Conservação para Ensino Médio
Serra do Mar em SP, exemplo de conservação in-situ Como conservar a biodiversidade?
Autor:
Roberto Langanke
Indicado para:
Texto indicado para alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental II
Basicamente existem duas maneiras de conservar a biodiversidade :

Conservação ex-situ

A conservação ex-situ é a preservação dos componentes da biodiversidade fora do local de ocorrência natural. Animais e plantas criados em hortos, jardins botânicos, zoológicos, aquários e criadouros podem ser utilizados para repovoar áreas degradadas, para estudos científicos ou para sua produção em escala comercial. A conservação ex-situ permite que se desenvolvam projetos de educação e

conscientização da população, pois facilita o contato das pessoas com animais e plantas, estimulando a curiosidade e o aprendizado sobre as espécies. Anualmente, 600 milhões de pessoas visitam zoológicos em todo o mundo.
A conservação ex-situ também é feita por meio de bancos de germoplasma, onde tecidos animais ou vegetais podem ser armazenados e utilizados, principalmente em estudos biotecnológicos voltados ao melhoramento genético das espécies que têm valor comercial ou medicinal. Um exemplo é o Kew Seed Bank, na Inglaterra, onde estão depositadas cerca de 4.000 espécies vegetais - 1,5% das espécies do planeta.

Conservação in-situ

A conservação das espécies in-situ, ou seja, em seu habitat natural, é o modo mais apropriado de conservação da biodiversidade. As áreas naturais com grande potencial biológico devem ser identificadas, delimitadas e definidas quanto ao tipo de uso que pode ser feito pelo homem, transformando-se em unidades de conservação.
Essas unidades, entre outros objetivos, são áreas protegidas que permitem conservar não apenas as espécies de alto valor ecológico, econômico ou científico, mas todo o ambiente, com seus processos de relação inter e intra-específicas. Existem diversas categorias de unidades de conservação, que se distribuem em dois grandes grupos: as de uso direto, ou de uso sustentável, que permitem atividades humanas controladas, como extração de alguns produtos, plantas, etc; e as de uso indireto, ou de proteção integral, que não permitem interferência em sua área, salvo em alguns casos específicos, para pesquisa e manejo.
O SNUC(Sistema Nacional de Unidades de Conservação) é o documento que regulamenta o sistema de unidades de conservação brasileiro, definindo as categorias e os usos permitidos em cada uma delas. Mais informações podem ser encontradas no texto sobre o SNUC .

 

Conservação para Ensino Médio -- Seja bem vindo