Conservação para Ensino Médio
Tamanduá-bandeira, símbolo da biodiversidade brasileira Biodiversidade no Brasil
Autor:
Roberto Langanke
Indicado para:
Texto indicado para alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental II
Os países tropicais são os que possuem maior biodiversidade. As condições amenas de temperatura e a maior disponibilidade de água favorecem o desenvolvimento de novas espécies. Além disso, a vida parece ter surgido nos trópicos e o maior tempo de evolução junto a uma maior disponibilidade de energia e água podem ter permitido que um maior número de organismos e de interações tenham se desenvolvido. Acredita-se que os trópicos também serviram de refúgio para várias espécies durante os períodos de glaciação.
O Brasil é um dos países que abrigam maior biodiversidade no Planeta, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Estima-se que o Brasil possua de 15 a 20% de toda a biodiversidade mundial. As estimativas não param

por aí: no Brasil encontramos 45 mil espécies de plantas superiores (22% do total mundial), 524 mamíferos (131 espécies endêmicas), 517 anfíbios (294 endêmicas), 1.677 espécies de aves (191 endêmicas) e 468 répteis (172 endêmicas). As estimativas seguem com cerca de 3.000 espécies de peixes de água doce e cerca de 1,5 milhão de insetos, mas este valor pode superar a marca dos 10 milhões.
É possível, então, que grande parte da biodiversidade brasileira seja desconhecida da ciência. E somente com investimento e pesquisa poderemos descobrir mais sobre essa incrível biodiversidade. Não é a toa que regiões da Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado são classificados como "Hot Spots" mundiais.

Em vermelho, são mostrados alguns dos principais "Hot spots" do Planeta
Globo terrestre mostrando em vermelho alguns dos
principais "Hot Spots" no planeta.(Myers,N.;Mittermeir,R.A.;Mittermeir, C.G.; Fonseca, G.A.B. e Kent, J. 2000. Biodiversity hot spots for conservation priorities. Nature, 403. 853-858.)


Conservação para Ensino Médio -- Seja bem vindo