.
Observe na tabela abaixo a presença de especializações nas classes do fitoplâncton:
Login