Conservação para Ensino Médio
Estação de tratamento de esgoto Saneamento básico
Autor:
Roberto Langanke
Indicado para:
Texto indicado para alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental II

Entende-se por saneamento básico um conjunto de medidas e obras visando a manutenção ou conservação do meio ambiente, cuja finalidade é especialmente promover a saúde pública. Geralmente, o saneamento básico é relacionado ao abastecimento de água e ao tratamento e disposição dos esgotos; o problema do lixo ora é incluído nessa categoria, ora não é. Inclui-se também em saneamento o combate a mosquitos, ratos e outros vetores de doença.

Abastecimento de água
A água própria para o consumo é denominada água potável. Essa água possui determinadas características

físico-químicas indicadoras de boa qualidade para o consumo. Nos dias atuais, é difícil encontrar água potável naturalmente. Por isso, é importante um sistema completo de abastecimento de água.
Esse sistema inicia-se na captação da água nas áreas de mananciais. Essa água é levada então a uma estação de tratamento, onde ocorrem os processos de decantação e filtração da água, em várias etapas, além da cloração, para que a água adquira as características que a tornam própria para o consumo. Essa água então vai para um reservatório e depois é distribuída à população, que a consome.
O sistema de abastecimento é importantíssimo, pois, além de tornar a água própria para o consumo, aumenta em muito a área física onde esse recurso pode chegar. A proteção às áreas de mananciais também é importantíssima para que a água continue sendo um recurso disponível às gerações futuras.


Sistema de esgotos

O sistema de esgotos é o responsável pela eliminação de resíduos provenientes das atividades humanas, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Esses resíduos são eliminados em água, que é liberada em rios, lagos ou nos oceanos, tendo ou não passado por tratamento prévio.
A presença de um sistema de esgotos canalizado é fundamental, pois evita o contato direto da população com os dejetos, evitando a disseminação de doenças relacionadas ao esgoto; evita o contato direto dos dejetos com o ambiente; diminui os gastos com limpeza da água, pois o esgoto canalizado não entra em contato com águas de áreas de mananciais, por exemplo.
Existem basicamente três tipos de esgoto: o residencial (proveniente da água que usamos em casa no chuveiro, vaso sanitário, etc), o pluvial (proveniente das águas das chuvas, que vão para as bocas de lobo) e o esgoto industrial. Cada um deles difere em sua composição e necessita de um tratamento diferente antes que seja despejado ou que a água volte a ser utilizada.
No Brasil, o sistema coletor de esgotos é denominado separador. Nesse sistema, os esgotos industrial e residencial ficam separados do pluvial, para receberem tratamento, enquanto que o esgoto pluvial, menos perigoso, vai ser despejado diretamente no ambiente. Esse sistema é utilizado por ter menor custo.

Para informações detalhadas sobre esse tema, visite o site da Sabesp. O link "Sabesp ensina" possui um conteúdo muito didático com textos, imagens e animações!

Conservação para Ensino Médio -- Seja bem vindo